Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cisto Sebáceo: o que é e como tratar

O cisto sebáceo é um tipo de caroço que se forma sob a pele, composto de uma substância chamada sebum, de formato arredondado, que mede poucos centímetros e pode surgir em qualquer região do corpo. Ele geralmente é macio ao toque, pode se mover quando é tocado ou pressionado e é geralmente indolor.

No entanto, quando o cisto sebáceo está inflamado, pode gerar sintomas como dor, aumento da temperatura na região, sensibilidade e vermelhidão, sendo necessário tratamento médico. Neste caso, o médico mais indicado é o dermatologista, que poderá indicar uma pequena cirurgia para remover o cisto. 

Cisto Sebáceo: o que é e como tratar

Possíveis causas

O cisto sebáceo forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. A glândula sebácea ou o seu ducto podem entupir devido a uma lesão na área, como um corte ou uma ferida, ou pode ser uma consequência da acne.

Saiba identificar a acne e veja como é feito o tratamento.

Quais os sintomas

Apesar dos cistos sebáceos serem mais comuns nas costas, no pescoço e na cabeça, eles podem surgir em qualquer região do corpo, com exceção da palma das mãos e das plantas dos pés.

Os cistos sebáceos, quando surgem nas costas, podem causar maior incômodo quando o indivíduo está dormindo, principalmente quando se trata de um cisto inflamado. 
O cisto sebáceo na cabeça pode causar dor quando o indivíduo lava ou penteia os cabelos e, em alguns casos, ele pode ser bem visível, como ocorre em caso de calvície.

Como é feito o tratamento

Geralmente, os cistos sebáceos não são perigosos nem provocam sintomas. Porém, a pessoa pode desejar eliminar estes cistos por razões estéticas, já que muitas vezes podem atingir um tamanho considerável.

Não é recomendado espremer o cisto ou tentar retirá-lo sozinho, porque pode infeccionar e lesionar os tecidos à sua volta. No entanto, uma dica que pode ajudar a remover o cisto sebáceo em casa é colocar uma bolsa de água quente, por 15 minutos na região, que promove a dilatação e facilita a saída espontânea do seu conteúdo. Veja um outro remédio caseiro para remover o cisto sebáceo.

Para remover completamente o cisto sebáceo, o ideal é ir ao médico, que deve avaliar o cisto, de forma a perceber se é indicado recorrer à cirurgia, que pode ser realizada no consultório médico, sob anestesia local. Quando o cisto está inflamado o médico poderá orientar que antes da cirurgia o paciente tome antibióticos por 5 ou 7 dias, para evitar infecções.

Em que consiste a cirurgia

A cirurgia para o cisto sebáceo é relativamente simples, sendo feita num consultório médico sob anestesia local. Geralmente, a cirurgia é indicada para cistos que medem mais de 1 centímetro de diâmetro ou que estejam infectados, como pode ocorrer quando se tenta espremer, por exemplo. Após a retirada do conteúdo do cisto, o médico poderá dar alguns pontos na área e realizar um curativo que deverá ser trocado conforme a sua indicação.

Os cistos sebáceos são geralmente benignos, porém, após a sua remoção, o médico pode enviar parte do seu conteúdo para análise laboratorial, para excluir as chances de ser um câncer, principalmente se o indivíduo já teve câncer ou se há casos da doença na família.

Bibliografia >

  • MAHESH, M et. al.. Sebaceous cyst of cheek: A case report. International Journal of Applied Dental Sciences. Vol.4. 3.ed; 106-108, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem