Atemoia: 6 benefícios da fruta (e como consumir)

Atualizado em fevereiro 2024

A atemoia (Annona atemoya) é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, prevenir o envelhecimento precoce e evitar doenças cardiovasculares.

Produzida a partir do cruzamento da fruta-do-conde com a cherimoia, a atemoia promove esses benefícios para a saúde por ser rica em fibras, compostos fenólicos e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, sacietogênica e laxativa.

Assim como a fruta do conde , a polpa da atemoia é branca, mas tem um sabor mais adocicado menos sementes, sendo mais fácil de ser consumida. A atemoia é encontrada em feiras de rua e supermercados, podendo ser consumida ao natural ou em preparações como sucos, bolos e sorvetes.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da atemoia para a saúde são:

1. Evitar doenças cardiovasculares

Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, a atemoia ajuda a diminuir a absorção de gordura no intestino, reduzindo, assim, os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue, e evitando o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e angina.

2. Combater a prisão de ventre

As fibras presentes na atemoia, aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, adjudando a soltar o intestino e combatendo a prisão de ventre. Confira uma lista de alimentos que soltam o intestino.

3. Prevenir o envelhecimento precoce

A atemoia ajuda a prevenir o envelhecimento precoce por conter vitamina C, epicatequina e catequina, nutrientes e compostos fenólicos com ação antioxidante que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres.

Além disso, a vitamina C da atemoia também age na formação de colágeno, uma proteína que é responsável por promover a firmeza e a elasticidade à pele, evitando o surgimento de rugas e a flacidez.

4. Ajudar no emagrecimento

Por ser rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, a atemoia é uma boa opção de fruta para controlar a fome, ajudando no emagrecimento.

Entretanto, para promover o emagrecimento, a atemoia deve fazer parte de uma alimentação saudável, associada à prática regular de atividades físicas.

5. Evitar a anemia

A atemoia ajuda a evitar a anemia, por ser uma boa fonte de vitamina C, um nutriente que melhora a absorção de ferro, um mineral que é essencial para a formação da hemoglobina, que normalmente está diminuída na anemia. Confira outros alimentos com vitamina C.

6. Prevenir a diabetes

Com boas quantidades de fibras, a atemoia ajuda a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando so níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

Diferença entre fruta-do-conde e atemoia

A fruta-do-conde, cientificamente conhecida como Annona squamosa, é uma fruta que tem a casca irregular, parecida com escamas, e que solta facilmente da polpa, além de ter muitas sementes e um sabor doce e levemente ácido. Conheça mais sobre a fruta-do-conde.

Já a atemoia (Annona atemoya) é uma fruta obtida a partir do cruzamento da fruta-do-conde com a cherimoia, que tem a casca mais lisa, menos sementes e um sabor mais adocicado.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de atemoia:

Componentes 100 g de atemoia
Energia 97 calorias
Carboidratos 25,3 g
Proteínas 1 g
Gorduras 0,3 g
Fibras 2,1 g
Vitamina C 10,1 mg

É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios da atemoia, essa fruta deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à práticas regulares de exercícios físicos.

Para saber como incluir a atemoia em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de atemoia, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia.

A atemoia pode ser consumida ao natural ou usada em preparações como sucos, bolos, sorvetes e mousses, por exemplo.

Atemoia faz mal para diabetes?

Quando consumida com moderação e em preparações saudáveis, a atemoia não faz mal para quem tem diabetes. Conheça as frutas mais indicadas para quem tem diabetes.

Receitas saudáveis com atemoia

Alumas receitas saudáveis com atemoia são o suco e o bolo.

1. Suco de atemoia

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (de chá) de polpa de atemoia sem caroço;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos ou até formar uma mistura bem homogênea. Transferir para um corpo e beber em seguida.

2. Bolo de Atemoia

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de polpa de atemoia;
  • 1 xícara (de chá) de farinha integral;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo ou adoçante culinário a gosto;
  • 1 xícara (de chá) de azeite ou óleo de linhaça;
  • 2 ovos
  • 1 colher (de sobremesa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Retirar as sementes da atemoia e bater a polpa no liquidificador, medindo 2 xícaras para fazer o bolo. Colocar a polpa de atemoia, os ovos e azeite no liquidificador e voltar a bater por mais 2 minutos.

Em uma tigela, colocar a farinha e o açúcar, e acrescentar a mistura do liquidificador, misturando bem com uma colher. Adicionar o fermento e mexer a massa até ficar bem homogênea. Transferir a massa para um tabuleiro untado e levar ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 a 25 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.