O que você precisa saber?

Principais causas da candidíase

A candidíase surge na região íntima devido ao crescimento excessivo de um tipo de fungo conhecido como Candida albicans. Embora a vagina e o pênis sejam locais que possuem um elevado número de bactérias e fungos, normalmente o organismo é capaz de manter um equilíbrio entre eles, evitando o surgimento de sintomas.

Porém, quando existe falta de higiene íntima, contato íntimo desprotegido ou algum problema de saúde, o organismo pode apresentar maior dificuldade em manter o número de fungos em equilíbrio, levando a Candida albicans a se desenvolver em excesso, provocando candidíase com sintomas como coceira ou vermelhidão do local.

Em todos os casos é aconselhado consultar um clínico geral para iniciar o tratamento adequado com anti-fúngicos locais ou orais e identificar o que pode ter causado o surgimento de candidíase, iniciando o tratamento para esse problema, se necessário.

6 principais causas de candidíase

Embora uma grande parte dos casos de candidíase sejam provocados apenas pela má higiene da região íntima ou pela transmissão de fungos durante o contato íntimo, a candidíase também pode ser provocada por outras situações como:

1. Uso de roupa íntima sintética

Principais causas da candidíase

O melhor tipo de roupa íntima para se utilizar é a feita de algodão e pouco apertada, porque permite que a pele respire e evita o aumento da umidade no local. Assim, quando se utiliza roupa de material sintético, a umidade na região íntima aumenta, assim como a temperatura e, por isso, os fungos têm maior facilidade para crescer, provocando candidíase.

2. Utilização recente de antibióticos

Principais causas da candidíase

Este tipo de remédios é utilizado para combater infecções, porém, além de eliminar as bactérias do local da infecção, os antibióticos também diminuem o número de bactérias em todo o corpo. Dessa forma, as bactérias presentes na pele das regiões íntimas também é afetada.

Quando isso acontece, os fungos conseguem se desenvolver mais facilmente, especialmente a Candida albicans, que leva ao surgimento de candidíase.

3. Diabetes descontrolada

Principais causas da candidíase

Esta é uma das principais causas associada aos casos de candidíase crônica, pois, quando não é tratada adequadamente, a diabetes levao ao aumento dos níveis de açúcar no sangue, que facilitam o crescimento e desenvolvimento de bactérias e fungos em todo o corpo. Por vezes, a candidíase é até um dos primeiros sinais a indicar que se pode ter diabetes.

4. Excesso de estresse

Principais causas da candidíase

O excesso de estresse é capaz de diminuir a resposta do sistema imune para defender o organismo e, por isso, durante períodos de grande pressão é comum o desenvolvimento de infecções.

A candidíase é uma das infecções mais comuns em pessoas que sofrem de estresse e ansiedade constantes, pois o sistema imune se encotra enfraquecido e não é capaz de manter o equilíbrio dos fungos na pele.

5. Desiquilíbrios hormonais

Principais causas da candidíase

As alterações hormonais comuns especialmente nas mulheres, devido ao período menstrual, também são capazes de enfraquecer o sistema imune e, dessa forma, permitir o desenvolvimento excessivo de fungos que provocam a candidíase.

Da mesma forma, por provocar grandes alterações hormonais, períodos da vida da mulher como gravidez ou menopausa também podem ser responsáveis por casos de candidíase.

6. Doenças autoimunes

Principais causas da candidíase

Embora seja uma das causas menos frequentes para o desenvolvimento de candidíase, a presença de uma doença autoimune, como lúpus, HIV ou artrite reumatoide pode levar ao desenvolvimento de candídiase, devido ao enfraquecimento do sistema imune.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...