Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para herpes zoster

Não existe um tratamento capaz de curar o herpes zoster e, por isso, o vírus precisa ser eliminado pelo sistema imune de cada pessoa, o que pode demorar até 1 mês. No entanto, é possível ter alguns cuidados em casa para aliviar os sintomas, acelerar a recuperação e reduzir o desconforto causado pela infecção, como:

  • Ficar de repouso e evitar tarefas que gastem muita energia;
  • Manter a região afetada sempre limpa e seca;
  • Evitar cobrir a pele afetada;
  • Não coçar as bolhas;
  • Aplicar compressas geladas sobre a região, para reduzir a coceira.

Além disso, se a coceira e a dor não melhorarem com as compressas, pode-se consultar um dermatologista ou um clínico geral para iniciar o uso de cremes e pomadas que ajuda a aliviar os sintomas. Quando a dor é muito intensa, podem até ser utilizados analgésicos, como o Paracetamol, receitados pelo médico.

Tratamento caseiro para herpes zoster

Por precisar que o sistema imune esteja enfraquecido, o herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos ou adultos com alguma doença autoimune, por exemplo. Assim, embora se possa tratar os sintomas em casa, se forem muito intensos, deve-se ir ao hospital. Nesses casos, o médico pode aconselhar o uso de antivirais, como Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir, por exemplo.

Entenda melhor o que é o herpes zoster e se pode passar para outras pessoas.

5 remédios caseiros para herpes zoster

Os remédios caseiros para herpes zoster podem ser utilizados em casa junto com o tratamento indicado pelo médico e, além de ajudarem a aliviar os sintomas, também aceleram a cicatrização da pele. 

No entanto, estes remédios só devem ser aplicados em locais da pele sem feridas abertas, pois caso consigam atravessar a pele podem causar irritação e infecção, agravando os sintomas.

1. Compressas de vinagre de maçã

Tratamento caseiro para herpes zoster

O vinagre de maçã possui ótimas propriedades para tratar irritações e lesões da pele. No caso do herpes zoster, a acidez do vinagre ajuda a secar as bolhas e, por isso, além de facilitar a cicatrização também reduz a coceira.

Ingredientes

  • 1 xícara de vinagre de maçã;
  • 1 xícara de água morna.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em uma bacia e depois colocar compressas ou pedaços de tecido limpo na mistura até que fiquem completamente molhados. Depois, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar diretamente sobre a pele afetada e sem feridas por 5 minutos. Por fim, deve-se deixar a pele secar ao ar livre.

2. Pasta de amido de milho e bicarbonato

Tratamento caseiro para herpes zoster

Esta pasta feita com amido de milho e bicarbonato de sódio é uma ótima forma natural de secar as lesões do herpes zoster a ao mesmo tempo acalmar a irritação da pele, diminuindo todo o desconforto da infecção pelo vírus.

Ingredientes

  • 10 gramas de amido de milho (maizena);
  • 10 gramas de bicarbonato de sódio;
  • Água.

Modo de preparo

Misture o amido de milho e o bicarbonato em um pequeno prato e depois adicione algumas gotas de água até obter uma pasta homogênea. Por fim, apique essa pasta sobre as bolhas do herpes zoster, evitado locais com feridas abertas.

Após 10 a 15 minutos, retire a pasta com água morna e repita o processo várias vezes ao dia, de acordo com o necessário.

3. Banho de aveia

Tratamento caseiro para herpes zoster

Devido à sua composição com ácido pantotênico, beta-glucanos, vitaminas B1 e B2 e aminoácidos, a aveia é uma excelente forma natural de proteger e acalmar a pele irritada pelo herpes zoster.

Ingredientes

  • 40 gramas de aveia;
  • 1 litro de água quente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma bacia e deixar repousar até que a água esteja morna. Depois deve-se coar a mistura e guardar apenas o líquido. Por fim, deve-se tomar banho e utilizar essa água sobre a região afetada, idealmente sem passar qualquer tipo de sabão.

4. Óleo de calêndula

Tratamento caseiro para herpes zoster

Os flavonóides presentes no óleo de calêndula possuem porpriedades anti-inflamatórias que reduzem a irritação da pele e favorecem a cicatrização das bolhas, diminuindo os sintomas de coceira.

Ingredientes

  • Óleo de calêndula.

Modo de preparo

Colocar um pouco do óleo de calêndula na mão e passar sobre as bolhas do herpes zoster, deixando secar ao ar livre. Este processo pode ser repetido várias vezes ao dia, especialmente depois de lavar a pele, por exemplo.

5. Banho de camomila

Tratamento caseiro para herpes zoster

A planta é uma planta muito utilizada como calmante natural, não apenas para o sistema nervoso, mas também para a pele. Dessa forma, ela pode ser usada na pele irritada, para diminuir a inflamação e melhorar os sintoams como dor e coceira.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de flores de camomila;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes numa bacia e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar e utilizar a água morna para lavar a região afetada pelo herpes zoster.

Outra opçõa para usar a camomila é passar pomdas feitas com esta planta sobre as bolhas do herpes zoster, para diminuir a coceira ao longo do dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...