Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tipos e Benefícios do Vinagre

O vinagre pode ser feito a partir de vinhos, como o vinagre branco, tinto ou balsâmico, ou a partir do arroz, trigo e de algumas frutas, como a maçã, a uva, o kiwi e a carambola, podendo ser usado para temperar carnes, saldas e sobremesas ou ser adicionado a sucos.

O vinagre tem uma ação antibacteriana, ajuda a melhorar a digestão, regular o açúcar no sangue, favorecer a perda de peso, regular o metabolismo das gorduras e atuar como antioxidante, ajudando assim na prevenção de doenças.

1. Vinagre de álcool

Tipos e Benefícios do Vinagre

O vinagre branco ou vinagre de álcool é produzido a partir da fermentação de álcool de malte, milho ou cana de açúcar, tem uma cor transparente e é comumente usado como tempero para carnes e saladas, sendo uma boa opção para reduzir a quantidade de sal usada para dar sabor aos alimentos, porque o vinagre dá sabor suficiente aos alimentos.

Além disso, ele também é o mais usado na higienização de frutas e legumes, além de poder atuar como amaciante de roupas, tira mofo e neutralizador de cheiros, especialmente de recipientes plásticos que armazenaram comida e de urina de animais em tapetes e colchões. 

2. Vinagre de Frutas

Tipos e Benefícios do Vinagre

Os mais conhecidos são os vinagres de maçã e de uva, mas também é possível fazer vinagres a partir de outras frutas, como kiwi, framboesa, maracujá e cana de açúcar.

O vinagre de maçã é rico em antioxidantes e em nutrientes como fósforo, potássio, vitamina C e magnésio, enquanto o vinagre de uva, também conhecido como vinagre de vinho tinto, contém os antioxidantes das uvas roxas, que melhoram a saúde do coração e fortalecem o sistema imunológico. Veja como o vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer.

3. Vinagre Balsâmico

Tipos e Benefícios do Vinagre

Tem cor bastante escura e consistência mais densa, possuindo um sabor agridoce que normalmente combina como tempero de saladas de vegetais, carnes, peixes e molhos.

Ele é feito a partir da uva, e confere os benefícios dos antioxidantes desta fruta, como melhor controle do colesterol, prevenção de doenças cardiovasculares e prevenção do envelhecimento precoce.

4. Vinagre de Arroz

Tipos e Benefícios do Vinagre

O vinagre de arroz tem a vantagem de não conter sódio, um mineral que compõe o sal de cozinha e que é o responsável pelo aumento da pressão arterial, podendo ser consumido com maior frequência por pessoas com hipertensão.

Além disso, ele também pode conter antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças e aminoácidos, que são partes de proteínas que melhoram o funcionamento do organismo. Sua maior utilização é no sushi, pois ele faz parte dos ingredientes usados para fazer o arroz usado nas comidas orientais.

Outras utilidades do vinagre

Devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o vinagre foi usado por muito tempo como produto de limpeza e desinfecção de feridas. 

Além disso, o vinagre é usado para manter vegetais em conserva, ajudando também a dar um novo sabor ao alimento. Ele também garante uma boa acidez no estômago, o que facilita a digestão e previne infecções intestinais, pois a acidez do estômago ajuda a matar fungos e bactérias que podem estar nos alimentos. Veja também como usar o vinagre para controlar a caspa.

Informação Nutricional

Na tabela a seguir, está indicada a informação nutricional de 100 g de vinagre:

ComponentesQuantidade
Energia22 kcal
Carboidratos0,6 g
Açúcares0,6 g
Proteína0,3 g
Lípidos0 g
Fibras0 g
Cálcio14 mg
Potássio 57 mg
Fósforo6 mg
Magnésio5 mg
Ferro0,3 mg
Zinco0,1 mg

Bibliografia >

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR . Composição de Alimentos: Vinagre. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?18362>. Acesso em 18 Jun 2020
  • CHEN Hengye; CHEN Tao et al. Vinegar Functions on Health: Constituents, Sources, and Formation Mechanisms. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety. 00. 1-14, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem