Chás para aliviar a cólica do bebê

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
junho 2022

Os chás, como camomila e funcho possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes, que promovem o relaxamento dos músculos do corpo, ajudando a aliviar a cólica do bebê.

No entanto, quando o bebê ainda mama no peito, pode ser que o médico recomende que a mãe beba estes chás, para que as propriedades dessas bebidas passem para o leite materno, oferecendo, assim, esses benefícios para o bebê.

É importante lembrar que os chás só podem ser consumidos por bebês a partir dos 6 meses e somente sob a orientação do pediatra.

1. Chá de camomila

O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de flores secas de camomila;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

Em uma panela, ou chaleira, ferver a água e, após, apagar o fogo. Acrescentar as flores de camomila, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Deixar amornar, coar e dar 1 colher de chá de 2 a 4 vezes ao dia para o bebê.

2. Chá de funcho

Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • 1 colher de chá de sementes de funcho.

Modo de preparo:

Em uma panela, ou chaleira, ferver água e apagar o fogo. Colocar as sementes de funcho, tampar o recipiente e deixar descansar por 15 minutos. Deixar amornar, coar e dar 1 colher de chá de 2 a 4 vezes ao dia para o bebê.

Veja no vídeo a seguir mais dicas sobre o que fazer para aliviar as cólicas no bebê:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em junho de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em junho de 2022.

Bibliografia

  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 08 jun 2022
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE NUTROLOGIA. Manual de alimentação da infância a adolescência: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 2018. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/ppsca/bibliografia/nutricao/sbp-manual-de-alimentacao-2018/view>. Acesso em 08 jun 2022
Mostrar bibliografia completa
  • GARDINER, Paula; KEMPER, J, Kathi. Herbs in Pediatric and Adolescent Medicine. Peripheral Brain. Vol.21. 2.ed; 44-57, 2000
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como evitar CÓLICAS NO BEBÊ

    03:09 | 585772 visualizações