Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Chás para pneumonia

Alguns excelentes chás para pneumonia são os de sabugueiro e folhas de limoeiro, pois têm substâncias que ajudam a acalmar a infecção e a eliminar o catarro que aparece com a pneumonia. No entanto, os chás de eucalipto e de alteia também conseguem aliviar os sintomas, especialmente a sensação de falta de ar e a produção de catarro.

Embora estes chás possam ser utilizados por quase todas as pessoas, não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, que pode incluir o uso de um antibiótico. Assim, estes chás devem ser usados apenas para complementar o tratamento, ajudando a aliviar os sintomas mais rapidamente. Saiba mais sobre como é feito o tratamento da pneumonia.

1. Chá de sabugueiro e cebola

Chás para pneumonia

Este chá é um excelente remédio para pneumonia, pois o sabugueiro tem ação anti-inflamatória, expetorante e anti-viral que ajudam a reduzir a tosse e o excesso de catarro, característico da pneumonia. Além disso, a cebola tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas excelentes para diminuir a infecção que surge em casos de pneumonia bacteriana.

Ingredientes

  • 10 g de flores secas de sabugueiro;
  • 1 cebola ralada;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes para ferver em uma panela, durante 5 a 10 minutos. A seguir retirar do fogo e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber 4 xícaras por dia. Este chá não deve ser tomado por grávidas e bebês com menos de 1 ano.

2. Chá com folhas de limoeiro e mel

Chás para pneumonia

O chá feito com folhas de limoeiro e mel é um ótimo remédio para complementar o tratamento da pneumonia e aumentar seu efeito. As folhas de limoeiro possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-alérgicas que ajudam a reduzir a irritação do pulmão. Além disso, o mel, com sua ação expectorante, facilita a retirada do catarro e aumenta o bem-estar.

Ingredientes

  • 15 g de folhas de limoeiro;
  • 1/2 litro de água;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Colocar as folhas de limoeiro em água fervente por cerca de 10 minutos. Depois deixar esfriar, coar e adicionar o mel. Tomar 3 xícaras de chá por dia.

Além dos benefícios referidos em cima, ao beber este chá morno, também se ingere alguma vitamina C, o que acaba fortalecendo as defesas naturais do organismo.

3. Chá de alteia e mel

Chás para pneumonia

A alteia é uma planta com fortes propriedades expectorantes e antitússicas e, por isso, o seu chá pode ser usado em casos de pneumonia para aliviar os sintomas como tosse persistente e excesso de catarro. Além disso, como também tem ação imunomoduladora, a alteia também ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando no combate à infecção.

O mel pode ser adicionado para adoçar o chá, mas também ajuda a aliviar a irritação das mucosas, especialmente se existir dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz de alteia;
  • 200 ml de água fervente;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo

Colocar a raiz de alteia junto com a água para ferver em uma panela por 10 a 15 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 3 a 4 vezes por dia. Este chá não deve ser consumido durante a gravidez ou amamentação, nem por pessoas com diabetes, sem orientação de um médico.

4. Chá de eucalipto

Chás para pneumonia

O chá de eucalipto é utilizado desde a antiguidade para tratar problemas respiratórios, devido à sua ação anti-séptica, expectorante, anti-inflamatória e antimicrobiana que, além de aliviar a tosse e o catarro, também ajudam a combater a infecção e a irritação do pulmão.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de eucalipto picadas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as folhas de eucalipto na xícara por cerca de 10 minutos, coar e beber 3 a 4 vezes por dia. Este chá também deve ser evitado durante a gravidez.

As folhas de eucalipto também podem ser usadas para fazer uma inalação, colocando-se algumas em uma panela com água fervente e inalando o vapor com uma toalha por cima da cabeça.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar