Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Esofagite tem cura

A esofagite tem cura quando identificada e tratada corretamente, que envolve o uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, além de uma alimentação equilibrada e adequada. Além disso, a cura da esofagite pode ser alcançada com remédios caseiros, como por exemplo o suco de melão ou o suco de batata, por exemplo.

A esofagite é a inflamação do esôfago, que é o órgão localizados entre a garganta e o estômago, e que causa muito desconforto devido ao seus sintomas, que normalmente são gosto amargo na boca, azia e dor de garganta. Conheça os sintomas da esofagite e principais tipos.

Esofagite tem cura

Como é o tratamento

O tratamento da esofagite deve ser feito de acordo com a recomendação do clínico geral ou do gastroenterologista, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos que diminuam a acidez do estômago, como a Ranitidina e o Omeprazol, por exemplo. Além disso, a partir da identificação da causa, é possível que o médico indique um tratamento mais direcionado para a causa.

Para evitar a esofagite, é recomendado que a pessoa fique em pé após a alimentação, principalmente se a causada esofagite for o refluxo, pois evita que o conteúdo ácido do estômago volte para o esôfago e cause sua irritação. É importante que a pessoa evite o cigarro e consumir bebidas alcoólicas, beba medicamento com água, para evitar que o remédio fique muito tempo em contato com o revestimento esofágico, e tenha uma alimentação equilibrada, de modo a evitar alimentos que possam causar inflamar o esôfago.

Alimentos que devem ser evitados na esofagite

Uma das principais maneiras para curar a esofagite é por meio de uma alimentação adequada que deve ser recomendada por um nutricionista. É importante evitar o consumo de alguns alimentos, como por exemplo:

  • Bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas;
  • Pimenta, molhos, sal, açúcar e alho;
  • Carnes gordurosas e frituras;
  • Café;
  • Balas, chicletes e doces industrializados.

Em caso de esofagite, recomenda-se investir nos alimentos crus, cozidos ou assados de forma simples, sem molhos. Comer de 3 a 4 porções de frutas que não sejam ácidas, como bananas e mamão, pode auxiliar no tratamento. Beber bastante água e praticar algum tipo de atividade física com regularidade também são indicados. No caso da esofagite causada por hérnia de hiato, pode ser indicado perder peso caso seja necessário, e ter uma dieta pobre em gordura. Entenda o que é a hérnia de hiato.

Tratamento caseiro para esofagite

Um ótimo tratamento caseiro para combater os sintomas da esofagite é tomar o suco puro de uma batata crua. Para conseguir este suco, basta passar a batata crua no processador de alimentos ou ralar a batata e depois espremê-la até retirar todo o seu suco. Este suco deve ser tomado diariamente em jejum, até que os sintomas da esofagite desapareçam. Conheça outras opções de tratamento caseiro para esofagite.

Cirurgia para esofagite

A cirurgia é indicada para casos mais graves de esofagite, quando o indivíduo possui complicações, como o Esôfago de Barrett ou hérnia de hiato, por exemplo. A cirurgia tem como principal objetivo manter o conteúdo gástrico dentro do estômago, evitando a subida do alimento pelo estômago, por exemplo. Veja o que é o esôfago de Barret e como é o tratamento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...