Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas de hipertensão e o que fazer para baixar

Os sintomas de hipertensão, também chamada de pressão alta, apesar de pouco frequentes, podem surgir quando a pressão é muito superior à normal, que é cerca de 140 x 90 mmHg, podendo haver enjoos, tonturas, cansaço excessivo, visão embaçada, dificuldade para respirar e dor no peito.

A hipertensão é uma doença silenciosa que evolui lentamente, não produzindo sintomas até que aconteça uma crise. Assim, é recomendado que a pressão arterial seja verificada pelo menos uma vez por ano no consultório médico, principalmente no caso de se ter histórico familiar, para que possam ser prevenidas complicações graves, como infarto ou insuficiência renal, por exemplo.

Principais sintomas de hipertensão e o que fazer para baixar

Principais sintomas de hipertensão

Os sintomas de hipertensão são raros de aparecer e, por isso, essa doença é considerada silenciosa. Os sintomas costumam aparecer quando a pressão sobe de uma hora para outra, caracterizando uma crise hipertensiva, sendo alguns dos possíveis sintomas:

  • Enjoos e tonturas;
  • Dor de cabeça forte;
  • Sangramentos pelo nariz;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Dificuldade para respirar;
  • Cansaço excessivo;
  • Visão embaçada;
  • Dor no peito;
  • Perda de consciência;
  • Ansiedade excessiva.

Além disso, devido à pressão elevada é possível que existam danos aos olhos, rins e coração. Por isso, caso sejam notados sintomas é importante ir ao hospital o mais rápido possível, ou tomar o remédio indicado pelo cardiologista, para que os sintomas e a crise hipertensiva sejam controladas. Veja o que fazer na crise de pressão alta.

Sintomas de hipertensão na gravidez

A hipertensão na gravidez, também chamada de pressão alta na gravidez, é uma situação grave e que precisa ser identificada e tratada rapidamente para evitar o desenvolvimento da pré-eclâmpsia, que é uma situação grave e que pode resultar em coma e morte da mãe e do bebê.

Além dos sintomas que podem ser percebidos durante uma crise hipertensiva, na pressão alta na gravidez pode também haver inchaço exagerado das pernas e dos pés e dor abdominal intensa. Saiba como identificar os sintomas de hipertensão na gravidez.

O que fazer para baixar a pressão alta

É importante que o cardiologista seja consultado para que a melhor opção de tratamento seja indicada. Além disso, é recomendado que sejam tomadas atitudes para prevenir novas crises, como por exemplo praticar atividade física, mudar os hábitos alimentares, moderar o consumo do álcool, evitar alimentos gordurosos e manter o peso adequado.

Assista ao vídeo a seguir e saiba o que fazer para baixar a pressão arterial:

O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA

1.5 milhões visualizações

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hipertensão (pressão alta): o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao#sintomas>. Acesso em 27 Dez 2019
  • AMERICAN HEART SOCIETY. What are the Symptoms of High Blood Pressure?. Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/why-high-blood-pressure-is-a-silent-killer/what-are-the-symptoms-of-high-blood-pressure>. Acesso em 27 Dez 2019
  • AMERICAN HEART SOCIETY. Hypertensive Crisis: When You Should Call 911 for High Blood Pressure. Disponível em: <https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/understanding-blood-pressure-readings/hypertensive-crisis-when-you-should-call-911-for-high-blood-pressure>. Acesso em 27 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem