Chá matcha: 8 benefícios e como fazer (com receitas)

Baseado em evidência científica
Atualizado em março 2023
  1. Benefícios
  2. Como fazer
  3. Receitas
  4. Efeitos colaterais
  5. Contraindicações
  6. Marcar Consulta

O chá matcha é um chá verde feito com as folhas mais novas da planta Camellia sinensis, que é protegida do sol e depois desidratada. O chá matcha ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, promover o emagrecimento e melhorar o humor.

Esses benefícios se devem ao fato de o chá matcha ser rico em cafeína, teanina e catequinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante, anti-inflamatória, termogênica, estimulante e hepatoprotetora.

O chá matcha tem a cor verde e um sabor levemente amargo, sendo comercializado na forma de pó ou sachês em supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais. O matcha pode ser usado no preparo de chás ou em receitas como bolo, pão, sorvete e suco.

Imagem ilustrativa número 4

Principais benefícios

Os principais benefícios do chá matcha para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

O chá matcha favorece o emagrecimento por ser rico em cafeína, uma substância que tem ação termogênica, estimulando o metabolismo e aumentando a queima de gordura corporal.

Além disso, a cafeína presente no chá matcha também ajuda a controlar a fome temporariamente, diminuindo a ingestão de alimentos e favorecendo a perda de peso. Confira outros alimentos ricos em cafeína.

É importante lembrar que, para promover o emagrecimento, o matcha deve ser consumido associado à uma dieta saudável e à prática regular de exercícios físicos.

2. Fortalecer o sistema imunológico

Por ser rica em epigalocatequina, compostos bioativos que têm ação imunomoduladora e anti-inflamatória, o chá matcha fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater bactérias, vírus e fungos.

3. Melhorar o humor

O chá matcha melhora o humor e a memória por ser rico em teanina, um aminoácido que promove o relaxamento, diminui o estresse e melhora o humor.

Além disso, esse chá também contém cafeína, uma substância que estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor que regula a ansiedade, promovendo a felicidade.

4. Manter a saúde do fígado

O chá matcha ajuda a manter a saúde do fígado, por conter antioxidantes que regulam as enzimas hepáticas e protegem as células do fígado contra os danos causados pelos radicais livres, medicamentos e toxinas.

5. Aumentar a concentração e o foco

Tendo altas concentrações de cafeína, o chá matcha aumenta a liberação de adrenalina, noradrenalina, dopamina e serotonina no organismo, neurotransmissores que diminuem o sono e aumentam a concentração e o estado de alerta.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá matcha é rico em antioxidantes, como catequinas, cafeína e teanina, que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o surgimento de rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.

7. Prevenir doenças cardiovasculares

Por ter um alto poder antioxidante, o chá matcha inibe a oxidação das células de gordura, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e prevenindo, assim, doenças cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose e infarto.

8. Diminuir o risco do surgimento do câncer

O chá matcha ajuda diminuir o risco do surgimento do câncer, porque é rico em antioxidantes, como flavonoides e cafeína, que impedem os danos no DNA das células saudáveis, evitando a formação e a multiplicação de células cancerígenas.

Como fazer

O consumo diário recomendado é de 2 a 3 colheres (de chá) de matcha em pó por dia, ou de 2 a 3 sachês, o que equivale de 2 a 3 xícaras desse chá pronto.

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 60 a 120 ml de água.

Modo de preparo:

Numa panela, aquecer a água até iniciar a fervura. Desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar a água em uma xícara já com o matcha em pó, misturando bem até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.

Também é possível adicionar canela ou gengibre à bebida para suavizar o sabor e potencializar as propriedades do chá.

Receitas saudáveis com matcha

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saudáveis e saborosas com o matcha são suco, muffin e matcha latte.

1. Matcha latte

Ingredientes:

  • 250 ml de bebida vegetal (coco, amêndoas ou aveia);
  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Numa panela, aquecer o leite até ficar morno. Colocar o matcha em uma xícara e adicionar o leite, misturando bem com uma colher ou batedor. Acrescentar o mel, mexer bem e servir em seguida.

2. Suco tropical com matcha

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de suco de laranja;
  • 1/2 xícara (de chá) de bebida vegetal;
  • 1 colher (de chá) de matcha em pó;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Servir gelado, de preferência sem adicionar açúcar, mel ou melado.

3. Muffin de matcha

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de aveia ou amêndoas;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó;
  • 2 colheres (de chá) de sal;
  • 2 colheres (de chá) de matcha em pó;
  • 1/2 xícara (de chá) de mel;
  • 1 ovo;
  • 360 ml de leite de coco ou amêndoas;
  • ⅓ de xícara (de chá) de óleo de coco.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Numa tigela misturar a farinha, o fermento, o sal e o matcha. Em outro recipiente, misturar bem o mel, o leite vegetal, o ovo e o óleo de coco com uma colher ou espátula. Em seguida, incorporar as misturas pouco a pouco, misturando bem.

Transferir a massa para uma bandeja de muffins e levar para assar no forno por cerca de 30 minutos. Aguardar amornar e servir. Esta receita rende 12 unidades.

Possíveis efeitos colaterais

O chá matcha é considerado seguro quando consumido em quantidades moderadas. No entanto, a ingestão excessiva desse chá pode causar dor de cabeça, palpitação, insônia, diarreia, ansiedade, dor no estômago e irritabilidade devido ao seu alto teor de cafeína.

Além disso, a ingestão excessiva do chá matcha também pode causar intoxicação no fígado.

Contraindicações

O consumo do chá matcha não é indicado para crianças menores de 12 anos, pessoas   com ansiedade, arritmia, insônia, refluxo, gastrite ou úlceras no estômago. Assim como não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regulares como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto só devem consumir o chá matcha com a orientação e acompanhamento de um médico. Isso porque o chá matcha pode alterar a ação de alguns medicamentos.

Pessoas com pressão alta devem tomar esse chá com moderação, já que contém boas quantidades de cafeína.

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender