Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para curar a Azia

A azia, também conhecida por pirose, pode ser curada ou facilmente evitada com algumas soluções simples, que incluem tomar um remédio anti-ácido ou fazer algumas medidas caseiras, como fazer refeições de pequeno volume ou evitar alimentos gordurosos e bebidas gasosas, por exemplo.

Este sintoma é a sensação de queimação localizada no estômago ou no tórax, causada por situações como má digestão ou por doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite ou úlcera gástrica, por exemplo, e pode vir acompanhado de sensação de gosto ruim na boca, enjoo ou arrotos constantes. Caso seja persistente ou muito intensa, é importante se consultar com o clínico geral para definir melhor a causa e indicar o tratamento correto.

1. Tratamento caseiro

As principais opções de tratamento, que podem ser considerados remédios caseiros, que devem ser feitos diariamente para tratar e prevenir a azia são:

  • Diminuir o volume das refeições;
  • Não comer alimentos fritos, gordurosos ou muito condimentados;
  • Não tomar refrigerantes, água com gás ou bebidas alcoólicas;
  • Evitar tomar café e chá preto;
  • Não deitar-se até 40 minutos após a refeição;
  • Evitar ingerir líquidos e sopas ao jantar;
  • Usar roupas leves e folgadas, que não apertem o abdomem;
  • Evitar o stress e o nervosismo, assim diminui a produção de ácido no estômago;
  • Não ficar com o estômago vazio por muito tempo;
  • Durante a noite, deitar sobre o lado esquerdo do corpo e elevar a cabeceira da cama cerca de 15 cm dificulta o retorno do conteúdo do estômago para a boca;
  • Evitar alimentos que podem provocar alteração da digestão ou sensação de queimação em pessoas sensíveis, como laticínios, chocolate, frutas cítricas, tomate ou alimentos muito condimentados, por exemplo.

Além disso, existem opções de remédios naturais que podem ser tomados para combater o a acidez do estômago e aliviar a azia, como comer uma bolacha de água e sal ou pedacinhos de miolo de pão para absorver o ácido gástrico, tomar meia xícara de suco de batata inglesa pela manhã, tomar água com limão em jejum ou chá de boldo com dentre-de-leão, por exemplo. Confira a receita deste ótimo chá em solução natural para azia.

O que fazer para curar a Azia

Alguns medicamentos também podem aumentar o risco de azia em algumas pessoas, como AAS, anti-inflamatórios, remédios para osteoporose ou antibióticos, portanto, deve-se conversar com o médico para avaliar alternativas ou formas de aliviar os sintomas durante o seu uso.

2. Tratamento com remédios

O tratamento da azia com medicamentos é feito após avaliação e indicação médica, e têm o objetivo de diminuir a acidez do estômago para aliviar os sintomas. Alguns dos remédios mais utilizados incluem anti-ácidos, como Hidróxido de alumínio, Leite de magnésia ou Alginato de cálcio, ou os remédios inibidores da acidez do estômago, como Omeprazol, Pantoprazol, Ranitidina ou Cimetidina, por exemplo. 

Principais causas da azia

Azia é uma sensação de queimação que pode ser localizada no estômago ou pode prolongar através do esôfago até a garganta, geralmente provocada por uma maior sensibilidade do trato digestivo à acidez do estômago, como ocorre no refluxo gastroesofágico ou em casos de gastrite ou úlceras gástricas, por exemplo. Saiba identificar os principais sintomas de azia.

A obesidade pode ser um grande causador da azia porque a gordura abdominal pressiona o estômago facilitando o refluxo do conteúdo gástrico e nesse caso a melhor solução para curar a azia é emagrecer.

Durante a gravidez também é comum que se desenvolva a azia, já que o volume do útero pode comprimir o estômago ou alterar a dinâmica dos órgãos abdominais, o que facilitar a ocorrência de episódios de refluxo, principalmente após comer, sendo recomendado que a gestante faça refeições em pouca quantidade, várias vezes ao dia, e de preferência com alimentação rica em frutas, legumes e verduras.  Confira algumas dicas do que fazer para combater a azia na gravidez

Mais sobre este assunto:


Carregando
...