Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Úlcera gástrica: o que é, sintomas, causas e tratamento

A úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica ou úlcera no estômago, é uma ferida que se forma no tecido que reveste o estômago, causada por diversos fatores, como má alimentação ou infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), por exemplo.

A presença dessa úlcera leva ao aparecimento de alguns sintomas, como dor de estômago, náuseas e vômitos, especialmente após comer, apesar de também poder não apresentar sintomas por muito tempo. Normalmente, a presença de uma úlcera não é uma situação muito grave, devendo ser tratada com medicamentos antiácidos, que evitam que o suco gástrico presente no estômago torne a ferida ainda maior.

Úlcera gástrica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de úlcera gástrica

Os sintomas de úlcera gástrica por vezes pioram após a alimentação, mesmo quando a pessoa faz uso de medicamentos que controlam a digestão. Os principais sintomas de úlcera gástrica são:

  • Dor abdominal forte, em forma de pontada, que piora ao comer ou ao beber;
  • Dor em forma de queimação na "boca do estômago";
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Distensão abdominal;
  • Sangramentos na parede do estômago, o que pode causar saída de sangue nas fezes, visível ou identificado no exame de pesquisa de sangue nas fezes.

Também importante lembrar que, além da úlcera gástrica, pode-se formar uma úlcera duodenal, localizada na primeira porção do intestino, que costuma causar sintomas nos períodos em jejum ou durante a noite. Saiba reconhecer os sintomas de úlcera gástrica.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da úlcera gástrica é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de ser recomendada a realização de uma endoscopia digestiva alta para identificar a causa e verificar a extensão e gravidade da úlcera.

Para realizar a endoscopia, o médico irá colocar uma sonda, com uma microcâmera na ponta, dentro da boca pessoa até o seu estômago, conseguindo visualizar com clareza as paredes internas do estômago e suas lesões, e caso haja necessidade, pode retirar uma pequena amostra do tecido para que possa ser enviado para o laboratório para ser realizada a biópsia. Entenda como é feita a endoscopia e como se preparar para o exame.

Causas de úlcera gástrica

A úlcera gástrica se forma quando o estômago fica vulnerável à sua própria acidez, ao ter suas defesas enfraquecidas, podendo acontecer principalmente devido a:

  • Fator genético;
  • Uso de medicamentos que afetam as defesas da parede do estômago, como anti-inflamatórios ou AAS, por exemplo;
  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que se multiplica no estômago e enfraquece a sua barreira protetora;
  • Consumo de bebidas alcoólicas e uso de cigarro, que têm efeito irritativo;
  • Estresse, situação que afeta as defesas da mucosa do estômago e favorece o surgimento de sintomas.

Além disso, uma alimentação desequilibrada, rica em gordura, açúcares e alimentos irritativos, como cafeína ou pimenta, por exemplo, podem agravar os sintomas e a progressão da úlcera e outras doenças gástricas, como refluxo. Conheça outras causas de úlcera.

Úlcera gástrica: o que é, sintomas, causas e tratamento
 

Como é feito o tratamento

O tratamento para úlcera gástrica é feito com o uso de remédios que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos ou inibidores da acidez, como Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol ou Esomeprazol, por exemplo, mesmo durante a gravidez. Pode ser recomendado também pelo médico o uso de analgésicos para controlar as dores, caso haja necessidade. No caso da endoscopia indicar a infecção por H. pylori, o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como Amoxicilina e Claritromicina.

É importante também que a pessoa tenha atenção à alimentação, dando preferência a frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, laticínios light, pão, e carnes magras, e evitando alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sanduíches, fast food, frituras e doces em geral. É recomendado que seja também evitado uso de cigarro e o consumo de alimentos que promovem a liberação do ácido gástrico, como café, chá preto, mate, condimentos, molhos picantes e frutas ácidas como caju, laranja, limão e abacaxi. Veja como deve ser a alimentação em caso de úlcera gástrica.

Opções de tratamento caseiro

Um ótimo tratamento caseiro para úlcera gástrica é tomar o suco puro de uma batata por dia, de preferência em jejum, tomando-o logo após o preparo. A batata é um antiácido natural que não tem contraindicações, muito eficaz em caso de gastrite e úlcera. Confira essa e outras receitas de remédio caseiro para úlcera gástrica.

Bibliografia >

  • BITTENCOURT, Paulo F. S. et al .. Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. . J. Pediatr. (Rio J.). v. 82, n. 5, p. 325-334, 2006. Acesso em: 18/03/2020. Disponível em: .
  • AMB e CFM. Úlcera péptica. Projeto diretrizes. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/ulcera-peptica.pdf . Acesso em: 18/03/2020.
  • MSD MANUALS - VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. Doença ulcerosa péptica. 2018. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica>. Acesso em 18 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem