Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Dieta para esofagite (e outras opções de tratamento)

A esofagite tem cura quando identificada e tratada corretamente, o que deve ser feito com alterações na dieta para incluir alimentos que diminuam a acidez do estômago, além de remédios de farmácia indicados pelo médico. O tratamento pode ainda incluir o uso de alguns remédios caseiros, que ajudam a aliviar o desconforto e acelerar o tratamento.

De qualquer forma, o tratamento precisa ser sempre feito de acordo com a recomendação de um gastroenterologista, que precisa identificar a causa da esofagite para adequar o tratamento e curar de vez o problema.

A esofagite é a inflamação do esôfago, que é o órgão que liga a boca ao estômago, e que causa muito desconforto devido ao seus sintomas, que normalmente são gosto amargo na boca, azia e dor de garganta. Conheça os sintomas da esofagite e principais tipos.

Dieta para esofagite (e outras opções de tratamento)

Como deve ser a dieta

Uma das principais maneiras para curar a esofagite é por meio de uma alimentação adequada que deve ser recomendada por um nutricionista. O mais importante consiste em evitar o consumo de alguns alimentos que aumentam a acidez do estômago, como por exemplo:

  • Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas;
  • Pimenta, molhos, sal, açúcar e alho;
  • Carnes gordurosas e frituras;
  • Café;
  • Balas, chicletes e doces industrializados.

Além disso, recomenda-se investir nos alimentos crus, cozidos ou assados de forma simples e sem molhos. Comer de 3 a 4 porções de frutas que não sejam ácidas, como bananas e mamão, pode também auxiliar no tratamento.

Beber bastante água e praticar algum tipo de atividade física com regularidade também são indicados. No caso da esofagite causada por hérnia de hiato, pode ser indicado perder peso caso seja necessário, e ter uma dieta pobre em gordura. Entenda o que é a hérnia de hiato.

Que remédios podem ser indicados

Assim como as alterações na dieta são muito importantes para o tratamento, também pode ser recomendado pelo médico o uso de alguns medicamentos, especialmente para diminuir o desconforto enquanto o esôfago vai se recuperando.

Alguns dos remédios mais utilizado incluem os antiácidos, como hidróxido de alumínio ou hidróxido de magnésio, os inibidores da produção de ácido, como o omeprazol ou cimetidina, ou os corticoides orais, por exemplo.

Além disso, podem ainda ser receitados antifúngicos ou antivirais, caso seja identificado que a esofagite está sendo causada por uma infecção de fungos ou vírus, que precisem de um tratamento mais específico.

Que opções caseiras usar

Um ótimo tratamento caseiro para combater os sintomas da esofagite é tomar o suco puro de uma batata crua. Para conseguir este suco, basta passar a batata crua no processador de alimentos ou ralar a batata e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Este suco deve ser tomado diariamente em jejum, até que os sintomas da esofagite desapareçam, mas não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, servindo apenas comop suplemento. Conheça outras opções de tratamentos caseiros para esofagite.

Quando é necessário fazer cirurgia

A cirurgia é pouco utilizada e, geralmente, é indicada para os casos mais graves de esofagite, quandoa pessoa tem outras condições, como esôfago de Barrett ou hérnia de hiato, por exemplo. A cirurgia tem como principal objetivo manter o conteúdo gástrico dentro do estômago, evitando a subida do alimento pelo estômago. Veja o que é o esôfago de Barrett e como é o tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem