Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação do bebê dos 9 aos 12 meses

Na alimentação do bebê pode-se adicionar aos 9 meses peixe, aos 10 meses arroz e massa, aos 11 meses leguminosas como feijão ou ervilha, por exemplo e a partir dos 12 meses pode oferecer-se ao bebê clara de ovo.

Algumas dicas práticas para utilizar os novos alimentos, podem ser:

  • Peixe (9 meses) - inicialmente, o peixe deve se introduzido na sopa de legumes e gradualmente deve ser integrado no prato em pedaços ligeiramente menos triturados. É importante que a princípio os peixes sejam magros como pescada ou linguado, por exemplo. A quantidade de peixe por refeição nunca será superior a 25 g por dia, e deve ser consumida em uma das refeições principais, mantendo a carne na outra refeição. Veja Receitas de papinhas para bebês de 9 meses.
  • Arroz e massa (10 meses) - arroz em bago e a massinha como estrelinhas e letras, por exemplo podem ser adicionadas no purê de legumes em pequena quantidade e muito bem cozidos.
  • Ervilha, feijão ou grão (11 meses) - podem ser misturada no purê de legumes em pequenas quantidades, bem cozidas e trituradas ou fazer-se apenas purê de ervilhas, por exemplo.
  • Clara de ovo (12 meses) - o ovo inteiro pode ser adicionado à alimentação do bebê após os 12 meses, até 2 vezes por semana. O ovo deve ser utilizado como substituto da carne ou do peixe.

Embora nesta idade os bebês ainda não tenham os dentes molares eles já mastigam os alimentos com a gengiva, podendo dar-se alimentos mais duros para massajar as gengivas mas é importante ter cuidado quando os alimentos se dissolvem para que o bebê não se engasgue.

Receita para o bebê com 9-12 meses

Seguem-se um exemplo de receita que pode ser dada ao bebê entre os 9 e os 12 meses.

Purê de alface com pescada

Ingredientes

  • 20 g de pescada sem espinhas
  • 1 batata
  • 100 g de folhas de alface

Modo de preparo

Descascar, lavar e partir aos cubinhos a batata. Lavar a alface e depois cozer em uma panela com água a ferver juntamente com a batata por 15 minutos. Adicionar a pescada e cozer por mais 5 minutos. Escorrer o excesso de água e triturar com a ajuda da varinha mágica. Se não tiver um purê macio pode-se adicionar 2 colheres de chá do leite do bebê. Veja outras 4 receitas para bebês com 10 meses.

Veja o que fazer para ajudar seu filho a comer melhor:

Saiba mais em: Como alimentar a criança.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...