Cardiologia: o que é, o que faz (e quando consultar)

Marque consulta com um Cardiologista

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

A cardiologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial, por exemplo.

O médico especialista em cardiologia é chamado de cardiologista e deve ser consultado se houver sintomas como dor no peito, falta de ar, palpitações, pressão alta ou para acompanhamento preventivo da saúde do coração.

Leia também: Cardiologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/quando-ir-no-cardiologista

Os principais exames solicitados pela cardiologia incluem eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, além de procedimentos como o cateterismo cardíaco, que ajudam a diagnosticar ou tratar condições que afetam o coração.

Imagem ilustrativa número 1

O que faz a cardiologia

A cardiologia diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo:

  • Doença arterial coronariana;
  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Arritmia ou fibrilação atrial;
  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Cardiopatias congênitas; 
  • Hipertensão arterial;
  • Aterosclerose.

Durante a consulta de cardiologia, o médico também procura identificar fatores de risco que podem aumentar as chances de doenças do coração, além de orientar sobre formas de prevenção, como mudanças nos hábitos de vida.

Cardiologia pediátrica

A cardiologia pediátrica é a área da cardiologia especializada em identificar, acompanhar e tratar problemas cardíacos que podem estar presentes desde o nascimento ou que surgem ao longo da infância.

Quando consultar a cardiologia

É recomendado consultar a cardiologia quando surgirem sintomas como:

  • Dor ou pressão no peito;
  • Falta de ar, mesmo em repouso ou com esforço leve;
  • Palpitações ou batimentos irregulares;
  • Tontura, desmaios ou sensação de fraqueza;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos ou abdômen;
  • Fadiga excessiva sem causa aparente.

Nesses casos, deve-se procurar o cardiologista, que poderá solicitar os exames necessários, definir o tratamento mais adequado e orientar sobre a prevenção de complicações cardíacas.

Encontre um Cardiologista perto de você!

Procure pela unidade ou região que deseja e encontre um especialista disponível.
Parceria com
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que significa HAS na cardiologia

Na cardiologia, HAS significa hipertensão arterial sistêmica, sendo o termo para a pressão alta, que pode causar sintomas como dor de cabeça, tontura, cansaço, palpitações e falta de ar.

Leia também: Hipertensão arterial: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-hipertensao

O acompanhamento do cardiologista, mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos são indicados para controlar a HAS e proteger a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Exames de cardiologia

Para diagnosticar e monitorar condições do coração, a cardiologia pode solicitar exames, como:

  • Eletrocardiograma, exame que registra a atividade elétrica do coração para verificar o ritmo e a frequência cardíaca;
  • Ecocardiograma, um exame que utiliza ultrassom para criar imagens e vídeos das câmaras do coração, válvulas e fluxo sanguíneo, avaliando a estrutura e função cardíaca;
  • Teste de esforço, chamado ergometria, que avalia como o coração responde ao exercício físico, verificando se há falta de oxigênio ou alterações no ritmo cardíaco;
  • Holter, que é a monitorização contínua do ritmo cardíaco durante 24 a 48 horas, útil para detectar arritmias que não aparecem no ecocardiograma;
  • MAPA de pressão arterial, avaliação da pressão arterial ao longo de 24 horas, identificando hipertensão oculta ou variações anormais.

Além disso, a cardiologia pode utilizar imagem nuclear e exames de sangue, como dosagem de colesterol e marcadores cardíacos, para avaliar a função do coração e identificar possíveis doenças. Veja os principais exames do coração.

Cardiologia intervencionista

A cardiologia intervencionista é uma área da cardiologia dedicada a procedimentos minimamente invasivos, utilizando cateteres e equipamentos especiais para desobstruir artérias, corrigir válvulas e tratar malformações cardíacas.

Entre os procedimentos mais comuns estão o cateterismo cardíaco, a angioplastia com stent para desobstruir artérias e a ablação por cateter para tratar arritmias.

Leia também: Ablação cardíaca: o que é, como é feita e cuidados tuasaude.com/ablacao-cardiaca