Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os Sintomas, Tratamento e Cura para Câncer nos Ossos

O câncer nos ossos provoca sintomas como dor e inchaço das articulações que podem quebrar facilmente e com frequência, sendo que o diagnóstico e tratamento precoce do câncer ósseo aumenta as chances de cura.

No entanto,o câncer primário ósseo, que é aquele que afeta diretamente os ossos é muito raro, sendo mais comum o câncer secundário. Este tipo de câncer é normalmente uma metástase, ou seja, antes dos ossos serem afetados ocorreu o desenvolvimento de um tumor maligno em outro órgão do corpo, como pulmão ou próstata e as células cancerígenas do tumor primário espalharam-se para os ossos criando metástases, sendo que na maioria dos casos, não tem cura e, por isso, o tratamento é paliativo para manter o conforto do paciente.

Saiba quais são os Sintomas, Tratamento e Cura para Câncer nos Ossos

Sintomas de câncer nos ossos

Os sintomas mais comuns de câncer nos ossos incluem:

  • Dor nos ossos: normalmente no inicio, a dor não é constante porém pode ser muito intensa à noite ou quando se mexe as pernas, como para caminhar;
  • Inchaço das articulações: pode surgir um nódulo nas articulações, aumentando a dor e o desconforto principalmente nos joelhos e cotovelos;
  • Ossos que quebram facilmente: a fraturas dos ossos pode ocorrer porque ele está mais frágil, sendo mais comum fraturas do fémur ou da coluna.

Além destes sinais de câncer, o tumor pode levar a perda de peso sem razão aparente, cansaço intenso e febre constante. No caso do câncer se espalhar para outros órgãos, como pulmão por exemplo, pode causar outros sintomas mais específicos, como dificuldade a respirar.

Como é feito o diagnóstico do câncer ósseo

Para diagnosticar o câncer que surge nos ossos, o médico tem de observar os ossos do paciente e, geralmente indica a realização de um raio-X para confirmar a suspeita.

Além disso, pode ser importante realizar outros exames complementares, como biopsia para confirmar o diagnóstico de câncer nos ossos.

Tratamento para câncer nos ossos

O tratamento para câncer ósseo é indicado pelo oncologista e depende do tipo de tumor, como condrossarcoma ou tumor de Edwing, por exemplo e do tamanho e da sua localização, sendo que normalmente inclui a realização de quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia para amputar o membro afetado, mantendo, se possível, o máximo da sua funcionalidade.

No entanto, quando o câncer ósseo está numa fase muito avançada, o que ocorre normalmente no câncer ósseo secundário, o tratamento mais comum é o tratamento paliativo, que é feito para manter o conforto do paciente, reduzindo a dor e o desconforto causado pelos sintomas de câncer.

Este tratamento pode ser feito no hospital ou em casa, sendo mantidas todas as medidas que apoiem o paciente na fase final de vida, administrado analgésicos fortes, como morfina para aliviar as dores,aplicando oxigênio para aliviar a falta de ar e iniciando alimentação por sonda para manter o doente hidratado e nutrido.

Leia Como é feito o tratamento para câncer nos ossos e saiba tudo sobre o melhor tratamento em cada caso.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...