Cisto na tireoide: o que é, sintomas e tratamento

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
setembro 2021

O cisto na tireoide corresponde a uma cavidade ou um saco fechado que pode aparecer na glândula tireoide, que é preenchido por líquido, sendo o mais comum o chamado de coloide, e que na maioria das vezes não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo identificado após a realização de exames.

Nos casos em que o cisto aumenta de tamanho, é possível que surjam alguns sintomas como dificuldade para engolir, rouquidão e dor no pescoço, sendo importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação.

A maioria dos cistos na tireoide são pequenos e desaparecem sozinhos devido à reabsorção espontânea pelo próprio corpo, no entanto em outros casos pode estar relacionado com alterações malignas, sendo importante que sejam identificados e o conteúdo aspirado, principalmente quando são maiores e vem acompanhado com outros sinais e sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de cisto na tireoide

Na maioria dos casos o cisto na tireoide não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando aumentam de tamanho ao longo do tempo, podem surgir alguns sinais e sintomas, como por exemplo:

  • Dificuldade para engolir;
  • Rouquidão;
  • Dor e desconforto no pescoço;
  • Dificuldade para respirar, apesar de ser raro.

Na maioria das vezes, quando são verificados esses sintomas, o cisto na tireoide é palpável, ou seja, a pessoa ou o médico podem identificar a presença do cisto apenas tocando o pescoço, que é o local em que está localizada a tireoide. Nesses casos, é muito importante que sejam feitos exames para verificar a gravidade do cisto e a necessidade de tratamento específico.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do cisto é feito por meio da realização de exames de imagem que avaliam a tireoide, principalmente a ultrassonografia de tireoide, em que pode ser observada a presença do cisto na glândula, bem como características. Ou seja, através desse exame, o médico consegue verificar se as bordas do cisto apresentam irregularidades e se há conteúdo sólido no cisto, o que pode ser indicativo de malignidade.

Além da ultrassonografia de tireoide, é normalmente realizado o exame PAAF, também conhecido como Punção Aspirativa por Agulha Fina, em que todo o conteúdo do cisto é aspirado de seu interior e avaliado, o que fornece informações para o médico sobre a gravidade do cisto. Entenda o que é e como é feita a PAAF.

Tratamento para cisto na tireoide

Como na maioria das vezes o cisto é reabsorvido pelo próprio organismo, a recomendação do médico pode ser apenas o acompanhamento da evolução do cisto, ou seja, se cresce e se leva ao aparecimento de sinais ou sintomas.

No entanto, nos casos em que o cisto é grande e causa desconforto, dor ou dificuldade para engolir, por exemplo, pode ser necessária a realização de aspiração do conteúdo do cisto e/ou remoção através de cirurgia e, após análise laboratorial, caso sejam verificados sinais de malignidade, pode ser necessário iniciar um tratamento mais específico, que pode envolver a realização de tratamento com o iodo radioativo, por exemplo. Veja como é feito o tratamento com iodo radioativo.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2021. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em abril de 2020.

Bibliografia

  • UPTODATE. Cystic thyroid nodules. 2019. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/cystic-thyroid-nodules>. Acesso em 06 abr 2020
  • WAINER, Simone Magagnin; MAIA, Ana Luiza. Nódulos de Tireoide. Revista HCPA. Vol.32. 1.ed; 118-119, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • WERLE, Norberto Weber. Lesões císticas intracranianas não neoplásicas. 2013. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/radiologiaufsm/leses-csticas-intracranianas-no-neoplsicas>.
  • DEPARTAMENTO DA TIREOIDE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA. Perguntas e Respostas: Cisto. Disponível em: <http://www.tireoide.org.br/perguntas-e-respostas-cisto/>. Acesso em 06 abr 2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.