O chá matcha é feito das folhas mais jovens do chá verde (Camellia sinensis),que são protegidas do sol e depois convertidas em pó e, por isso, tem uma maior concentração de cafeína, teanina e clorofila, fornecendo antioxidantes para o organismo.
O consumo regular desse chá pode promover a saúde geral do organismo, isso porque alguns estudos científicos associam o consumo do chá matcha a melhorias no funcionamento do cérebro e perda de peso, além de também ter sido verificado efeito protetor sobre o fígado.
O chá matcha pode ser encontrado em forma de pó ou em saquetas de chá nos supermercados, farmácias, lojas de produtos naturais e lojas online.

Benefícios do chá matcha
O chá matcha pode ter diversos benefícios para a saúde, sendo inclusive verificados por meio de estudos científicos. Alguns dos benefícios do chá matcha são:
- Protege as células dos efeitos dos radicais livres, já que é rica em antioxidantes, diminuindo o risco de desenvolver doenças crônicas e o risco de desenvolver alguns tipos de câncer;
- Aumenta o metabolismo, favorecendo a perda de peso, já que aumenta a taxa de oxidação das gorduras;
- Pode ajudar a diminuir a reduzir o estresse, já que contém teanina;
- Pode melhorar o humor, a memória e a concentração, já que a combinação de teanina com cafeína presente na planta. A cafeína ajuda a melhorar o rendimento cognitivo e o estado de alerta e a teanina e promove o relaxamento, acalma e diminui a tensão;
- Pode promover a saúde do fígado, pois ajuda a regular o metabolismo das gorduras no organismo, diminuindo o seu acúmulo no fígado, além de conter antioxidantes que protegem as células do fígado de alterações cancerígenas;
- Previne o envelhecimento precoce, já que é rica em antioxidantes;
- Ajuda no controle da pressão arterial e a reduzir os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Os benefícios do chá matcha ainda estão sendo estudados, no entanto boa parte dos estudos têm demonstrado que essa planta de fato possui vários benefícios para o organismo, podendo ser incluído na alimentação do dia a dia.
Como consumir
O consumo diário recomendado é de 2 a 3 colheres de matcha por dia, o que equivale a 2 a 3 xícaras de chá pronto. Além de ser consumido na forma de chá, o matcha também pode ser utilizado como ingrediente na preparação de bolos, pães e sucos, sendo fácil de incorporar na alimentação do dia a dia.
Uma boa dica para aumentar o efeito do chá matcha para favorecer a perda de peso é tomar 1 xícara de chá depois de praticar atividade física, pois isso mantém o metabolismo ativo por mais tempo, aumentando a perda de peso.
1. Chá matcha

O matcha é vendido em forma de pó e possui um aspecto espumoso quando é preparado, além de possuir um sabor ligeiramente amargo.
Ingredientes
- 1 colher de chá de matcha;
- 60 a 100 ml de água.
Modo de preparo
Aquecer a água até iniciar as primeiras bolhas de fervura, desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar em uma xícara já com o matcha em pó, misturando até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.
Também é possível adicionar canela ou raspas de gengibre no chá para suavizar o sabor e potencializar as propriedades anti-inflamatórias do chá.
2. Suco tropical com matcha

Ingredientes
- 1/2 xícara de suco de laranja;
- 1/2 xícara de leite de soja ou de amêndoas;
- 1 colher de chá de matcha.
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado, de preferência sem adoçar.
3. Muffins de matcha

Ingredientes (12 unidades)
- 2 xícaras de farinha de aveia ou de amêndoas;
- 4 colheres de sopa de fermento em pó;
- 2 colheres de chá de sal;
- 2 colheres de chá de matcha;
- 1/2 xícara de mel;
- 360 mL de leite de coco ou de amêndoas;
- 160 mL de óleo de coco.
Modo de preparo
Misturar em um recipiente a farinha de aveia, o fermento em pó, o sal e o matcha. Em outro recipiente, misturar o mel, o leite e o óleo de coco. Em seguida, incorporar as misturas pouco a pouco, colocar em uma bandeja de muffins e deixar no forno a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Possíveis efeitos secundários
O chá matcha é considerado seguro quando tomado em quantidades moderadas. No entanto, o consumo excessivo pode causar dor de cabeça, insônia, diarreia e irritabilidade devido ao seu teor de cafeína.
Quando não é recomendado
O consumo do chá matcha deve ser evitado por mulheres grávidas, em período de lactância e por crianças. Além disso, pessoas com hipertensão não devem tomar esse chá em excesso, já que contém cafeína.