Caspa: o que é, sintomas, causas e tratamento

setembro 2022

A caspa é a inflamação da pele, o que leva à sua descamação e aparecimento de pequenas casquinhas brancas no couro cabeludo, barba, cílios e sobrancelhas, por exemplo. A descamação da pele pode ser acompanhada por outros sintomas como vermelhidão no local, coceira e aumento da oleosidade.

A caspa, também chamada de dermatite seborreica, não tem uma causa definida, porém pode ser favorecida pelo estresse, alterações hormonais, uso de medicamentos ou mudança brusca de temperatura, por exemplo.

É importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação das características da caspa e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de shampoos e/ ou loções específicas.

Principais sintomas

Os principais sintomas de caspa são:

  • Pequenas casquinhas brancas no couro cabeludo, cílios, barba, pálpebras e/ ou sobrancelha;
  • Crostas amareladas na pele;
  • Vermelhidão no local;
  • Coceira;
  • Aumento da oleosidade da pele e do couro cabeludo;
  • Perda de cabelo, em alguns casos.

Os sinais e sintomas de caspa costumam ser mais intensos e visíveis quando a pessoa está mais estressada, podendo as casquinhas brancas serem facilmente notadas a olho nu.

É importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação detalhada da pele e seja indicado o tratamento mais adequado para diminuir a inflamação da pele e, consequentemente, a caspa.

Causas de caspa

As causas da caspa ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto o aparecimento da caspa pode ser genético ou favorecido por situações que promovem maior inflamação da pele e aumento da oleosidade, como alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, mudança brusca de temperatura, alergia e consumo de álcool, por exemplo. Além disso, a presença de fungos no couro cabeludo também pode promover o aparecimento da caspa.

Como é feito o tratamento

O tratamento para caspa deve ser orientado pelo dermatologista, já que pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas e frequência com que acontecem. Algumas das orientações de tratamento que podem ser dadas pelo médico são:

  • Uso de shampoos anti-caspa, que podem ter propriedade antifúngica e/ ou reguladora da oleosidade do couro cabeludo;
  • Uso de cremes, pomadas ou loções com propriedade anti-inflamatória ou imunossupressora.

Além disso, é também recomendado pelo médico evitar usar bonés, manter a pele limpa e seca, evitar banho com água muito quente e evitar situações de estresse. Veja mais detalhes do tratamento para caspa.

Tratamento caseiro

Além do tratamento indicado pelo médico, algumas opções caseiras podem ajudar a diminuir a oleosidade da pele e controlar o crescimento de fungos, como é o caso do vinagre de maçã, gel de babosa e o chá de sálvia e alecrim. No entanto, é importante que os remédios caseiros para caspa seja usados após indicação do médico. Confira algumas opções de remédio caseiro para caspa.

Veja no vídeo a seguir mais dicas de como acabar com a caspa:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • BORDA, L. J.; et al. Treatment of seborrheic dermatitis: a comprehensive review. Journal of Dermatological Treatment. 30. 2; 158-169, 2019
  • POPE, S. M.; et al. Diagnosis and Treatment of Seborrheic Dermatitis. Am Fam Physician. 91. 3; 185-190, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • BORDA, L. J.; WIKRAMANAYAKE, T. C. Seborrheic Dermatitis and Dandruff: A Comprehensive Review. J Clin Investig Dermatol. 3. 2; 2015
  • TUCKER, D.; MASOOD S. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Seborrheic Dermatitis. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551707/>. Acesso em 23 set 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como acabar com a CASPA de vez!

    07:17 | 244164 visualizações