Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para Câncer nos Ossos

O tratamento para câncer nos ossos pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação das várias terapias, de modo a remover o tumor e destruir as células cancerígenas, caso seja possível e, normalmente é realizado no Instituto Nacional do Câncer mais próximo do local onde a pessoa mora.

O câncer ósseo pode ser curado, mas é necessário que ele seja diagnosticado precocemente, para evitar que se espalhe por vários ossos. Alguns sintomas que podem indicar sua presença são dor nos ossos da coluna, costelas e pernas, além de inchaço nas pernas e nas mãos, dificuldade em movimentar-se ou fraturas frequentes, por exemplo. 

Conheça outras causas de dor nos ossos em: Causas e Tratamentos para Dor nos ossos

Como é feito o tratamento para Câncer nos Ossos

Como tratar o câncer nos ossos

O tratamento do câncer ósseo depende do tipo de tumor, do tamanho e da sua localização, sendo que os principais tipos de tumores malignos de origem óssea são os condrossarcomas, osteossarcomas e o tumor de Ewing. Desta forma:

  • Tratamento do Condrossarcoma: afeta as cartilagens e o tratamento mais indicado é a cirurgia para remoção do tumor, pois na grande maioria dos casos a quimioterapia e radioterapia não têm o efeito desejado;
  • Tratamento do Osteossarcoma: o osteosarcoma, normalmente, é tratado com a realização de quimioterapia durante 3 meses antes de fazer a cirurgia para remover o tumor;
  • Tratamento do Tumor de Ewing: o tratamento é complexo e engloba a combinação de radioterapia, quimioterapia e cirurgia.

Uma outra possibilidade é usar medicamentos à base de anticorpos monoclonais como Herceptin e Zometa.

O objetivo dos tratamentos é destruir as células cancerígenas e remover o tumor, sem ser necessário amputar o membro afetado, sendo em alguns casos é possível colocar um implante metálico ou usar o osso de um doador para manter a funcionalidade do membro e fazer as atividades do dia-a-dia. 

A alimentação é muito importante para facilitar o trabalho do sistema imunitário e vencer o câncer. Os alimentos mais indicados são ricos em vitaminais e minerais, sendo importante restringir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar para ajudar na desinflamação do organismo. Veja os alimentos mais indicados para combater o câncer.

Veja também: 

Qual a origem do câncer ósseo

O câncer ósseo pode ser primário, quando afeta primariamente algum osso ou secundário, quando deriva de metástases proveniente de outro local do corpo, como câncer de mama, próstata, tireoide, pulmão ou rim, por exemplo.

O câncer pode-se desenvolver em qualquer osso, no entanto, afeta principalmente os ossos mais longos, como os dos braços e pernas, vértebras da coluna ou quadril.

Para diagnosticar o tumor maligno é preciso fazer exames de imagem como raio-x e ressonância magnética, além de uma biopsia para identificar o tipo de tumor e sua localização, para adequar o tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...