Cisto de Naboth: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em dezembro 2023

O cisto de Naboth é um tipo de cisto que pode surgir na superfície do colo do útero e causar sintomas como desconforto na região íntima, dor durante as relações sexuais e corrimento vaginal em algumas mulheres, principalmente quando são grandes.

Este cisto é causado pela obstrução de glândulas que produzem muco localizadas no colo do útero, conhecidas como glândulas de Naboth, e são mais comuns em mulheres em idade reprodutiva.

Em caso de suspeita de cisto de Naboth, é recomendado consultar um ginecologista. Embora sejam considerados benignos, especialmente quando causam sintomas, o médico pode indicar a sua drenagem ou remoção por meio de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os cistos de Naboth podem causar sintomas como:

  • Desconforto ou sensação de pressão na região íntima;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Corrimento vaginal.

No entanto, os sintomas são mais comuns quando os cistos são grandes ou se rompem. Por isso, na maioria dos casos os cistos de Naboth não provocam sintomas, sendo apenas identificados durante a realização de exames ginecológicos de rotina.

O cisto de Naboth impede a gravidez?

O cisto de Naboth não causa qualquer alteração na fertilidade, uma vez que corresponde à obstrução das glândulas de Naboth presentes na superfície do útero e que estão relacionadas com a produção de muco. Assim, caso exista dificuldade para engravidar, é indicado consultar o ginecologista para uma avaliação.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de cisto de Naboth normalmente é feito pelo ginecologista durante exame ginecológico de rotina, em que é possível verificar alterações na superfície do colo do útero características do cisto. 

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o ginecologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo: 

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

No entanto, algumas vezes o médico pode indicar exames, como o ultrassom transvaginal, ressonância magnética ou colposcopia, para avaliar a região pélvica mais detalhadamente e confirmar o diagnóstico.

Além disso, em alguns casos o cisto de Naboth pode ser confundido com um tumor e o médico pode indicar a realização do exame de biópsia para verificar se existem sinais de malignidade. Confira para que serve a biópsia e como é feita.

Causas do cisto de Naboth

O cisto de Naboth é causado pela multiplicação de células na superfície do colo do útero que leva à obstrução de glândulas que produzem muco, resultando no seu acúmulo e formação de um cisto. 

Este cisto é mais comum em caso de inflamação crônica ou recorrente do colo uterino, também chamada de cervicite, que pode estimular o crescimento do tecido ao redor das glândulas. Saiba o que é cervicite os sintomas.

Cisto de Naboth pode ser HPV?

O cisto de Naboth não é indicativo de HPV. O HPV é uma infecção causada pelo papilomavírus humano e, embora também possa afetar o colo do útero, normalmente não leva ao surgimento do cisto. Entenda melhor o que é HPV e as possíveis complicações. 

Como é o tratamento

Na maioria dos casos, o cisto de Naboth não necessita de um tratamento específico, uma vez que normalmente não causa sintomas e não apresenta risco para a mulher.

No entanto, caso seja verificado que o cisto de Naboth está relacionado com uma infecção genital, o médico pode indicar o uso de medicamentos para combater o agente infeccioso e prevenir complicações.

Além disso, especialmente nos casos em que o cisto provoca sintomas, como dor ou sangramento, ou é muito grande, o médico pode indicar a sua drenagem ou remoção por meio de cirurgia.