Vinagre de maçã realmente emagrece?

Setembro 2021

O vinagre de maçã é um condimento rico em ácido acético, um antioxidante que ajuda a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue, prolongando a saciedade e contribuindo para o controle da fome, ajudando a emagrecer.

Além disso, o vinagre de maçã tem poucas calorias, sendo uma opção interessante para acrescentar na alimentação diária, sem prejudicar as dietas para perda de peso. Conheça outros benefícios do consumo do vinagre de maçã para a saúde.

No entanto, para ajudar no emagrecimento, o vinagre de maçã deve ser consumido diariamente e associado a uma alimentação balanceada e práticas regulares de atividade física.

Vinagre de maçã realmente emagrece?

Como tomar o vinagre para emagrecer

Para ajudar a emagrecer, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em 100 a 200 ml de água ou suco, e beber antes de dormir, durante o café da manhã, almoço ou jantar.

Outras formas de ingerir o vinagre de maçã, é usar como tempero, adicionando em saladas, legumes, carne, frango ou peixes.

Além de ingerir o vinagre de maçã diariamente, para emagrecer é importante também priorizar uma dieta balanceada com alimentos saudáveis, como cereais integrais, vegetais e frutas frescos, proteínas magras e leguminosas.

Cuidados com o consumo do vinagre

Devido à acidez, pessoas com gastrite, úlceras gástricas ou intestinais ou com histórico de refluxo devem evitar o consumo de vinagre, pois ele pode aumentar a irritação do estômago e causar sintomas de dor e queimação.

O vinagre de maçã não deve ser consumido por pessoas em tratamento com o  medicamentos diuréticos, pois podem causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou alteração dos batimentos do coração.

Após beber a solução de vinagre de maçã, é importante enxaguar a boca com água pura para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes. Assim como só se deve escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

Outras opções saudáveis para emagrecer

Além do consumo de vinagre de maçã, existem outras formas para ajudar a emagrecer de forma saudável, como por exemplo:

  • Fazer a dieta do jejum intermitente: o jejum intermitente é uma dieta em que se intercala algumas horas em jejum com períodos em que se pode comer. Esta acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer. Veja como fazer a dieta do jejum intermitente;
  • Praticar atividades físicas regulares: a prática regular de atividade física, como caminhada, corrida ou dança, favorece o aumento do gasto de energia, promovendo a perda de peso. Conheça alguns exercícios que ajudam no emagrecimento.
  • Evitar alimentos muito calóricos: alimentos com muito açúcar, como sorvete, biscoitos, bolos e alimentos com alto teor de gordura, como fast food, frituras e salgadinhos, são muito calóricos e, por isso, devem ser evitados em dietas de emagrecimento;
  • Beber bastante água: beber água ajuda a emagrecer, pois quando estamos com sede, nosso organismo pode confundir os sinais de sede com fome. Saiba qual a quantidade de água que se deve beber por dia;
  • Dormir o mínimo de 7 horas por noite: dormir entre 7 a 9 horas por noite ajuda a emagrecer, pois é durante a noite que o organismo produz os hormônios que controlam a fome e promovem a saciedade.

Além disso, mastigar bem e devagar os alimentos ajuda muito no emagrecimento. Isto acontece, pois o cérebro precisa em torno de 20 minutos para “entender” que o estômago já está cheio e que estamos saciados.

Veja com a nossa nutricionista algumas dicas para controlar a fome e emagrecer:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Vinegar, cider. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173469/nutrients>. Acesso em 23 Set 2021
  • E Östman et al. Vinegar supplementation lowers glucose and insulin responses and increases satiety after a bread meal in healthy subjects. Nature. Vol. 59. 983–988 , 2005
  • PETSIOU, Eleni I.; et al. Effect and mechanisms of action of vinegar on glucose metabolism, lipid profile, and body weight. Nutrition Reviews. 72. 10; 651-661, 2014
  • LIM, Joseph et al. Vinegar as a functional ingredient to improve postprandial glycemic control-human intervention findings and molecular mechanisms. Molecular Nutrition and Food Research. Vol.60. 8.ed; 1837-1849, 2016
  • BUDAK, H, Nilgün et al. Functional Properties of Vinegar. Journal of Food Science. Vol.79. 5.ed; 757-764, 2014
Mais sobre este assunto: