Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lipoma - O que é Quando fazer Cirurgia

O lipoma é um tipo de caroço que surge na pele, que é composto por células de gordura tendo a forma arredondada, que pode surgir em qualquer local do corpo e que cresce lentamente, causando incômodo estético ou físico. No entanto, esta doença não é maligna e não possui nenhuma relação com o câncer, embora em casos raríssimos possa se transformar num liposarcoma. 

O que diferencia o lipoma de um cisto sebáceo é a sua constituição. O lipoma é composto de células adiposas e o cisto sebáceo é composto por uma substância chamada sebum. As duas doenças apresentam sintomas semelhantes e o tratamento é sempre o mesmo, a cirurgia para retirada da cápsula fibrosa.

Apesar de ser mais fácil o surgimento de apenas um lipoma, é possível que o indivíduo apresente vários cistos e neste caso ele será denominado lipomatose, que é uma doença familiar. Saiba tudo sobre a lipomatose aqui.

Lipoma - O que é Quando fazer Cirurgia

Sintomas do lipoma

O lipoma possui as seguintes características:

  • Lesão arredondada que surge na pele, que não dói e que tem uma consistência firme, elástica ou macia, que pode variar de meio centímetro a mais de 10 centímetros de diâmetro, o que já caracteriza um lipoma gigante.

A maioria dos lipomas tem até 3 cm e não dói mas algumas vezes ele pode causar dor ou um certo incômodo se a pessoa ficar mexendo nele. Outra característica dos lipomas é que eles vão crescendo aos poucos ao longo dos anos, sem causar nenhum desconforto por muito tempo, até que quando surgem compressão ou obstrução em algum tecido vizinho, surge:

  • Dor no local e
  • Sinais de inflamação como vermelhidão ou aumento da temperatura.

É possível identificar o lipoma através da observação de suas características mas para se certificar de que é um tumor benigno o médico poderá solicitar exames como raio-X e ultrassonografia, mas a tomografia computadorizada pode trazer uma visão melhor do tamanho, densidade e formato do tumor. 

Causas do surgimento do lipoma 

Não se sabe o que pode levar ao surgimento destes caroços de gordura no corpo. Normalmente o lipoma aparece mais em mulheres que tem casos semelhantes na família, e eles não são comuns em crianças e não tem relação direta com aumento da gordura ou obesidade. 

Os lipomas menores e mais superficiais surgem geralmente nos ombros, costas e pescoço. No entanto, em algumas pessoas ele pode se desenvolver nos tecidos mais profundos, podendo comprometer artérias, nervos ou vasos linfáticos, mas em todo caso o tratamento é feito com a sua retirada em cirurgia. 

Lipoma - O que é Quando fazer Cirurgia

Como tratar o Lipoma

O tratamento para lipoma consiste na realização de uma pequena cirurgia para sua retirada. A cirurgia é simples, realizada em consultório dermatológico, sob anestesia local, e deixa uma pequena cicatriz no local. A lipoaspiração tumescente pode ser uma solução indicada pelo médico. Tratamentos estéticos como a lipocavitação podem ajudar a remover este acumulo de gordura, no entanto, não elimina a cápsula fibrosa, por isso ele poderá voltar.

O uso de cremes cicatrizantes como cicatrene, cicabio ou bio-oil podem ajudar a melhorar a cicatrização da pele, evitando as marcas. Veja os melhores alimentos cicatrizantes para consumir após a retirada do lipoma.

A cirurgia é indicada quando o caroço é muito grande ou está localizado na face, nas mãos, pescoço ou costas, e atrapalha a vida da pessoa, por ser inestético ou por dificultar suas tarefas domésticas.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...