Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

A oliveira, também conhecida por Olea europaea L., é uma arvore muito abundante na região mediterrânica, da qual são utilizados frutos, óleo e as folhas, que são utilizadas para fazer o chá.

Os frutos, as folhas e o óleo possuem inúmeros benefícios para a saúde, já que têm componentes químicos muito importantes, como antioxidantes, oleína, ácido palmítico, aracluina, estearina, colesterina, cicloartanol, ácido benzoico e manitol.

Os benefícios do chá de oliveira são os seguintes:

1. Melhora a digestão

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

O chá de oliveira acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica e pode também ser usado para lavagem gástrica em caso de envenenamento por agentes corrosivos, para suavizar a mucosa irritada e acelerar a eliminação. Como estimula o fluxo de bile, pode ser também usada para ajudar a tratar problemas hepáticos e da vesícula biliar.

Além disso, pode também ser usado em enemas mornos para aliviar a prisão de ventre. Saiba quais os frutos que podem ajudar a reduzir a prisão de ventre.

2. Ajuda a emagrecer

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

As folhas de oliveira, ajudam a baixar o açúcar no sangue, fazendo com que haja menos insulina na circulação, levando a um menor acúmulo de gordura na região abdominal e a um melhor controle do pico glicêmico, consumindo-se, por isso, menos calorias.

Além disso, o facto das folhas de oliveira baixarem os níveis de açúcar no sangue, pode ser bastante útil em pessoas com diabetes, sendo por isso um ótimo remédio caserio complementar ao tratamento.

3. Reduz a pressão arterial

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

O chá de oliveira ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo por isso ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Saiba reconhecer os sintomas de pressão alta.

4. Melhora a gripe e resfriados

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

Um chá quente de folhas de oliveira aumenta a transpiração, auxiliando na regulação da temperatura corporal, ajudando assim a baixar a febre. Veja outros remédios caseiros que ajudam a baixar a febre.

O chá de folhas de oliveira também ajuda a acalmar a tosse seca e irritativa e também a tosse com expetoração e ajuda também a tratar laringites e outras infecções do trato respiratório superior. Conheça outros remédios que podem ser usados para a tosse seca e produtiva.

5. Ajuda a tratar o câncer

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

Por ter na sua composição antioxidantes, a oliveira torna as membranas das células menos suscetíveis de destruição pelos radicais livres. Por esse mesmo motivo, pode ajudar a reduzir o câncer e retardar o envelhecimento. Saiba também que alimentos comer para combater o câncer.

6. Melhora problemas de pele

Para que serve o chá de oliveira e quais os efeitos colaterais

A oliveira pode ainda ser usada em diferentes afeções da pele, como furúnculos, eczema, herpes simples, pele seca, unhas quebradiças, mordidas e picadas de inseto e queimaduras.

Além disso, um chá feito com as folhas de oliveira, pode ser usado como desinfetante bucal, no sangramento e infecção das gengivas, em gargarejos e na dor de garganta.

Como fazer o chá

Para fazer o chá de oliveira, basta ferver um punhado de folhas secas de oliveira em um litro de água e beber várias vezes ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja muito raro, os efeitos colaterais que podem ocorrer com o chá de oliveira são hipotensão arterial, alterações no fígado e na vesícula biliar e diarréia em altas doses e em pessoas sensíveis.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar