Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 razões para trocar a manteiga por Ghee

A manteiga Ghee, também conhecida como manteiga clarificada, muito usada por indianos, não contem sal nem lactose, não estraga com temperaturas elevadas, por isso é uma boa gordura para cozinhar e também não precisar ser guardada na geladeira.

Este tipo de manteiga é diferente porque é obtida a partir do leite de vaca ou de búfala, depois que passa por um processo de retirada da água e de elementos sólidos do leite, como proteínas e lactose, ficando apenas um óleo purificado de cor dourada e levemente transparente.

5 razões para trocar a manteiga por Ghee

A manteiga ghee pode ser considerada melhor do que a manteiga comum e às margarinas porque:

  1. Não contem lactose, sendo de mais fácil digestão e podendo ser consumida por intolerantes à lactose;
  2. Não precisa ser armazenada na geladeira, pois tem uma grande durabilidade, embora fique líquida como óleo;
  3. É rica em vitaminas lipossolúveis: A, E, K e D;
  4. É uma gordura mais pura e ajuda a reduzir o colesterol e os triglicerídios; saiba como deve ser a dieta para baixar o colesterol.
  5. Pode ser utilizada na preparação de refeições porque é estável em temperaturas elevadas,

É importante lembrar que esses benefícios são obtidos a partir do consumo de pequenas quantidades de manteira ghee na dieta, que deve ser incluída em uma alimentação balanceada. 

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 5g de manteiga ghee, que equivale a 1 colher de chá.

Quantidade: 5g (1 colher de chá)
Energia:45 kcalGordura saturada:3,4 g
Carboidrato:0 gColesterol:8,25 mg
Proteína:0,02 gSódio:0,7 mg
Gordura:5 gCálcio:0,21 mg
Fibras:0 gVitamina A:45 mg

Além de pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos de nutrição, essa manteiga também pode ser fabricada em casa, como mostrado a seguir.

Como fazer Manteiga Ghee em casa

Para fazer a ghee de forma artesanal, deve-se utilizar 250 g de manteiga sem sal, ou a quantidade que desejar, e seguir os passos abaixo:

5 razões para trocar a manteiga por Ghee
  1. Colocar a manteiga em uma panela, de preferência de vidro ou inox, e levar para o fogo médio até derreter e começar a ferver. Também pode-se usar o banho-maria;
  2. Com o auxílio de uma escumadeira ou colher, retire a espuma que irá se formar na superfície da manteiga, tentando não mexer na parte líquida. Todo o processo dura cerca de 30 a 40 minutos;
  3. Espere a manteiga esfriar um pouco e coe o líquido com uma peneira para retirar os sólidos que se formam no fundo da panela, pois eles são formados pela lactose;
  4. Coloque a manteiga em um frasco de vidro esterilizado e armazenar na geladeira no primeiro dia, para que ela fique com consistência dura. Em seguida, a manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente.

Para que a manteiga dure mais tempo, é importante armazená-la em um frasco de vidro que pode ser esterilizado colocando-o em água fervente por cerca de 10 minutos. Em seguida, deve-se deixa o frasco secar naturalmente sobre um pano limpo, com a boca virada para baixo para que não entre impurezas do ar no frasco. Após a secagem, deve-se tampar bem o frasco e utilizá-lo quando precisar.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...