5 remédios caseiros para herpes zóster

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

Não existe um tratamento capaz de curar o herpes zóster e, por isso, o vírus precisa ser eliminado pelo sistema imune de cada pessoa. No entanto, alguns remédios caseiros, como o banho de aveia ou de camomila, podem ser usados para ajudar a aliviar a coceira e o desconforto, além de acelerar a cicatrização da pele.

Esses remédios caseiros podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico, porém, devem ser aplicados apenas em áreas da pele que não tenham feridas abertas, pois podem causar mais irritação e agravar os sintomas.

A herpes zoster pode ressurgir a qualquer momento em pessoas que tiveram catapora ou o herpes zoster propriamente dito, pois o vírus permanece inativo no organismo por muitos anos, podendo ser reativado quando o sistema imune está enfraquecido, como no caso de infecção pelo HIV, tratamento do câncer ou doenças autoimunes, por exemplo.  

Algumas opções de remédios caseiros para herpes zoster são:

1. Compressas de vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui ótimas propriedades para tratar irritações e lesões da pele. No caso do herpes zóster, a acidez do vinagre ajuda a secar as bolhas e, por isso, além de facilitar a cicatrização também reduz a coceira.

Ingredientes

  • 1 xícara de vinagre de maçã;
  • 1 xícara de água morna.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em uma bacia e depois colocar compressas ou pedaços de tecido limpo na mistura até que fiquem completamente molhados. Depois, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar diretamente sobre a pele afetada e sem feridas por 5 minutos. Por fim, deve-se deixar a pele secar ao ar livre.

2. Pasta de amido de milho e bicarbonato

A pasta feita com amido de milho e bicarbonato de sódio é uma ótima forma natural de secar as lesões do herpes zóster a ao mesmo tempo acalmar a irritação da pele, diminuindo todo o desconforto da infecção pelo vírus.

Ingredientes

  • 10 gramas de amido de milho (maizena);
  • 10 gramas de bicarbonato de sódio;
  • Água.

Modo de preparo

Misturar o amido de milho e o bicarbonato em um pequeno prato e depois adicionar algumas gotas de água até obter uma pasta homogênea. Por fim, aplique essa pasta sobre as bolhas do herpes zóster, evitando locais com feridas abertas.

Após 10 a 15 minutos, retirar a pasta com água morna e repetir o processo várias vezes ao dia, de acordo com o necessário.

3. Banho de aveia

O banho de aveia possui ácido pantotênico, beta-glucanos, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos na sua composição, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele, e também age como hidratante devido às grandes quantidades de amido na sua composição, ajudando a aliviar a coceira da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para proteger e acalmar a pele irritada pelo herpes zóster.

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (de chá) de farinha de aveia;
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparo

Triturar a farinha de aveia em um liquidificador ou mixer até obter um pó bem fino. Adicionar o pó de aveia e água em uma bacia e misturar por cerca de 15 minutos, até que esteja completamente dissolvida e a água apresente uma cor leitosa.

Por fim, esperar amornar e tomar banho utilizando a água com a aveia sobre a região afetada com herpes zoster, deixando agir por 10 a 20 minutos, idealmente sem passar qualquer tipo de sabão. É importante que a água esteja numa temperatura mais próxima à da pele, porque a água quente tende a piorar a coceira.

Enxaguar o corpo com água corrente, e secar com uma toalha limpa, seca e suave.

4. Óleo de calêndula

Os flavonóides presentes no óleo de calêndula possuem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a irritação da pele e favorecem a cicatrização das bolhas, diminuindo os sintomas de coceira causados pela herpes zoster.

Ingredientes

  • Óleo de calêndula.

Modo de preparo

Colocar um pouco do óleo de calêndula na mão e passar sobre as bolhas do herpes zóster, deixando secar ao ar livre. Este processo pode ser repetido várias vezes ao dia, especialmente depois de lavar a pele, por exemplo.

5. Banho de camomila

A camomila é uma planta muito utilizada como calmante natural, não apenas para o sistema nervoso, mas também para a pele, podendo ser usada para irritações ou inflamações na pele, ajudando a melhorar os sintomas como dor e coceira causados pela herpes zoster.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de flores de camomila;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em um recipiente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar e utilizar a água morna para lavar a região afetada pelo herpes zóster.

Outra opção para usar a camomila é passar pomadas feitas com esta planta sobre as bolhas do herpes zóster, para diminuir a coceira ao longo do dia.

Outros cuidados que devem ser tomados

Alguns cuidados também devem ser tomados em casa para ajudar a eliminar o vírus, acelerar a recuperação e reduzir o desconforto causado pela infecção, como:

  • Ficar de repouso e evitar tarefas que gastem muita energia;
  • Beber bastante líquido ao longo do dia;
  • Manter a região afetada sempre limpa e seca;
  • Evitar cobrir a pele afetada, deixando-a respirar;
  • Não coçar as bolhas;
  • Aplicar compressas frias sobre a região, para reduzir a coceira.

Se a coceira e a dor não melhorarem com as compressas, deve-se consultar um dermatologista ou um clínico geral, que podem indicar o uso de cremes ou pomadas que ajudem a aliviar os sintomas. Quando a dor é muito intensa, o médico pode também recomendar o uso de analgésicos, como o paracetamol, por exemplo. Veja como é feito o tratamento da herpes zoster

Além disso, a dieta também pode ajudar a melhorar a herpes zoster, veja como no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em abril de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022.

Bibliografia

  • YARNELL, Eric; ABASCAL, Kathy. Herbs for Treating Herpes Zoster Infections. ALTERNATIVE & COMPLEMENTARY THERAPIES. 11. 3; 131-134, 2005
  • GABY; Alan. Natural remedies for Herpes simplex. Altern Med Rev. 11. 2; 93-101, 2006
Mostrar bibliografia completa
  • PEIRÓ; Saz. Revisión de tratamientos naturales en infecciones por el herpes. Medicina Naturista. 6. 1; 30-38, 2012
  • FERRERIRA, Vanessa; LANGLAND, Jeffrey. Treatment of herpes zoster with botanical interventions. Medicine Case Reports and Study Protocols. 2. 1; p e0058, 2021
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

    03:27 | 664487 visualizações