Colesterol VLDL: o que é, valores e o que significa quando está alto

Atualizado em fevereiro 2023

O VLDL é uma lipoproteína de densidade muito baixa produzida pelo fígado e liberado na corrente sanguínea, que tem como função transportar triglicerídeos e colesterol para os tecidos para serem armazenados e utilizados como fonte de energia.

No entanto, o VLDL é considerado um tipo de colesterol ruim, pois quando tem os níveis altos, pode se depositar na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que podem impedir a passagem normal do sangue, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, AVC ou infarto, por exemplo.

O VLDL pode ser medido através do exame de sangue, sendo que seus valores não são medidos diretamente, mas são calculados levando em consideração os níveis triglicerídeos, uma vez que mais da metade do VLDL está ligado aos triglicerídeos. Os resultados do exame de VLDL devem ser interpretados pelo cardiologista ou clínico geral, juntamente com os valores de colesterol e triglicerídeos, assim como de outros exames laboratoriais.  Conheça mais sobre o colesterol.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve o VLDL

O VLDL, da sigla em inglês Very-low-density lipoprotein, é uma lipoproteína que serve para transportar gorduras e proteínas na corrente sanguínea, especialmente os triglicerídeos e colesterol, para serem armazenados nos tecidos adiposo e muscular, e utilizados como fonte de energia.

O colesterol VLDL é produzido no fígado a partir de moléculas de triglicerídeos, colesterol e apolipoproteínas. Assim, valores elevados de colesterol e triglicerídeos acabam aumentando os níveis de VLDL.

Valores de referência

Atualmente, não existe consenso sobre o valor de referência do VLDL e, por isso, o seu valor deve ser interpretado levando em consideração o valor de LDL e de triglicerídeos, além do resultado do colesterol total. Veja como entender o resultado do exame de colesterol.

VLDL baixo é ruim?

Ter níveis baixos de VLDL não traz riscos à saúde, pois isso significa que os níveis de triglicerídeos e gordura estão baixos, o que favorece a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

O que causa VLDL alto?

Na maioria das pessoas, os altos níveis de colesterol VLDL, devem-se a uma alimentação rica em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, laticínios integrais, pizzas, bolos ou frituras, por exemplo, aliados a um estilo de vida sedentário.

Além disso, o VLDL alto também pode estar relacionado ao histórico familiar de colesterol alto, ou algumas condições, como tabagismo, síndrome de Cushing, hipotireoidismo, deficiência do hormônio do crescimento ou síndrome dos ovários policísticos, por exemplo.

Riscos do VLDL alto

Valores elevados de colesterol VLDL aumentam o risco de formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que impede o fluxo sanguíneo normal, podendo levar ao entupimento do vaso sanguíneo e ao desenvolvimento de:

  • Aterosclerose;
  • Doença arterial coronariana;
  • Infarto;
  • Pressão alta;
  • AVC ou derrame cerebral;
  • Ataque isquêmico transitório (AIT);
  • Doença arterial periférica;
  • Aneurisma da aorta.

Esse risco é ainda mais elevado quando os valores de LDL também estão elevados, pois esse tipo de colesterol também favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Além disso, pessoas que têm diabetes e/ou pressão alta, também têm um risco aumentado de doenças cardiovasculares causadas pelo colesterol alto.

Qual médico trata o VLDL alto?

O médico que avalia os níveis de colesterol, triglicerídeos e VLDL altos é o cardiologista, devendo-se fazer um acompanhamento médico regularmente e exames de sangue, para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares associadas ao colesterol alto.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como baixar o VLDL

Para baixar o VLDL deve-se reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue, fazendo uma dieta pobre em gorduras e carboidratos e rica em alimentos com fibras, como mostrado na tabela a seguir:

O que comer O que não comer ou evitar
Frango e peixe, sem pele Carnes vermelhas e frituras
Leite e iogurte desnatado Salsicha, linguiça, salame, mortadela e bacon
Queijos brancos e light Leite integral e queijos amarelos como cheddar, catupiry e prato
Frutas e de sucos de frutas naturais Refrigerantes e sucos industrializados
Legumes e verduras, de preferência crus Comida pronta congelada, sopa em pó e temperos como cubos de carne ou de legumes
Sementes como girassol, linhaça e chia Pizza, lasanha, molhos de queijo, bolos, pães brancos, doces e biscoito recheado

Além disso, é importante controlar o peso, fazer atividade física regularmente, e ir ao médico pelo menos uma vez por ano para avaliar a saúde do coração e ver a necessidade de tomar medicamentos para baixar o colesterol. Confira os principais remédios para baixar o colesterol.

Veja dicas para baixar o colesterol ruim de forma natural no vídeo a seguir:

youtube image - Dieta para COLESTEROL ALTO