5 banhos de assento para candidíase

Os banhos de assento para candidíase, como de bicarbonato de sódio ou o de chá de camomila, possuem ação antifúngica ou anti-inflamatória, além de deixar a região genital menos ácida, o que faz com que o fungo causador da candidíase, especialmente a Candida albicans, não tenha condições para o seu crescimento, e, por isso, ajudam a aliviar os sintomas de irritação, coceira, vermelhidão, inchaço ou corrimento, por exemplo.

A candidíase é uma infecção causada pela proliferação excessiva do fungo do gênero Candida, principalmente na região genital, mas também pode acontecer em outras partes do corpo, causando sintomas como dor e ardor ao urinar ou coceira intensa. Saiba identificar os sintomas de candidíase.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os banhos de assento são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas da candidíase, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

1. Bicarbonato de sódio

5 banhos de assento para candidíase

O banho de assento de bicarbonato de sódio é ótimo para combater a candidíase, pois ajuda a alcalinizar o pH da vagina mantendo-o em cerca de 7.5, o que dificulta a proliferação das espécies de Candida, principalmente Candida albicans, que é a principal espécie associada a essa doença.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  • 1 litro de água morna fervida.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes, esperar esfriar e fazer o banho de assento colocando esta solução no bidê ou numa bacia e permanecer sentada, em contato com esta água por aproximadamente 15 a 20 minutos. Recomenda-se realizar este banho de assento por 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

Quem sofre com candidíase crônica, ou candidíase recorrente, ou seja, sofre com a doença mais de 4 vezes por ano, pode pedir ao médico uma receita de bicarbonato de sódio 650 mg para tomar de 6 em 6 horas, se não puder fazer as lavagens por estar numa viagem, por exemplo.

2. Vinagre de maçã

5 banhos de assento para candidíase

O vinagre de maçã é outra boa opção para fazer banho de assento para candidíase pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar o fungo Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira, corrimento, vermelhidão e inchaço causados pela candidíase. 

Ingredientes

  • ½ xícara de vinagre de maçã;
  • 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar o vinagre de maçã. Esperar esfriar e colocar em uma bacia ou banheira. Fazer o banho de assento por 20 minutos e enxaguar em seguida. 

O vinagre de maçã deve ser sempre diluído antes de ter contato com a pele, pois é uma substância ácida que pode causar irritação. 

Este banho de assento não deve ser usado por mulheres grávidas.

3. Água oxigenada

5 banhos de assento para candidíase

O banho de assento feito com água oxigenada ajuda a diminuir os sintomas de corrimento e coceira, e facilita o tratamento da candidíase, pois impede a multiplicação do fungo da espécie Candida, que causa a candidíase.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de água oxigenada 10 volumes;
  • 750 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a água oxigenada na água fervente e misturar. Deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região externa da vagina, 1 vez ao dia por no máximo 1 semana. Não aplicar dentro do canal vaginal.

4. Chá de camomila

5 banhos de assento para candidíase

O chá de camomila possui ação antifúngica devido às substâncias presentes na sua composição, como flavonóides e alfa-bisabolol, que ajudam a eliminar a Candida albicans e aliviar os sintomas de coceira, inchaço, irritação, dor ou desconforto causados pela candidíase, sendo uma boa opção de banho de assento para auxiliar no tratamento da candidíase.

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de camomila seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água com a camomila. Coar a infusão, deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira, por 5 minutos, pelo menos 1 vez ao dia.

5. Tomilho e alecrim

5 banhos de assento para candidíase

O banho de assento de tomilho e alecrim é rico em substâncias antifúngicas, como timol, carvacrol e cânfora, que agem impedindo a multiplicação de fungos, especialmente a Candida albicans, ajudando a reduzir o desconforto e a inflamação na região íntima, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para a candidíase.

Ingredientes

  • 700 mL de água;
  • 2 colheres de chá de tomilho seco;
  • 2 colheres de chá de alecrim seco.

Modo de preparo

Ferver a água com o tomilho e o alecrim por 20 minutos. Coar a infusão, deixar esfriar e fazer banho de assento, colocando a mistura em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região íntima 2 vezes por dia, até melhorar os sintomas. Não aplicar dentro do canal vaginal.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • OZEN, Betul; BASER, Muruvvet. Vaginal Candidiasis Infection Treated Using Apple Cider Vinegar: A Case Report. Altern Ther Health Med. 23. 7; AT5751, 2017
  • BOGAVAC, M.; et al. Alternative treatment of vaginal infections – in vitro antimicrobial and toxic effects of Coriandrum sativum L. and Thymus vulgaris L. essential oils. Applied Microbiology. 119. 3; 697-710, 2015
  • SAEIDI, Saeide; et al. Effects of Rosmarinus Officinalis Plant Extract on Trichomonas Vaginalis Parasites and Candida albicans under Laboratory Conditions: An Experimental Study. Gene Cell Tissue. 6. 3; e92867, 2019
  • SEYEDJAVADI, Sima Sadat; et al. The Antifungal Peptide MCh-AMP1 Derived From Matricaria chamomilla Inhibits Candida albicans Growth via Inducing ROS Generation and Altering Fungal Cell Membrane Permeability. Front Microbiol. 10. 3150; 1-10, 2019
Mais sobre este assunto: