Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colonoscopia virtual por Tomografia Computadorizada

A colonoscopia virtual é um exame que permite visualizar o intestino, sem necessitar de introduzir uma sonda com câmara até ao cólon e, sendo útil para identificar pólipos intestinais com menos de 0.5 mm, divertículos ou câncer, por exemplo.

A colonoscopia virtual é realizada com equipamento de Tomografia Computorizada (TC) com baixa dose de radiação e obtêm-se imagens que são analisadas por programas informáticos que geram imagens do intestino em várias perspetivas, demorando o procedimento, em média, 15 minutos.

Durante o exame é introduzida uma pequena sonda na parte inicial do intestino, apenas no ânus, para insuflar no interior do intestino gás que ajuda a dilatar o intestino, ficando todas as suas porções mais visíveis. 

Colonoscopia virtualColonoscopia virtual
Analisar imagens do intestinoAnalisar imagens do intestino

No caso, de se verificar alteração nas imagens obtidas pela colonoscopia virtual, o paciente pode realizar uma pequena cirurgia no mesmo dia para retirar pólipos, por exemplo.

Como se preparar para a colonoscopia virtual

A colonoscopia virtual implica a limpeza do intestino antes de fazer o exame, para que se consiga visualizar bem o seu interior. Assim, no dia anterior ao exame é necessário:

  • Fazer uma dieta específica, evitando alimentos gordurosos e com sementes. Saiba o que não pode comer em: Como se preparar para colonoscopia.
  • Tomar laxante e contraste indicado pelo médico na tarde anterior ao exame;
  • Caminhar várias vezes ao dia para aumentar os movimentos do intestino e ajudar a limpar;
  • Beber pelo menos 2 L de água para ajudar a limpar o intestino.

Esse exame pode ser feito pela maioria dos pacientes, no entanto, não pode ser realizado por grávidas devido à radiação.

Benefícios da colonoscopia virtual 

A colonoscopia virtual é usada em indivíduos que não podem tomar anestesia e que não aguentam fazer a colonoscopia comum pois implica a introdução da sonda no ânus, o que causa algum desconforto, algumas outras vantagens são: 

  • É uma técnica muito segura, com menor risco de perfuração do intestino;
  • Não causa dor, porque a sonda não percorre o intestino;
  • O desconforto abdominal desaparece ao final de 30 minutos porque são introduzidas pequenas quantidades de gás no intestino;
  • Pode ser feita em pacientes que não podem tomar anestesia e que têm síndrome do cólon irritável;
  • Após o exame pode-se realizar a atividade diária normal, porque não se usa anestesia.

Na colonoscopia normal é introduzida uma sonda no ânus para conseguir ver todo o interior do intestino, porém, embora pouco comum, há risco de ocorrer perfuração da parede do intestino pela sonda.

Além disso, também permite diagnosticar alterações nos órgãos que envolvem o intestino, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, baço, bexiga, próstata e mesmo útero, pois o exame é feito com aparelhos de tomografia computorizada. Leia mais sobre o exame em: Tomografia computadorizada.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...