Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para acabar com a caspa

O segredo para acabar com a caspa é manter controlada a oleosidade do couro cabeludo, lavando o cabelo diariamente com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, como por exemplo:

  • Shampoo anti caspa da Bio-Médicin,
  • Shampoo anti caspa da Ducray e o
  • Shampoo anti-caspa ​Kerium DS.

Eles podem ser úteis para acabar com a caspa, mas as soluções tópicas que contenham ácido salicílico, antifúngicos ou corticóides, são as mais indicadas em caso de caspa com inflamação e coceira.

Além disso, também pode ser indicado recorrer ao uso de remédios como a espironolactona porque apesar de não ser indicado para este fim, seus efeitos colaterais diminuem a oleosidade do cabelo, sendo útil para eliminar a caspa. 

Uma outra forma de tratamento é usar a fototerapia, que consiste em sessões de exposição à uma luz azulada especial, em clínicas dermatológicas, pode ser muito eficaz. Saiba mais detalhes deste tratamento clicando aqui.

O que fazer para acabar com a caspa

A descamação e a coceira no couro cabeludo poderão ocorrer de forma leve, média ou intensa. Nas três situações, o dermatologista deverá ser consultado para indicar o tratamento adequado.

Remédio caseiro para eliminar a caspa

Para acabar com a caspa com remédio caseiro, pode-se tomar diariamente o chá de carqueja por exemplo, pois ele atua na limpeza do sangue, fazendo com que as impurezas do organismo sejam eliminadas, trazendo efeito positivo no tratamento da caspa. Veja outros remédios caseiro e como usá-los aqui.

O uso de shampoos naturais feitos à base de ervas como alecrim, tomilho, aipo, salva e eucalipto podem ser eficazes contra a caspa, devido as suas propriedades anti-sépticas e anti-fúngicas. Veja como preparar em: shampoos naturais para caspa.

Uma dieta com alimentos saudáveis é um fator importante para prevenção e tratamento da caspa, frutas e legumes deverão fazer parte do cardápio, evitando cítricos, frutos secos e alimentos em conserva.

Dicas para acabar com a caspa

Algumas dicas úteis para acabar com a caspa mais rápido são:

  • Evitar banhos com água muito quente, pois ela estimula a oleosidade da raiz dos cabelos;
  • Evitar os alimentos ricos em gordura;
  • Beber no mínimo 1,5L de água por dia;
  • Evitar o estresse;
  • Evitar dormir com os cabelos molhados ou úmidos;
  • Não esfregar com as unhas o couro cabeludo, pois isso poderá causar ferimentos na cabeça. Massagear com a ponta dos dedos, em movimentos suaves e circulares, e
  • Evitar o uso de bonés e chapéus.

A caspa é o excesso de descamação da pele do couro cabeludo, causando muitas vezes coceiras e inflamação. Tende a ocorrer com mais frequência em homens, podendo se manifestar no couro cabeludo, e na região do rosto como na barba, sobrancelhas e perto do nariz.

A caspa também atinge bebês, formando a chamada crosta láctea, que geralmente não provoca coceira. Para acabar com a caspa do bebê, é recomendado aplicar um pouco de óleo mineral ou de óleo de amêndoas na raiz dos cabelos, pentear com um pente fino, e depois lavar os cabelos do bebê com shampoo neutro.

Veja também: Como usar o vinagre para acabar com a caspa

Mais sobre este assunto:


Carregando
...