Insuficiência cardíaca congestiva: sintomas e tratamento

junho 2022
  1. Sintomas
  2. Diagnóstico
  3. Causas
  4. Tratamento

A insuficiência cardíaca congestiva acontece quando o coração não consegue mais bombear sangue corretamente, o que diminui o transporte de oxigênio para os tecidos, resultando em sintomas como cansaço, falta de ar e aumento dos batimentos cardíacos. Entenda o que é insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca congestiva, ou ICC, é mais comum em idosos e pessoas com hipertensão, mas seu aparecimento também pode ser influenciado por hábitos de vida, como consumir frequentemente bebidas alcoólicas ou fumar, por exemplo.

É importante que a doença seja identificada logo nos primeiros sintomas para que o tratamento apresente bons resultados. Normalmente o cardiologista indica o uso de medicamentos que diminuem a pressão, além da recomendação da melhora dos hábitos de vida.

Sintomas de ICC

O principal sintoma da insuficiência cardíaca congestiva é a falta de ar, que tende a piorar com o passar do tempo, passando a ser sentida mesmo quando se está em repouso.

Outros sintomas comuns de ICC são:

  • Falta de ar;
  • Cansaço excessivo;
  • Inchaço dos membros inferiores e da região abdominal;
  • Dificuldade para dormir;
  • Tosse constante e com sangue;
  • Falta de apetite e aumento de peso;
  • Confusão mental;
  • Vontade de urinar mais vezes, principalmente à noite.

Na insuficiência cardíaca congestiva, a diminuição do bombeamento de sangue para o resto do corpo faz com que haja uma sobrecarga do coração, o que resulta em aumento dos batimentos cardíacos na tentativa de promover a oxigenação correta dos tecidos e o bom funcionamento do organismo.

No entanto, o aumento dos batimentos cardíacos leva ao desequilíbrio entre os líquidos intra e extracelulares, resultando na entrada de líquido nos tecidos, o que promove o inchaço dos membros inferiores e da região abdominal.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da insuficiência cardíaca congestiva normalmente é feito pelo cardiologista através de diferentes exames como teste de esforço, raio-x do tórax ou ecocardiograma, por exemplo, em que pode-se verificar o funcionamento do coração.

Possíveis causas

A insuficiência cardíaca congestiva pode ser causada por qualquer condição que altere o funcionamento do coração e o transporte de oxigênio para os tecidos, sendo as principais:

  • Doença Arterial Coronariana Grave, que acontece devido à obstrução dos vasos sanguíneos em função da presença de placas de gordura;
  • Estenose valvar, que é o estreitamento das válvulas cardíacas devido ao envelhecimento ou febre reumática;
  • Arritmia cardíaca, que é caracterizada pela alteração nos batimentos cardíacos, fazendo com o que o coração bata de forma mais lenta ou mais rápido.
  • Disfunção diastólica, em que o coração não consegue relaxar após a contração, sendo essa causa mais frequente em pessoas com hipertensão e idosos.

Além dessas causas, a ICC também pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo, problemas reumáticos, obesidade, diabetes, infecções virais ou depósito excessivo de ferro nos tecidos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a Insuficiência Cardíaca Congestiva é feito sob orientação do cardiologista, e de acordo com a causa da doença, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos diuréticos como por exemplo a Furosemida e a Espironolactona, e betabloqueadores como Carvedilol, Bisoprolol ou Metoprolol que devem ser utilizados conforme recomendação médica. Saiba mais sobre o tratamento para a insuficiência cardíaca.

Além disso, é importante ter atenção à alimentação, evitando o consumo excessivo de sal, e praticar atividades físicas regulares. O transplante cardíaco só é indicado quando o tratamento com medicamentos não é eficaz.

Veja no vídeo a seguir como a alimentação é importante no tratamento da Insuficiência Cardíaca:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em junho de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em setembro de 2019.
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886. 

Tuasaude no Youtube

  • Insuficiência Cardíaca | Alimentação para Controlar

    09:24 | 129989 visualizações