Calciferol

Atualizado em maio 2012

Calciferol é a substância ativa de um medicamento derivado da vitamina D2.

Esse medicamento de uso oral é indicado para o tratamento de indivíduos com deficiência dessa vitamina no organismo e para o tratamento de hipoparatireoidismo e raquitismo.

O Calciferol age regulando os níveis de cálcio e fósforo no organismo, uma vez que promove uma maior absorção intestinal dessas substâncias.

Indicações do Calciferol

Hipofosfatemia familiar; hipoparatireoidismo familiar; raquitismo resistente a vitamina D; raquitismo dependente da vitamina D.

Preço do Calciferol

Uma caixa de 10 ml que tem como substância ativa o Calciferol pode custar entre 6 e 33 reais.

Efeitos colaterais do Calciferol

Arritmia cardíaca; ataxia (falta de coordenação muscular); aumento da pressão arterial; aumento da quantidade de urina; aumento de cálcio na urina; aumento de cálcio no sangue; aumento de fósforo no sangue; boca seca; calcificação dos tecidos moles (inclusive do coração); conjuntivite; coceira; prisão de ventre; convulsão; corrimento no nariz; desmineralização dos ossos; diminuição do desejo sexual; diarréia; dor nos ossos; dor de cabeça; dor nos músculos; fraqueza; febre; falta de apetite; problemas nos rins; gosto de metal na boca; irritabilidade; náusea; presença de albumina na urina; psicose; sensibilidade a luz; sonolência; tontura; vômito; zumbido nos ouvidos.

Contraindicações do Calciferol

Gravidez risco C; mulheres em fase de lactação; grande quantidade de cálcio no organismo; grande quantidade de vitamina D no organismo; hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.

Modo de uso do Calciferol

Uso oral

Adultos

  • Raquitismo (resistente à vitamina D): Administrar de 12.000 a 150.000 UI diariamente.
  • Raquitismo (dependente de vitamina D): Administrar de 10.000 a 60.000 UI diariamente.
  • Hipoparatireoidismo: Administrar de 50.000 a 150.000 UI diariamente. Hipofosfatemia familiar: Administrar de 50.000 a 100.000 UI diariamente.