Apracur é um remédio indicado para aliviar febre, dores no corpo, dor de cabeça e sintomas associados a gripes, resfriados e alergias, como nariz escorrendo, espirros e desconforto nasal.
Esse remédio combina analgésico, antitérmico e antialérgico e está disponível na forma de comprimido, podendo ser encontrado nas farmácias como Apracur e Apracur Duo.
Leia também: 6 remédios para tratar a gripe tuasaude.com/remedio-para-gripeA formulação inclui dipirona monoidratada, maleato de dexclorfeniramina e cafeína e deve ser usado somente com indicação médica, após avaliação adequada.
Para que serve
O Apracur é indicado para:
- Febre;
- Dor de cabeça e dor no corpo;
- Gripes e resfriados;
- Alergias, com sintomas como espirros e nariz escorrendo.
O uso deve ser sempre orientado por um médico, pois a dose correta depende da idade, do peso corporal e da condição de saúde da pessoa.
Como funciona
O Apracur contém dipirona, que reduz a febre e alivia a dor, maleato de dexclorfeniramina, que é um antialérgico que diminui sintomas como nariz escorrendo e espirros.
No caso do Apracur Duo, a presença de cafeína na sua composição potencializa o efeito analgésico e reduz a sonolência causada pela clorfeniramina.
Como tomar
O Apracur deve ser tomado por via oral com um pouco de água .
O comprimido deve ser ingerido com ou sem alimentos e em qualquer hora do dia. Porém, seguir horários regulares ajuda a melhorar os sintomas de forma mais eficaz.
Posologia do Apracur
A posologia do Apracur varia de acordo com a idade e forma de apresentação do medicamento, que pode ser Apracur e Apracur Duo, podendo incluir:
1. Apracur
O Apracur é um comprimido revestido amarelo que contém maleato de clorfeniramina 1 mg, ácido ascórbico (vitamina C) 50 mg e dipirona monoidratada 100 mg, indicado para adultos e crianças a partir de 10 anos.
As doses normalmente recomendadas são:
- Crianças entre 10 e 14 anos: 1 comprimido de Apracur, 2 a 3 vezes ao dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 3 comprimidos por dia, em doses divididas;
- Adolescentes a partir de 14 anos e adultos: 1 a 2 comprimidos de Apracur, 3 vezes ao dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 6 comprimidos por dia, em doses divididas
É recomendado tomar o último comprimido do dia, no mínimo, 2 horas antes de dormir.
O tratamento com Apracur deve ser feito conforme orientação do médico e não deve ultrapassar 7 dias, pois assim é possível evitar efeitos colaterais mais graves.
2. Apracur Duo
O Apracur Duo contém um comprimido amarelo com dipirona monoidratada 250 mg e maleato de clorfeniramina 2 mg, e um comprimido verde que contém dipirona monoidratada 250 mg e cafeína 30 mg.
Esse remédio deve ser usado somente por adultos, sendo que a dose recomendada é de 1 comprimido verde e 1 comprimido amarelo, ao mesmo tempo, 3 a 4 vezes ao dia.
O uso do Apracur Duo deve ser feito até o alívio dos sintomas de gripe ou de resfriado, sendo importante fazer uso conforme a orientação do médico.
Qual a diferença entre Apracur e Apracur Duo?
A principal diferença entre o Apracur e o Apracur Duo é a composição do comprimido:
- Apracur: contém 100 mg de dipirona, 1 mg de maleato de clorfeniramina (antialérgico) e 50 mg de ácido ascórbico (vitamina C) por comprimido;
- Apracur Duo: o comprimido amarelo contém 250 mg de dipirona e 2 mg de maleato de clorfeniramina, e o comprimido verde contém 250 mg de dipirona e 30 mg de cafeína.
Além disso, devido à presença de cafeína em sua composição e maior concentração de dipirona, o Apracur Duo é indicado para alívio dos sintomas mais intensos.
Além disso, o Apracur Duo é indicado apenas para adultos, enquanto que o Apracur pode ser usado por adultos e crianças a partir de 10 anos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do Apracur são sonolência, boca seca, dor abdominal, náuseas e vômitos. Alguns efeitos menos frequentes podem incluir tontura, reações de pele leves e palpitações.
Em casos raros, podem ocorrer reações graves como alergia intensa (anafilaxia), dificuldade para respirar, inchaço na boca ou garganta, diminuição da produção de células sanguíneas, queda de pressão arterial ou problemas no fígado.
Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxiaNa presença de reações graves, é importante comunicar ao médico que indicou a medicação e/ ou buscar atendimento médico imediato.
Apracur dá sono?
Sim, o Apracur pode dar sono devido à presença do maleato de clorfeniramina em sua composição, que é um antialérgico que possui como efeito colateral o aumento da sonolência.
Por outro lado, o Apracur Duo, por conter cafeína em sua formulação, tem esse efeito da sonolência reduzido, porém é ainda possível acontecer em algumas pessoas, principalmente aquelas que têm maior sensibilidade ao antialérgico.
Leia também: Antialérgicos: o que são, para que servem, tipos e efeitos colaterais tuasaude.com/antialergicoQuem não deve usar
O Apracur não deve ser usado em pessoas com:
- Alergia a qualquer um dos componentes da fórmula;
- Crianças menores de 10 anos (Apracur) ou com menos de 12 anos (Apracur Duo);
- Doenças graves no fígado;
- Alterações graves na medula óssea;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Além disso, o Apracur não deve ser usado por pessoas que têm histórico de reação alérgica grave à dipirona ou a qualquer outro componente da fórmula.
Leia também: Dipirona: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/dipironaCuidados ao usar o Apracur
O Apracur pode causar sonolência, por isso deve-se evitar dirigir ou operar máquinas após a ingestão. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de efeitos colaterais.
Este medicamento pode interagir com outros remédios, como antidepressivos, sedativos, anticoagulantes e alguns anti-hipertensivos. É importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que está usando.
Mulheres grávidas ou em amamentação só devem usar Apracur com orientação médica. Pessoas com doenças crônicas como pressão alta, diabetes ou problemas respiratórios também precisam de atenção especial ao usar o medicamento.