Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é anasarca, porque acontece e tratamento

A anasarca é um termo médico que se refere a um inchaço, também chamado de edema, generalizado no corpo devido ao acúmulo de líquido e pode acontecer por causa de diversos problemas de saúde como a insuficiência cardíaca, problemas nos rins ou fígado e até doenças do sistema linfático.

Além do inchaço no corpo, a anasarca pode gerar outros sinais e sintomas dependendo da gravidade e de quais órgãos foram atingidos, como aumento da pressão arterial, alterações nos batimentos do coração, dor no peito e falta de ar. 

O diagnóstico da anasarca é feito por um clínico geral, nefrologista ou cardiologista através do exame físico, observando as características do inchaço, e pode ser recomendado exames de sangue, ultrassom, raio X ou tomografia computadorizada. O tratamento indicado depende da doença que está causando a anasarca, no entanto, baseia-se principalmente no uso de diuréticos e na redução de sal da dieta.

O que é anasarca, porque acontece e tratamento

Principais sinais sintomas

A anasarca significa um inchaço em todo o corpo e essa alteração pode levar ao aparecimento de outros sinais e sintomas, como:

  • Pressão alta ou muito baixa;
  • Batimentos cardíacos elevados;
  • Problemas no fígado ou rins;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Dificuldade para abrir os olhos, se o inchaço for muito grande no rosto.

Nos casos mais graves, a pessoa com anasarca pode apresentar dor no peito, falta de ar e dificuldade para respirar e se isto acontecer é necessário procurar atendimento médico imediatamente, ligando para a ambulância do SAMU, pois pode se tratar de edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. Saiba mais o que é edema pulmonar e como tratar.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de anasarca é feito por um clínico geral, nefrologista ou cardiologista através do exame detalhado do edema, como a realização do sinal de Godet, ou sinal de cacifo, em que ao fazer pressão na perna ou braço com a ponta do dedo indicador, por alguns segundos, fica no local uma covinha.

O médico também vai avaliar a coloração, textura e temperatura da pele nos locais inchados, irá analisar se tem alguma veia distendida no corpo, vai perguntar à pessoa se o edema piora em uma posição específica e se está usando algum medicamento continuamente. Poderá ser solicitada a realização de exames complementares para descobrir a causa da anasarca, que podem ser exames de sangue, coleta de urina em 24 horas, raio X, ultrassom ou tomografia computadorizada.

Possíveis causas

A anasarca pode ocorrer devido várias condições como aumento da pressão nos vasos sanguíneos, fazendo a linfa sair da corrente sanguínea com mais facilidade, obstrução da linfa ou retenção de sal e água pelos rins. Essas condições podem ser provocadas por algumas doenças, como:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Cirrose hepática;
  • Queimaduras extensas;
  • Trombose venosa profunda;
  • Sepse;
  • Reações alérgicas graves;
  • Congestão venosa hepática;
  • Tumores malignos;
  • Síndrome nefrótica.

Esta condição também pode surgir durante o final da gravidez, quando o peso do bebê faz com que haja mais retenção de líquido no corpo da mãe, porém neste caso a anasarca vai desaparecendo após o nascimento do bebê. Pode-se fazer a drenagem linfática para melhorar os sintomas de inchaço na gravidez após o terceiro mês. Veja mais sobre como fazer drenagem linfática na gravidez.

Opções de tratamento

O tratamento para anasarca depende da causa e das condições de saúde da pessoa, no entanto, consiste principalmente no uso de medicamentos diuréticos, que ajudam a eliminar o líquido em excesso do corpo, como por exemplo a furosemida e a espironolactona. Saiba mais outros medicamentos usados para desinchar.

Em pessoas internadas em um hospital que estejam com anasarca por causa de muito soro, o médico fará uma redução dos soros e poderá receitar remédios na veia para aumentar a frequência da urina, diminuindo o inchaço. É muito importante que as pessoas que estejam com anasarca tenham cuidados especiais com a pele, como uso de cremes hidratantes, pois pode levar ao aparecimento de lesões e úlcera devido a pele esticar muito com o inchaço.

Para reduzir a anasarca também deve-se fazer uso de dispositivos de compressão pneumático, que é quando se coloca um aparelho nas pernas que se enchem de ar e esvaziam em seguida, dando a sensação de apertar e soltar, melhorando a circulação das pernas, ou meias de compressão, mais conhecidas como meias Kendall. Veja mais para que servem meias de compressão.

Além disso, o médico pode recomendar reduzir a quantidade de sal na comida, por isso veja no vídeo a seguir algumas dicas importantes:

Bibliografia >

  • STATPEARLS PUBLISHING. Anasarca. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519013/#_NBK519013_pubdet_>. Acesso em 13 Jan 2020
  • O’BRIEN, James G.; CHENNUBHOTLA, Shobha A.; CHENNUBHOTLA, Ramana V. Treatment of Edema. American Family Physician. Vol.71, n.11. 2111-2117, 2005
  • TRAYES, Kathryn P. et al. Edema: Diagnosis and Management. American Family Physician. Vol. 88, n.2. 102-110, 2013
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem