Cisto de Naboth: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
fevereiro 2022

O cisto de Naboth é um pequeno cisto que pode ser formado na superfície do colo do útero devido ao aumento da produção de muco pelas glândulas de Naboth. Assim, quando há alguma inflamação, infecção ou aumento da produção de muco, é possível que o muco produzido não consiga ser eliminado corretamente, favorecendo a obstrução dessa glândula e a formação do cisto.

Os cistos de Naboth são bastante comuns em mulheres em idade reprodutiva e são considerados benignos, não sendo necessária a realização de tratamentos específicos.

No entanto, quando é verificada a presença de vários cistos ou quando o cisto aumenta de tamanho ao longo do tempo, é importante que a mulher consulte o ginecologista para que seja avaliada a necessidade de remoção.

Principais sintomas

A formação dos cistos de Naboth não causam sintomas, sendo apenas identificado durante a realização de exames ginecológicos de rotina, em que o ginecologista pode observar a presença de um pequeno cisto arredondado branco ou amarelado que não dói ou causa desconforto.

Em alguns casos, pode ser notada a presença de mais de um cisto no local, o que também não leva ao aparecimento dos sintomas, na maioria dos casos. No entanto caso seja notado sangramento fora do período menstrual, dor pélvica ou corrimento é importante que sejam realizados outros exames, pois pode ser indicativo de infecção, por exemplo, sendo necessário realizar tratamento.

Como identificar

O cisto de Naboth costuma ser identificado durante exame ginecológico de rotina, em que é observada a região genital. Além disso, podem ser solicitados exames que avaliem a região pélvica de forma mais detalhada, como ultrassom pélvico, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, por exemplo, além da colposcopia, em alguns casos.

Caso sejam observadas outras alterações, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia do cisto, pois assim é possível verificar se existem sinais de malignidade e se há necessidade de tratamento específico.

Causas do cisto de Naboth

O cisto de Naboth acontece devido ao acúmulo de secreção no interior do útero devido ao bloqueio da passagem do muco pelo canal. Essa obstrução normalmente acontece devido a uma infecção e inflamação da região genital, em que o corpo forma uma camada de pele protetora na região do colo do útero, dando origem aos pequenos nódulos benignos nesta região que podem ser observados em exames ou sentidos através do toque vaginal.

Além disso, em algumas mulheres o cisto pode aparecer como consequência de alguma lesão no cérvix ou após o parto vaginal, isso porque essas situações podem promover crescimento do tecido ao redor da glândula, levando à formação do cisto.

O cisto de Naboth impede a gravidez?

O cisto de Naboth não causa qualquer alteração na fertilidade, uma vez que corresponde à obstrução das glândulas de Naboth presentes na superfície do útero e que estão relacionadas com a produção de muco. Assim, caso exista dificuldade para engravidar, é indicado que o ginecologista seja consultado para que sejam realizados exames que permitam a avaliar a fertilidade da mulher.

Como é o tratamento

O cisto de Naboth não necessita de tratamento, uma vez que corresponde a uma situação benigna, não causa sintomas, não representa risco para a mulher e desaparece sozinho. No entanto, caso seja verificado que o cisto de Naboth está relacionado com infecção genital, o médico pode indicar o uso de medicamentos para combater o agente infeccioso, prevenindo complicações.

Em alguns casos pode ser observado durante o exame ginecológico a presença de vários cistos ou o aumento do tamanho do cisto ao longo do tempo de forma a alterar o formato do útero. Assim, nessas situações pode ser necessária a remoção do cisto através de eletrocauterização ou com um bisturi.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • BVS. O que é cisto de Naboth?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-cisto-de-naboth/>. Acesso em 08 fev 2022
  • ALJULAIH, GH; PUCKETT, Y. Nabothian Cyst. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559047/>. Acesso em 08 fev 2022
Mostrar bibliografia completa
  • HAROU, Karam; ELFARJI, Affaf; BASSIR, Ahlam, et al. Multiple Nabothian Cysts: A Cause of Cervical Obstruction. Open Access Library Journal. Vol 6. 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.