Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como fazer Leite de Côco em casa e seus benefícios

O leite de côco pode ser feito a partir da polpa do côco seco batido com água, resultando em uma bebida rica em gorduras boas e nutrientes como potássio, cálcio e magnésio. Ou a partir do creme da versão industrializada.

Ele pode ser usado como substituto do leite de vaca e adicionado em receitas de bolos e biscoitos. Seus principais benefícios para a saúde são:

  1. Melhorar o colesterol, opor ser rico em ácido láurico, que aumenta o colesterol bom;
  2. Fornecer energia, pois é rico em ácidos graxos de cadeia médias, gorduras que são rapidamente absorvidas e utilizadas pelo organismo;
  3. Fortalecer o sistema imunológico, pois contém ácido láurico e ácido cáprico, que têm propriedades antibacterianas e antifúngicas;
  4. Ajudar a controlar a glicemia, por ser pobre em carboidrato;
  5. Prevenir cãibras, por ser rico em potássio;
  6. Ajudar a emagrecer, por aumentar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal;
  7. Não conter lactose, podendo ser utilizado por intolerantes à lactose.
Saiba como fazer Leite de Côco em casa e seus benefícios

É importante lembrar que o leite de côco caseiro, por ser menos concentrado, contém menos calorias que o industrializado. 

Como fazer o Leite de Côco em casa

1. A partir do Creme de Côco

Comprar 1 lata ou vidro de creme ou leite de côco industrializado, adicionar cerca de 500 ml de água e misturar bem ou bater no liquidificador até ficar homogêneo. O resultado já será o leite de coco pronto para ser usado.

O ideal é escolher o leite de côco industrializado que não contenha açúcar e que contenha menos aditivos químicos, como espessantes, saborizantes e conservantes artificiais.

2. A partir do Côco Seco

Saiba como fazer Leite de Côco em casa e seus benefícios

Ingredientes:

  • 1 côco seco
  • 700 ml água quente

Modo de preparo:

Retirar a água e colocar o côco seco no forno alto por cerca de 20 minutos, pois isso ajuda a polpa a desgrudar da casca. Retirar o côco do forno, enrolar em um pano de prato ou toalha e bater o côco contra o chão ou a parede, para soltar a polpa. Cortar a polpa em pedaços e bater com 700 ml de água quente utilizando o liquidificador ou processador. Coar tudo passando em uma peneira fina.

Informação Nutricional

A tabela a seguir trás a informação nutricional para 100 g de leite de côco industrializado concentrado e pronto para beber:

NutrientesLeite de Côco ConcentradoLeite de Côco Pronto para beber
Energia166 kcal67 kcal
Carboidrato2,2 g1 g
Proteína1 g0,8 g
Gorduras18,3 g6,6 g
Fibras0,7 g1,6 g
Ferro0,46 mg-
Potássio143 mg70 mg
Zinco0,3 mg-
Magnésio16,8 mg-

É importante lembrar que, para emagrecer, deve-se consumir o leite de côco caseiro ou pronto para beber, pois contém menos calorias. Além disso, o consumo excessivo de leite de côco concentrado pode causar mal-estar intestinal e diarreia.

Como Usar e Contraindicações

O leite de côco pode ser consumido da mesma forma que o leite de vaca, podendo ser utilizado puro ou em preparações como café com leite, vitaminas, bolos, biscoitos e tortas. Não existe uma quantidade ideal para ser consumida, mas quem deseja emagrecer deve consumir apenas 1 ou 2 copos por dia.

Além disso, é importante lembrar que o leite de côco não substitui o leite materno e pode não ser adequado para crianças, adolescentes e idosos, devendo-se consultar o médico ou o nutricionista para obter permissão e orientação de uso.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar