Bacuri: o que é, benefícios da fruta e como consumir (com receitas)

Atualizado em dezembro 2023

O bacuri (Platonia insignis) é uma fruta originária da região amazônica do Brasil e que fornece alguns benefícios para a saúde, como ajudar a evitar doenças cardíacas, prevenir o envelhecimento precoce, controlar os níveis de açúcar no sangue e combater a prisão de ventre.

Esses benefícios se devem devido ao fato de o bacuri ser uma fruta rica em fibras e flavonoides, nutrientes e compostos bioativos que têm propriedades laxantes, hipoglicemiantes e antioxidantes.

O bacuri, conhecido também como bacuri-açu, bacuri grande, bacori, bacoriba, bacuriuba ou ibacupari,tem um sabor adocicado e pode ser consumido ao natural ou pode ser usado para fazer sucos, geleias, licor, doces, sorvetes e bolos. Além disso, as sementes do bacuri também são usadas na fabricação de sabonetes, cremes e shampoos.

foto da fruta bacuri
foto da fruta bacuri

Benefícios da fruta bacuri

Os principais benefícios do bacuri para a saúde são:

1. Evitar doenças cardiovasculares

O bacuri ajuda a evitar as doenças cardiovasculares, por ser rico em flavonoides, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a prevenir a formação de placas de gordura e diminuir a inflamação nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e equilibrando a pressão arterial. Entenda melhor para que servem os flavonoides.

2. Combater a prisão de ventre

Por ser uma fruta rica em fibras, o bacuri tem propriedades laxantes, aumentando o volume das fezes, favorecendo os movimentos naturais do intestino e ajudando, por isso, a combater a prisão de ventre. Confira outras frutas laxantes para soltar o intestino.

3. Ajudar a emagrecer

As fibras, presentes em ótimas quantidades no bacuri, aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e ajudando, assim, a emagrecer.

Entretanto, para emagrecer, o bacuri deve fazer parte de uma dieta saudável e da prática regular de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

O bacuri ajuda a prevenir o envelhecimento precoce por conter ótimas quantidades de flavonoides, compostos bioativos que têm ação antioxidante, protegendo as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres.

5. Controlar os níveis de açúcar no sangue

Por ser rico em fibras, o bacuri diminui a velocidade de absorção dos carboidratos pleo organismo, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e, diminuindo, por isso, o risco de resistência à insulina e diabetes.

6. Diminuir a inflamação

O bacuri diminui a inflamação, pois essa fruta ajuda a reduzir a produção de compostos inflamatórios como IL-6, IL-8, TNF-α, IL-1β e proteína quimioatraente de monócitos-1. Assim, o bacuri pode ajudar a prevenir doenças causadas por inflamação, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal.

7. Ajudar a evitar o câncer

O bacuri ajuda a evitar o câncer, porque contém flavonoides, betacaroteno e vitamina C, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de polpa de bacuri:

Componentes 100g de polpa de bacuri
Energia 81 calorias
Proteínas 1,22 g
Gorduras 1,46 g
Carboidratos 18,3 g
Fibras 5,2 g
Vitamina B5 1341 mg
Vitamina C 5,49 mg
Betacaroteno 2 mcg
Flavonoides totais 7566,8 mcg

Para se obter todos os benefícios do bacuri, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à prática de exercícios físicos regulares.

Se deseja saber como incluir o bacuri numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

O bacuri tem um sabor adocicado e pode ser consumido ao natural, sozinho, ou usado no preparo de receitas como suco, bolo, creme, geleia, pudim, sorvete, licor, bombom, biscoito, e molhos para camarões, peixes e aves.

Além disso a casca do bacuri pode ser usada no preparo de doces e a sua semente é usada para extrair o óleo que é usado na fabricação de shampoo, condicionador, sabonete e creme corporal.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de bacuri, a ingestão mínima diária recomendada de frutas é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g.

Receitas saudáveis com bacuri

Algumas receitas saudáveis e saborosas com bacuri são o suco e o bolo.

1. Suco de bacuri

Ingredientes:

  • 1 xícara (de chá) de polpa de bacuri picada;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • 1 col de sopa de açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater bem por 2 minutos ou até ficar uma bebida bem homogênea. Transferir para os copos e servir em seguida.

2. Bolo de bacuri

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 1 xícara (de chá) de polpa de bacuri picada;
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou adoçante culinário a gosto;
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher (se sopa) de manteiga;
  • 3 xícaras 8de chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

preaquecer o forno a 180ºC. Colocar os ovos, a polpa de bacuri, o açúcar, a manteiga e o leite e bater por 3 minutos ou até formar um creme bem homogêneo. Colocar a farinha de trigo numa tigela e acrescentar a mistura do liquidificador, mexendo bem com uma espátula ou colher. Adicionar o fermento e misturar levemente.

Transferir a mistura para uma forma untada e levar ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.