Dermatite seborreica: o que é, causas, sintomas e tratamento

maio 2022

A dermatite seborreica é uma inflamação comum na pele que afeta principalmente o couro cabeludo, mas também pode ocorrer em regiões oleosas da pele como os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras, sobrancelhas e peito, causando sintomas como vermelhidão, manchas e descamação na pele.

A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, psoríase seborreica ou eczema seborreico, não é contagiosa, sendo mais comum em bebês nos primeiros meses de vida, e geralmente desaparece em um ano sem necessidade de tratamento. No entanto, em adultos, a dermatite seborreica é uma condição crônica, apresentando períodos de melhora e piora.

Por isso, no caso de apresentar sintomas da dermatite seborreica é importante consultar o dermatologista, pois em alguns casos pode ser necessário usar shampoos específicos ou antifúngicos.

Principais sintomas

A dermatite seborreica pode surgir em bebês ou adultos, causando sintomas como:

  • Caspa no couro cabeludo, sobrancelhas, barba ou bigode, com formação de pequenos pedaços finos de pele morta e que podem ser visíveis em roupas escuras ou a olho nu;
  • Manchas ou placas com crostas amareladas ou esbranquiçadas no couro cabeludo, rosto, lados do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras ou peito;
  • Vermelhidão e inchaço na pele na região afetada;
  • Coceira nas regiões afetadas.

Estes sintomas podem piorar em situações de estresse ou na exposição a ambientes frios e secos.

Em casos mais graves, as manchas na pele podem engrossar, tornando-se amarelas e gordurosas, além de também poder aumentar o risco do desenvolvimento de infecções no local.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da dermatite seborreica é feito pelo dermatologista principalmente por meio da avaliação dos sintomas apresentados. Além disso, o médico deve levar em consideração a história clínica da pessoa e a frequência com que surgem os sintomas, ou seja, se surge ou piora em momentos de estresse ou de ansiedade, por exemplo.

Além disso, o médico pode solicitar um exame de raspagem da pele, que consiste em retirar algumas células de pele e analisá-las no microscópio, para descartar outros problemas de pele que podem causar sintomas semelhantes como psoríase, eczema ou rosácea, por exemplo.

Possíveis causas

Não se sabe ao certo o que causa a dermatite seborreica, mas parece estar relacionada com o fungo Malassezia, que pode estar presente na secreção oleosa da pele, e com uma resposta irregular do sistema imune.

Além disso, há fatores que podem aumentar o risco de desenvolver esta condição, como doenças neurológicas como depressão ou Parkinson, sistema imune enfraquecido, como em casos de transplante de órgãos, infecção pelo HIV ou câncer, estresse ou uso de alguns medicamentos.

Como é feito o tratamento

A dermatite seborreica pode melhorar sem necessidade de tratamento, no entanto, em alguns casos pode não ter cura e surgir várias vezes ao longo da vida. Nesses casos, o dermatologista pode indicar o uso de alguns remédios para ajudar a controlar a inflamação da pele, como:

  • Corticóides na forma de shampoos, cremes ou pomadas, como hidrocortisona, fluocinolona, clobetasol ou desonida, aplicados diretamente sobre o couro cabeludo ou área da pele afetada. Estes produtos devem ser usados com muito cuidado e nunca se deve exceder o número de dias de tratamento sugeridos pelo médico. Confira outros shampoos e pomadas para dermatite seborreica;
  • Imunossupressores na forma de cremes ou loções, como tacrolimo ou pimecrolimo, aplicado diretamente na região afetada;
  • Antifúngicos na forma de pomada, gel, creme ou shampoo, como cetoconazol ou ciclopirox, aplicados diretamente sobre a pele na região afetada;

Além disso, se o tratamento com remédios usados diretamente na região da pele afetada não for eficaz ou se os sintomas voltarem, pode ser necessário tomar medicamentos antifúngicos na forma de comprimido.

Para que o tratamento tenha mais sucesso, é muito importante manter sempre o cabelo e o couro cabeludo bem limpos e secos, retirar bem o shampoo e o condicionador depois do banho, não usar água muito quente, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos e evitar situações de estresse.

No caso de bebês, a dermatite seborreica desaparece sozinha após alguns meses, no entanto, é recomendado lavar o cabelo com água e shampoo de pH neutro adequado para bebês e, após o banho, pentear com uma escova de cerdas macias para retirar as casquinhas. Outra opção é aplicar óleo morno, recomendado pelo pediatra, antes do banho para facilitar a retirada das casquinhas com a escovinha ou pente.

Opções de tratamento caseiro

Um bom remédio caseiro para tratar a dermatite seborreica é o óleo de melaleuca, também conhecida por árvore do chá ou tea tree, com propriedades antibacterianas, cicatrizantes e antifúngicas, que pode ser aplicado diretamente nas regiões afetadas, preferencialmente diluído em outro óleo vegetal, para evitar reações na pele.

Além disso, a babosa também é uma boa opção para eliminar a caspa, já que contém enzimas que eliminam as células mortas, podendo ser usada em creme ou gel, ou a planta pode ser aplicada diretamente na pele. Veja outras opções de tratamento caseiro para dermatite seborreica.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em maio de 2022.

Bibliografia

  • SCHWARTZ, J. R.; et al. A comprehensive pathophysiology of dandruff and seborrheic dermatitis - towards a more precise definition of scalp health. Acta Derm Venereol. 93. 2; 131-7, 2013
  • TUCKER, D.; MASOOD S. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Seborrheic Dermatitis. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551707/>. Acesso em 21 dez 2021
Mostrar bibliografia completa
  • DESSINIOTI, C.; KATSAMBAS, A. Seborrheic dermatitis: etiology, risk factors, and treatments: facts and controversies. Clin Dermatol. 31. 4; 343-351, 2013
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como acabar com a CASPA de vez!

    07:17 | 256961 visualizações