Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

ASMR: O que é e Para que serve

ASMR é a sigla para a expressão inglesa Autonomous Sensory Meridian Response, ou em português, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, e representa uma agradável sensação de formigamento que se sente na região da cabeça, pescoço e ombros quando se ouve alguém sussurrando ou fazendo movimentos repetitivos.

Embora nem todos sintam que o ASMR é agradável, quem consegue ter essa sensação afirma que é capaz de aliviar crises de ansiedade e depressão, sendo cada vez mais utilizada como técnica de relaxamento, mesmo que seja apenas para dormir melhor, por exemplo.

Esta técnica deve ser evitada por quem sofre com misofonia ou problemas semelhantes, nos quais sons como mastigar, engolir ou sussurrar causam aumento da agitação e da ansiedade. Entenda melhor o que é a misofonia e como identificar.

Confira alguns exemplos de ASMR nesse vídeo:

Para que serve o ASMR

Normalmente o ASRM é usado para relaxar e promover o sono, mas como o ASMR causa uma profunda sensação de relaxamento, pode ser usada para complementar o tratamento de:

  • Insônia;
  • Crises de ansiedade ou pânico;
  • Depressão.

Normalmente a sensação de bem-estar causada pelo ASMR desaparece em poucas horas e, dessa forma, esta é considerada apenas uma técnica temporária que ajuda a completar o tratamento médico de qualquer uma destas condições, não devendo substituir as orientações dadas pelo médico.

Como é a sensação do ASMR

A sensação criada pelo ASMR não surgem em todas as pessoas e sua intensidade também pode variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa. Na maioria dos casos é descrita como uma sensação agradável de formigamento que começa na parte de trás do pescoço, se espalha para a cabeça e que, finalmente desce pela coluna.

Algumas pessoas podem ainda sentir o formigamento na região dos ombros, braços e no fundo das costas, por exemplo.

ASMR: O que é e Para que serve

O que pode causar o ASMR

Qualquer som ou movimento repetitivo e metódico pode acabar causando uma sensação de ASMR, no entanto, o mais frequente é que aconteça devido a sons leves como:

  • Sussurrar próximo do ouvido;
  • Dobrar toalhas ou lençóis;
  • Folhear um livro;
  • Pentear o cabelo;
  • Ouvir o som da chuva caindo;
  • Bater levemente com os dedos numa mesa.

Além disso, é ainda possível que a sensação e o relaxamento causado pelo ASMR também seja causada pela ativação de outros sentidos, como pela visão, tato, olfato ou paladar, mas a maioria das pessoas parece ser mais sensível ao estímulo auditivo.

O que acontece no cérebro

Ainda não se sabe o processo pelo qual o ASMR funciona, no entanto, é possível que em pessoas mais sensíveis exista a liberação de endorfinas, oxitocina, serotonina e outros neurotransmissores que aliviam rapidamente o estresse e a ansiedade.

Assista o vídeo seguinte para ajudar a relaxar o corpo e a mente e para ajudar a adormecer mais rápido:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...