Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os Benefícios do Sagu e saiba como Preparar

O principal benefício do sagu para a saúde é fornecer energia, pois ele é composto apenas por carboidratos, podendo ser usado antes do treino ou para fornecer energia extra em casos de amamentação e recuperação de gripes, resfriados e outras doenças.

O sagu normalmente é feito a partir da farinha muito fina da mandioca, que se chama fécula, tornando-se um tipo de tapioca em grãos, podendo ser consumido por celíacos, por não conter glúten. No entanto, ele não contém fibras, sendo desaconselhado em casos de prisão de ventre e diabetes, por exemplo.

O sagu pode ser feito com vinho, suco de uva ou leite, tornando-o mais nutritivo.

Conheça os Benefícios do Sagu e saiba como Preparar

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de sagu.

Quantidade: 100 g
Energia: 340 kcal
Carboidrato:86,4 gFibras:0 g
Proteína:0,6 gCálcio:10 mg
Gordura:0,2 gSódio:13,2 mg

Apesar de no Brasil o sagu ser feito a partir da mandioca, originalmente ele é produzido a partir de palmeiras na região da Ásia, Malásia e Indonésia.

Sagu com vinho

O sagu com vinho tinto tem a vantagem de ser rico no antioxidante resveratrol, nutriente do vinho que tem propriedade de diminuir o risco de problemas cardíacos e controlar a pressão arterial. Veja todos os Benefícios do Vinho.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de sagu de mandioca
  • 9 xícaras de chá de água
  • 10 colheres de sopa de açúcar
  • 10 cravos da índia
  • 2 paus de canela
  • 4 xícaras de chá de vinho tinto

Modo de preparo:

Ferver a água com os cravos e canela e retirar os cravos após cerca de 3 minutos de fervura. Acrescentar o sagu e mexer com frequência, deixando cozinhar por cerca de 30 minutos ou até as bolinhas ficarem transparentes. Adicionar o vinho tinto e cozinhar mais um pouco, lembrando sempre de mexer. Acrescentar o açúcar e manter em fogo baixo por mais cerca de 5 minutos. Desligar e deixar esfriar naturalmente.

Sagu ao Leite

Esta receita é rica em cálcio, mineral que fortalece dentes e ossos, trazendo ainda mais energia para a refeição. No entanto, por esta receita ser rica em açúcar, o ideal é consumi-la em pequenas quantidades.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite
  • 1 xícara de chá de sagu
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 caixinha de leite condensado light
  • Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Colocar o sagu na água e deixar descansar até que ele fique inchado. Aquecer o leite em uma panela, acrescentar o sagu e cozinhar, mexendo sempre. Quando as bolinhas de sagu estiverem transparentes, acrescentar o leite condensado e continuar mexendo por mais 5 a 10 minutos. Desligar o fogo e acrescentar canela em pó. Essa receita pode ser servida quente ou gelada.

Pipoca de Sagu

A pipoca de sagu é mais fácil de ser consumida por crianças por não ter casca, o que ajuda a evitar engasgos. Ela é feita da mesma forma que a pipoca tradicional, adicional um fio de óleo em uma penela para os grãos estourarem.

Deve-se mexer o sagu em fogo baixo até os grãos começarem a estourar, tampando a panela em seguida. O ideal é colocar poucos grãos na panela, pois o sagu é mais lento a estourar e muitos grãos podem queimar durante o processo.

Veja como fazer pipoca de forma de simples no micro-ondas em Pipoca engorda?

Mais sobre este assunto:


Carregando
...