Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Azia constante pode ser refluxo

A presença de azia constante pode ser consequência de um problema mais grave, como o refluxo gastro-esofágico ou gastrite, ou devido a fatores como alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, é importante lembrar que nas mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.

Independente da causa, o tratamento para a azia constante é feito com antiácidos para diminuir a acidez do estômago e mudança nos hábitos alimentares. Apenas em casos raros indica-se cirurgia para resolver o problema.

Azia constante pode ser refluxo

O que pode causar azia constante

Na maior parte dos casos, a azia constante é sintoma de refluxo gastroesofágico ou de hérnia de hiato, e surge principalmente nas 2 primeiras horas após a refeição ou quando o indivíduo se deita logo após se alimentar. Veja quais os sintomas de refluxo e de hérnia de hiato.

Outra grande causa de azia são os erros alimentares, especialmente quando se tem o hábito de comer grandes volumes em uma só refeição, abusar de bebidas alcoólicas e consumir muitas frituras, gorduras e condimentos processados, como caldos de carne em cubos. 

Além disso, o uso de roupas apertadas favorece o surgimento de azia porque, ao apertar o estômago, as roupas justas acabam fazendo com que o conteúdo gástrico suba para a laringe e garganta. A gravidez também tem este mesmo efeito, pois o aumento do tamanho do bebê faz com que o estômago fique pressionado, causando a azia. Entenda melhor porque a grávida tem azia.

Como tratar

O tratamento para azia constante deve ser orientado por um gastroenterologista, que irá pedir exames para avaliar qual a causa do problema e prescrever remédios como o Omeprazol, por exemplo.

Além disso, é importante aumentar o consumo de fibras alimentares, que estão presentes em frutas e verduras, preferir alimentos integrais e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, frituras e gorduras.

Outras dicas são evitar comer muito de uma só vez, esperar pelo menos 30 minutos antes de se deitar após uma refeição e elevar a cabeceira da cama para dormir. Caso a azia apareça, uma boa sugestão é comer um pedacinho de pão ou bolacha seca.

Remédio caseiro para azia

Um remédio caseiro eficiente para combater a azia é o bicarbonato de sódio, pois ele neutraliza a acidez do estômago e combate a sensação de queimação.

Além disso, algumas ervas também podem ser usados no tratamento da azia, como o chá de hortelã, o chá de espinheira-santa e de funcho. Veja como preparar esses remédios caseiros aqui.

Se o seu problema é refluxo gastro-esofágico, assista ao vídeo a seguir e saiba o que fazer para acabar com este problema.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...