A candidíase surge na região íntima devido ao crescimento excessivo de um tipo de fungo conhecido como Cândida Albicans. Embora a vagina e o pênis sejam locais que possuem um elevado número de bactérias e fungos, normalmente o organismo é capaz de manter um equilíbrio entre eles, evitando o surgimento de sintomas.
Porém, quando existe falta de higiene íntima, contato íntimo desprotegido ou algum problema de saúde, o organismo pode apresentar maior dificuldade em manter o número de fungos em equilíbrio, levando a Cândida albicans a se desenvolver em excesso, provocando candidíase com sintomas, como coceira ou vermelhidão do local.
6 causas comuns da candidíase
A candidíase pode ser provocada por situações como:
1. Uso de roupa íntima sintética ou muito apertada

O melhor tipo de roupa íntima para se utilizar é a feita de algodão e pouco apertada, porque permite mais ventilação e assim evita o aumento da umidade no local. Assim, quando se utiliza roupa de material sintético, a umidade na região íntima aumenta, assim como a temperatura e, por isso, os fungos têm maior facilidade para crescer, provocando candidíase.
2. Utilização recente de antibióticos

Os antibióticos de amplo espectro são utilizados para combater infecções, porém, além de eliminar as bactérias à que se propõem, eles também diminuem o número de leveduras presentes na vagina que são as responsáveis por impedir o crescimento dos fungos. Com a toma desse tipo de medicamento o número de levedura diminui, permitindo o crescimento de fungos, que dão origem à candidíase.
3. Diabetes descontrolada

Esta é uma das principais causas associada aos casos de candidíase crônica, pois, quando a diabetes não é tratada adequadamente, o aumento dos níveis de açúcar no sangue, facilitam o crescimento e desenvolvimento dos fungos na região genital.
4. Excesso de estresse

O excesso de estresse é capaz de diminuir a resposta do sistema imune para defender o organismo e, por isso, durante períodos de grande pressão é comum o desenvolvimento de infecções fúngicas como a candidíase.
A candidíase é uma das infecções mais comuns em pessoas que sofrem de estresse e ansiedade constantes, pois o sistema imune se encontra enfraquecido e não é capaz de manter o equilíbrio dos fungos na pele.
5. Desiquilíbrios hormonais

As alterações hormonais comuns durante a gravidez e na menopausa, devido a terapia de reposição hormonal também facilitam o desenvolvimento de fungos que provocam a candidíase.
6. Doenças autoimunes

Embora seja uma das causas menos frequentes do desenvolvimento de candidíase, a presença de uma doença autoimune, como lúpus, artrite reumatoide, ou mesmo a terapia imunossupressora devido o HIV ou câncer ,pode levar ao desenvolvimento de candidíase.
Em todo o caso é aconselhado consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado com anti-fúngicos locais ou orais e identificar o que pode ter causado o surgimento de candidíase. Veja no vídeo a seguir como a alimentação correta pode ser a chave para curar a candidíase mais rápido:
Candidíase passa de uma pessoa para outra?
A candidíase pode passar para outra pessoa durante o contato sexual, mas a Cândida é um fungo que habita naturalmente a região genital da mulher, e que tem preferência por um ambiente ácido.
Cerca de metade das mulheres convivem com o fungo, sendo sadias e sem apresentarem algum sintoma, no entanto a proliferação deste fungo causa a candidíase devido a fatores como calcinha molhada, e alterações sistêmicas, como gravidez, terapia hormonal, uso de antibióticos ou estar num tratamento com imunossupressão, que é o que acontece durante o tratamento contra o câncer ou alguma doença auto-imune, por exemplo.
Acredita-se que o sexo oral e o aumento do número de contato sexual por semana também aumentam as chances de desenvolver candidíase.
Uma outra forma de transmissão é durante o parto normal, quando a mulher tem candidíase vaginal e o bebê é contaminado ao passar pelo canal de parto, e desenvolve o popular sapinho, cientificamente chamado de candidíase oral.