9 benefícios da ameixa seca para saúde e como consumir

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

A ameixa seca é a forma desidratada da ameixa e possui muitos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, podendo ser uma ótima estratégia para ajudar a aliviar a prisão de ventre e regular o funcionamento do intestino porque é muito rica em fibras.

Além disso, a ameixa seca tem outros benefícios como melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e ajudar a diminuir o apetite, por exemplo.

A ameixa seca também ajuda a desintoxicar o organismo por que tem pectina que é um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras comprados no supermercado.

Os principais benefícios da ameixa seca são:

1. Combate a prisão de ventre

A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas.

Além disso, a ameixa seca possui sorbitol que é um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.

Assista o vídeo a seguir e saiba como consumir a ameixa para combater a prisão de ventre:

2. Protege contra doenças cardiovasculares

A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.

A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.

Além disso, alguns estudos mostram que comer uma ameixa seca por dia ajuda no controle da pressão arterial por possuir flavonoides e polifenóis que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante. Saiba mais sobre outros alimentos para baixar a pressão arterial.

3. Ajuda a baixar o colesterol

A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

4. Controla a glicemia

As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito.

Além disso, o sorbitol presente na ameixa seca permite que o açúcar da alimentação seja absorvido lentamente e, desta forma, permite um melhor controle da glicemia.

Assista o vídeo para saber como controlar a glicemia.

5. Ajuda a emagrecer

A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite.

Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso.

Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia. Confira outros 10 alimentos que ajudam a emagrecer.

6. Melhora a saúde dos ossos

A ameixa seca é uma fonte de nutrientes como o boro, a vitamina K e o cálcio, que possuem efeitos protetores e ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, agem na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Alguns estudos mostram que a ameixa seca pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa, sendo aconselhado comer pelo menos 1 ameixa seca por dia para obter esse benefício.

7. Previne o câncer

Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.

Conheça mais alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

8. Protege contra doenças pulmonares

Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

9. Previne a anemia

A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos. Veja outros 7 alimentos para combater a anemia.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de ameixa seca:

ComponentesQuantidade em 100 g de ameixa seca
Energia240 calorias
Proteínas2,1 g
Gorduras0,3 g
Carboidratos63,9 g
Fibras7,1 g
Vitamina A 781 UI
Vitamina K59,6 mcg
Vitamina B10,051 mg
Vitamina B20,186 mg
Vitamina B31,882 mg
Vitamina B60,205 mg
Cálcio43 mg
Ferro0,93 mg
Potássio732 mg

Fósforo

69 mg
Colina10,1 mg
Magnésio41 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios mencionados anteriormente, a ameixa seca deve ser incluída em uma alimentação equilibrada e saudável.

Como consumir

A ameixa seca pode ser consumida pura ou ser adicionada ao iogurte juntamente com a aveia e os cereais, além de também poder ser utilizada para fazer sucos naturais, geleia ou molho para carnes. Além disso, a ameixa seca é muito utilizada na confeitaria para substituir as gorduras e o açúcar em diferentes preparações, como pudim, bolo e biscoito, por exemplo.

Como ameixa seca passa por um processo de desidratação, contém todos os nutrientes concentrados e é muito calórica e, por isso, é recomendado que seja consumida com moderação. Apesar disso, pode ser também indicado o seu consumo em moderação para diminuir o peso desde que acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada.

Para aproveitar os benefícios da ameixa seca, é indicado que seja consumida cerca de 40 gramas por dia, o que equivale a 4 a 5 passas, o que representa 96 calorias. Essas quantidades podem variar de acordo com a idade, gênero, estado de saúde e tolerância, sendo importante que o médico ou nutricionista seja consultado.

Diferentemente da ameixa fresca, a ameixa seca podem ser conservadas por mais tempo, podendo durar cerca de 6 meses em temperatura ambiente ou 1 ano na geladeira em um recipiente fechado.

Receitas saudáveis com ameixa seca

Uma forma fácil de consumir esta fruta, aumentando a quantidade de fibras da dieta, é bater no liquidificador ameixa seca com granola, cereais e iogurte.

Outras receitas com ameixa seca rápidas, fáceis de preparar e nutritivas são:

Vitamina de ameixa seca

Ingredientes

  • 400 mL leite de vaca gelado ou outro leite;

  • 2 bananas congeladas cortadas em rodelas;

  • 2 ameixas secas;

  • 1 colher de sopa cacau 100%;

  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.

Modo de preparo

Lavar bem as ameixas, cortar ao meio e remover os caroços. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Servir imediatamente.

Salada com ameixas secas

Ingredientes

  • 1/3 de uma alface;

  • 200 g de espinafre;

  • 1 cenoura ralada;

  • 3 ameixas secas;

  • 90-100 g de queijo cortado em cubinhos;

  • 90-100 g de presunto cortado em cubinhos;

  • 1 fio de azeite;

  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Lavar o alface, o espinafre, a cenoura e as ameixas secas. Cortar o alface em tiras e depois ao meio. Descascar a cenoura e ralar. Cortar as ameixas secas e remover os caroços. Juntar os ingredientes e temperar com um fio de azeite e sal a gosto.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • U.S DEPARTMENT OF AGRICULTURE FOODDATA CENTRAL. Prune, dried, uncooked. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/786623/nutrients>. Acesso em 19 out 2020
  • WALLACE, Taylor C.. Dried Plums, Prunes and Bone Health: A Comprehensive Review. Nutrients. 2017 Apr; 9(4): 401.. 9. 4; 401-422, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • A Systematic Review on the Health Effects of Plums (Prunus domestica and Prunus salicina). Phytotherapy Research. 30. 5; 1-32, 2016
  • LEVER, E.; et al. Systematic review: the effect of prunes on gastrointestinal function . Aliment Pharmacol Ther. 40. 7; 750-758, 2014
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 55598 visualizações
  • ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

    05:15 | 142080 visualizações
  • Alimentação para DIABÉTICO

    03:14 | 1274424 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3933546 visualizações