Manteiga ghee: o que é, benefícios (e como fazer)

A manteiga ghee é um produto lácteo que pode oferecer alguns benefícios à saúde como ajudar na saúde da pele e dos cabelos, na saúde cognitiva, além de não conter lactose, sendo adequada para pessoas com intolerância à lactose.

A manteiga ghee, conhecida também como manteiga clarificada, pode ser obtida a partir do leite de vaca, ovelha, cabra ou búfalo, e passa por um processo onde se elimina a água e os elementos sólidos do leite, incluindo as proteínas e a lactose, gerando um óleo de cor dourada e levemente transparente.

No entanto, assim como a manteiga comum, a manteiga ghee também é rica em gordura saturada, um tipo de gordura que está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. Por isso o seu consumo deve ser moderado.

Leia também: Gordura saturada: o que é, tipos, alimentos e por que faz mal tuasaude.com/gordura-saturada
Imagem ilustrativa número 1

Benefícios na manteiga ghee

Os possíveis benefícios da manteiga ghee para a saúde são:

1. Não tem lactose

A manteiga ghee não tem lactose, porque é submetida a um processo de clarificação, onde são eliminados os sólidos lácteos, incluindo o soro do leite que contém lactose.

Assim, essa manteiga é mais adequada para pessoas com intolerância à lactose.

Leia também: Intolerância à lactose: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/intolerancia-lactose

2. Ajuda na saúde da pele e dos cabelos

A manteiga ghee ajuda na saúde da pele e dos cabelos, devido à presença de vitamina A e vitamina E que atuam como hidratantes e antioxidantes.

3. Favorece a digestão

A manteiga ghee pode favorecer a digestão, devido à presença de ácidos graxos de cadeia curta e média, que são melhores absorvidos no intestino.

4. Pode ajudar na saúde cognitiva

A manteiga ghee pode ajudar a manter a saúde cognitiva, por conter ácidos graxos de cadeia curta e ômega 3 e ácido linoleico conjugado (CLA), gorduras que têm ação anti-inflamatória.

Leia também: CLA (ácido linoleico conjugado): o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/cla-acido-linoleico-conjugado

5. Tem pouca caseína

Durante o processo de clarificação, em que se separa o soro do leite, a manteiga ghee contém pouca caseína, que é uma proteína presente no leite de vaca.

Por isso, pode ser consumida por pessoas com sensibilidade a essa proteína.

6. Pode ser usada no preparo de alimentos

A manteiga ghee pode ser usada no preparo de alimentos, já que é mais estável a altas temperaturas, entre 200 e 250ºC, diferentemente da manteiga comum.

7. Não precisa deixar na geladeira

A manteiga ghee não precisa ser armazenada na geladeira, já que ao eliminar os componentes sólidos do leite, adquire uma grande durabilidade, apesar de se manter líquida como o azeite.

Como fazer manteiga ghee

Para fazer a manteiga ghee, é necessário apenas 250 g de manteiga sem sal (ou a quantidade que se deseja)

O passo a passo para fazer a manteiga ghee é:

  1. Colocar a manteiga em uma panela, de preferência de vidro ou inox, e levar para o fogo médio até derreter e começar a ferver. Também pode-se usar o banho-maria;
  2. Com o auxílio de uma escumadeira ou colher, retire a espuma que irá se formar na superfície da manteiga, tentando não mexer na parte líquida. Todo o processo dura cerca de 30 a 40 minutos;
  3. Esperar a manteiga esfriar um pouco e coar o líquido com uma peneira para retirar os sólidos que se formam no fundo da panela, pois eles são formados pela lactose;
  4. Colocar a manteiga em um frasco de vidro esterilizado e armazenar na geladeira no primeiro dia, para que ela fique com consistência dura. Em seguida, a manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente.

Para que a manteiga dure mais tempo, é importante armazená-la em um frasco de vidro esterilizado.

Em seguida, deve-se colocar água fervida no frasco e esperar 10 minutos, deixando-o secar naturalmente sobre um pano limpo, com a boca virada para baixo para que não entre impurezas do ar no frasco.

Após a secagem, deve-se tampar bem o frasco e utilizar a manteiga quando precisar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 5 g manteiga ghee e manteiga tradicional, o que equivale a cerca de 1 colher de chá:

Componentes

5 g de manteiga ghee (1 colher de chá)

5 g de manteiga tradicional com sal (1 colher de chá)

Energia

45 calorias

35,8 calorias

Carboidratos

0 g

0,003 g

Proteínas

0 g

0.04 g

Gorduras totais

5 g

4,06 g

Gorduras saturadas

3 g

2,57 g

Gorduras monoinsaturadas

0,43 g

1,05 g

Gorduras poli-insaturadas

0,2 g

0,15 g

Gorduras Trans

0 g

0,015 g

Colesterol

15 mg

10,8 mg

Vitamina A

42 mcg

125 UI

Vitamina E

0,14 mg

0,166 mg

Sódio

0,1

32,2 mg

O consumo da manteiga ghee deve ser feito dentro de uma dieta equilibrada e saudável, associada à prática regular de exercícios físicos.

Como consumir

A manteiga ghee pode ser consumida como substituto da manteiga normal para cozinhar os alimentos, preparar arroz, macarrão, sopa ou purê, passar no pão ou torrada.

Além disso, a manteiga ghee pode ser usada como ingrediente no preparo de doces, como biscoitos e bolos.

Manteiga ghee é saudável?

Quando consumida esporadicamente, em pequenas quantidades e associada a uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, a manteiga ghee pode ser considerada saudável.

Entretanto, assim como a manteiga tradicional, a manteiga ghee é rica em gordura saturada e o seu consumo regular e/ou elevado está relacionado com aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Por isso, a ingestão de gordura saturada, como a manteiga ghee, deve ser de no máximo 10% do valor calórico total da dieta por dia. Em uma dieta de 2.000 calorias, deve-se ingerir até 22,2 g de gordura saturada por dia, por exemplo.