Caroços na pele: 10 principais causas (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

Os caroços na pele podem ser causados por situações simples, como foliculite, verruga, lipoma ou furúnculo, ou ainda indicar condições mais sérias, como câncer de pele.

De acordo com a sua causa, os caroços na pele podem ser pequenos ou grandes, e serem acompanhados de outros sintomas como coceira, descamação, feridas, vermelhidão ou inchaço na região.

Na presença de caroços na pele, é recomendado consultar um dermatologista ou clínico geral para identificar as possíveis causas e recomendar o tratamento mais adequado, que pode incluir a aplicação de pomadas no local, o uso de comprimidos ou cirurgias.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas de caroços na pele são:

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou eczema atópico, é uma inflamação crônica da pele que causa pequenos caroços na pele que coçam, ressecamento e descamação, feridas e vermelhidão. Conheça todos os sintomas da dermatite atópica.

Os sintomas da dermatite atópica podem surgir devido a alguns fatores como uso de detergentes, fumaça, mudança do clima ou contato com tecidos sintéticos, por exemplo.

O que fazer: o tratamento é feito com o uso de hidratantes sem cor e cheiro para manter a umidade e acalmar a pele, reduzindo a coceira, a irritação, a vermelhidão e o ressecamento. Além disso, o dermatologista também pode indicar a aplicação de pomadas com corticoides e o uso de anti-histamínicos e antibióticos orais. Saiba como é o tratamento da dermatite atópica.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma infecção que pode acontecer com maior frequência em crianças e que causa o surgimento de pequenos caroços duros da cor da pele ou avermelhados, coceira ou inchaço na pele, em qualquer parte do corpo, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Entenda melhor o que é molusco contagioso.

O que fazer:  muitas vezes o tratamento do molusco contagioso não é necessário, pois as lesões podem desaparecer sozinhas em um período de 6 meses a 2 anos.

No entanto, o dermatologista pode indicar a aplicação de pomadas, como podofilotoxina, hidróxido de potássio, ácido salicílico; o uso de remédios orais; ou a remoção cirúrgica das lesões, para evitar a transmissão do vírus para outras pessoas ou por motivos estéticos.

3. Reação alérgica

A reação alérgica é uma inflamação causada por uma resposta exagerada do sistema imunológico a desodorantes, medicamentos, alimentos ou picada de insetos, por exemplo, provocando sintomas como vermelhidão, coceira e pequenos caroços brancos ou vermelhos na pele de qualquer parte do corpo.

O que fazer: para diminuir a inflamação na pele, o dermatologista ou alergologista pode recomendar o uso de pomadas com corticoides ou anti-histamínicos, como hidrocortisona ou maleato de dexclorfeniramina. Além disso, o médico também pode indicar o uso de comprimidos antialérgicos, como loratadina ou hidroxizina. Entenda como é o tratamento da reação alérgica.

4. Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma inflamação da pele que causa sintomas como pequenos caroços na pele com ou sem líquido, vermelhidão e coceira, inchaço e pequenas feridas na pele.

A dermatite de contato pode surgir após o contato da pele com uma substância ou um objeto irritante, como perfume, sabonete, produto de limpeza, cosmético ou bijuteria, por exemplo.

O que fazer: para aliviar os sintomas da dermatite de contato, a pessoa deve evitar o contato com a substância responsável pelos sintomas. É recomendado também lavar a região com água fria e sabão neutro. Além disso, o dermatologista também poderá prescrever o uso de pomadas ou loções com anti-histamínicos ou corticoides.

5. Lipoma

O lipoma é um tumor benigno formado por células de gordura que pode aparecer nos ombros, tórax, costas, pescoço, coxa e axila, causando o surgimento de caroços redondos com consistência firme elástica ou macia, e que geralmente não provocam dor. Conheça mais sobre o lipoma.

O que fazer: geralmente, não é necessário nenhum tratamento para o lipoma. No entanto, por questões estéticas ou quando o lipoma é muito grande, causando dor ou dificuldade de realizar as tarefas do dia a dia, o dermatologista pode indicar uma cirurgia para a sua retirada.

6. Furúnculo

O furúnculo uma infecção na raiz do pelo, causada pela bactéria Staphylococcus aureus, provocando sintomas como caroços com pus que pode crescer ao longo do tempo, vermelhidão, dor e aumento da temperatura local.

O que fazer: para aliviar a dor e o desconforto, acelerar o rompimento espontâneo dos caroços e a retirada do pus, o tratamento do furúnculo deve ser feito com a aplicação de compressas mornas por cerca de 10 minutos a cada vez; a limpeza da pele, com água morna e sabonete neutro ou antibacteriano, de 2 a 3 vezes por dia.

Além disso, o médico também poderá indicar o uso oral de analgésicos, como paracetamol, ou pomadas antibióticas, como  neomicina e bacitracina.

7. Foliculite

A foliculite é uma inflamação nos folículos pilosos, as estruturas responsáveis pela formação e crescimento dos pelos, causando sintomas como vermelhidão, caroços na pele parecendo espinha, coceira e dor nas virilhas, nádegas, pernas, couro cabeludo ou barba.

O que fazer: a higiene da pele com uso de sabonete, shampoos e água morna pode tratar o furúnculo entre 7 e 10 dias. Em casos de dor, coceira ou furúnculos causados por bactérias, o médico pode recomendar o uso de pomadas como nebacetin e clindamicina, e antibióticos orais, como cefalexina e ampicilina. Entenda melhor como é o tratamento da foliculite.

8. Verrugas

As verrugas são pequenos caroços na pele causadas pelo vírus HPV, predisposição genética ou doenças como diabetes e obesidade, que podem surgir em qualquer parte do corpo, como rosto, pés, virilhas ou mãos. As verrugas podem ser amareladas e ter pontos pretos em seu interior; ser finas e alongadas; surgir em grupos ou isoladamente, por exemplo.

O que fazer: para eliminar as verrugas o dermatologista pode indicar o uso de pomadas com ácido acetilsalicílico ou ácido lático, que podem ser aplicadas em casa. Além disso, o médico também pode fazer sessões de crioterapia, que consiste em congelar a verruga com a aplicação de nitrogênio líquido em spray. Conheça os tratamentos indicados para verrugas.

9. Cisto sebáceo

O cisto sebáceo são caroços arredondados, duros ou macios na pele, que podem surgir em qualquer região do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo, orelha, pescoço, costas e rosto. Entenda mais sobre o cisto sebáceo.

Em alguns casos o cisto sebáceo pode causar inflamação, provocando o surgimento de sintomas como formação de pus, desconforto, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local afetado.

O que fazer: o cisto sebáceo geralmente não precisa de tratamento, especialmente quando é pequeno, podendo ser indicado apenas o uso de compressas mornas por 15 minutos no local para favorecer a saída espontânea do conteúdo do cisto. Já em casos de infecção, o dermatologista pode fazer uma drenagem e indicar o uso de antibióticos.

10. Câncer de pele

O câncer de pele pode provocar o surgimento de caroços na pele que não doem, avermelhados, da cor da pele, pretos, azulados ou vermelho azulados. Saiba reconhecer os sintomas do câncer de pele.

Além disso, outros sintomas e sinais de câncer de pele também podem influir a presença de verrugas ou feridas que coçam, sangram e não cicatrizam.

O que fazer: o tratamento varia conforme o tipo de câncer de pele, podendo ser indicado pelo oncologista uma cirurgia para remover o tumor, a realização de sessões de radioterapia, quimioterapia ou ainda a imunoterapia. Entenda como é o tratamento do câncer de pele.