Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de catapora em bebê, transmissão e como tratar

​A catapora no bebê, também chamada de varicela, é uma doença infecciosa causada por um vírus que leva ao aparecimento de bolinhas vermelhas na pele e que coçam bastante. Essa doença é mais comum em bebês e crianças até os 10 anos e pode ser facilmente transmitida por meio do contato com os líquidos liberados pelas bolhas que aparecem na pele ou por meio da inalação de secreções respiratórias que ficam suspensas no ar quando a pessoa com catapora tosse ou espirra.

O tratamento da catapora é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, podendo ser recomendado pelo pediatra o uso de medicamentos para baixar a febre e aliviar a coceira. É importante que a criança com catapora não estoure as bolhas e evite o contato com outras crianças por cerca de 7 dias, pois assim é possível evitar a transmissão do vírus.

Sintomas de catapora em bebê, transmissão e como tratar

Sintomas de catapora no bebê

Os sintomas de catapora no bebê surgem cerca de 10 a 21 dias após o contato com o vírus responsável pela doença, o varicela-zoster, havendo principalmente o aparecimento de bolhas na pele, inicialmente no peito e que depois espalham-se pelos braços e pernas, que são preenchidas com líquido e, após romperem-se, dão origem a pequenas feridas na pele. Outros sintomas de catapora no bebê são:

  • Febre;
  • Coceira na pele;
  • Choro fácil;
  • Diminuição da vontade de comer;
  • Desconforto e irritação.

É importante que a criança seja levada ao pediatra assim que surgirem os primeiros sintomas, além de ser recomendado que não vá para a creche ou escola por cerca de 7 dias ou até indicação do pediatra.

Como acontece a transmissão

A transmissão da catapora pode acontecer através da saliva, espirros, tosse ou contato com objetivo ou superfícies contaminadas pelo vírus. Além disso, o vírus pode ser transmitido por meio do contato com o líquido liberado das bolhas quando são estouradas.

Quando a criança já está infetada, o tempo de transmissão do vírus dura, em média, 5 a 7 dias e, durante esse período a criança não deve contactar com outras crianças. Além disso, as crianças que já tomaram a vacina para a varicela também podem voltar a ter a doença, porém de uma forma mais leve, com menos bolhas e febre baixa.

Como é feito o tratamento

O tratamento da catapora no bebê deve ser feito de acordo com a orientação do pediatra e tem como objetivo aliviar os sintomas e diminuir o desconforto do bebê, sendo recomendado:

  • Cortar as unhas do bebê, para evitar que ele coce e estoure as bolhas, evitando não só as feridas mas também o risco de transmissão;
  • Aplicar uma toalha molhada em água fria nos locais que coçam mais;
  • Evitar a exposição solar e o calor;
  • Vestir roupas leves, pois o suor pode piorar a coceira;
  • Medir a temperatura do bebê com termômetro, para ver se tem febre de 2 em 2 horas e dar remédios para baixar a febre, como Paracetamol, segundo indicação do pediatra;
  • Aplicar pomadas na pele por indicação do médico, como Povidine.

Além disso, é recomendado que o bebê não tenha contato com outras crianças para evitar a transmissão do vírus para outras crianças. Além disso, uma das formas mais eficazes de evitar a catapora é por meio da vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo SUS e é indicada para bebês a partir de 12 meses. Veja mais sobre o tratamento para catapora.

Quando voltar ao pediatra

É importante voltar ao pediatra no caso do bebê ter febre superior a 39ºC, mesmo fazendo uso dos medicamentos já recomendados, e ter a pele toda vermelha, além de também ser recomendada a consulta ao pediatra quando a coceira é intensa e impede que o bebê durma ou quando surgem feridas infectadas e/ou com pus.

Nestes casos, pode ser necessário tomar remédios para aliviar a coceira e tratar a infeção das feridas e, por isso é importante ir no médico para que este possa prescrever remédios antivirais, por exemplo.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Catapora (Varicela): causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/varicela-catapora>. Acesso em 04 Fev 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Catapora. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/catapora/65/>. Acesso em 04 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem