Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um problema de pele que afeta maioritariamente o couro cabeludo e regiões oleosas da pele como os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras e peito, causando vermelhidão, manchas e descamação.

Esta condição pode desaparecer sem tratamento, no entanto, em alguns casos pode ser necessário usar shampoos específicos e antifúngicos para tratar o problema.

O que é dermatite seborreica

Quais os sintomas

Os sinais e sintomas que costumam aparecer em pessoas com dermatite seborreica são:

  • Aparecimento de caspa no couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba ou bigode;
  • Manchas com crostas amareladas ou esbranquiçadas no couro cabeludo, rosto, lados do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito;
  • Vermelhidão;
  • Coceira nas regiões afetadas.

Estes sintomas podem piorar em situações de estresse ou devido à exposição a ambientes frios e secos.

Possíveis causas

Não se sabe ao certo o que causa a dermatite seborreica, mas parece estar relacionada com o fungo Malassezia, que pode estar presente na secreção oleosa da pele e com uma resposta irregular do sistema imune.

Além disso, há fatores que podem aumentar o risco de desenvolver esta condição, como doenças neurológicas como depressão ou Parkinson, sistema imune enfraquecido, como em casos de transplante de órgãos ou pessoas com HIV ou câncer, estresse e toma de alguns medicamentos.

O que é dermatite seborreica

Como é feito o tratamento

A dermatite seborreica em alguns casos pode não ter cura, podendo surgir várias vezes ao longo da vida, no entanto um tratamento adequado pode controlar os sintomas durante algum tempo.

Para tratar a dermatite seborreica, o médico pode recomendar a aplicação de cremes, shampoos ou pomadas que tenham corticóides na composição, que vão ajudar a controlar a inflamação, como o Betnovate capilar ou Diprosalic solução, por exemplo. Estes produtos devem ser usados com muito cuidado e nunca se deve exceder o número de dias de tratamento sugeridos pelo médico.

Como complemento, dependendo da região afetada e da severidade dos sintomas, o médico pode também recomendar produtos com antifúngico na composição como por exemplo o Nizoral ou outros shampoos que contenham cetoconazol ou ciclopirox.

Se o tratamento não resultar ou se os sintomas voltarem, pode ser necessário tomar medicamentos antifúngicos em comprimido. Veja mais sobre o tratamento.

Além disso, para que o tratamento tenha mais sucesso, é muito importante manter sempre o cabelo e o couro cabeludo bem limpos e secos, retirar bem o shampoo e o condicionador depois do banho, não usar água muito quente, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos e evitar situações de estresse. 

Tratamento caseiro

Um bom remédio caseiro para tratar a dermatite seborreica é o óleo de Melaleuca, também conhecida por árvore do chá, com propriedades antibacterianas, cicatrizantes e antifúngicas, que pode ser aplicado diretamente nas regiões afetadas, preferencialmente diluído em outro óleo vegetal, para evitar reações na pele.

Além disso, a babosa também é uma boa opção para eliminar a caspa, já que contém enzimas que eliminam as células mortas, podendo ser usada em creme ou gel, ou a planta pode ser aplicada diretamente na pele.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar