Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em açúcar: quais são e tipos de açúcar

Os carboidratos são a maior fonte de energia do organismo, proporcionando entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas no dia. Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos.

Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente a nível intestinal, levando ao aumento da quantidade de açúcar no sangue, devendo ser consumido com cuidado por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos ou por quem tem problemas de insulina. Alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples são açúcar branco, mascavo e mel.

Outros alimentos como pão, batata, arroz, feijão e beterraba são fontes de carboidratos complexos, que ao serem digeridos também se transformam em glicose, no entanto aumentam a quantidade de glicose no sangue mais lentamente dependendo da comida e da quantidade de fibra que possui, podendo também serem incluídos em uma dieta balanceada e equilibrada.

Alimentos ricos em açúcar: quais são e tipos de açúcar

Tipos de açúcar presentes nos alimentos

O açúcar pode se encontrado de várias formas de acordo com a sua estrutura química, possuindo nomes e funções diferentes no organismo. A lista a seguir indica os diferentes tipos de açúcar e quais são suas fontes alimentares:

1. Sacarose

A sacarose, mais conhecida como açúcar de mesa, é um dissacarídeo, formado pela união de uma molécula de glicose e outra de frutose. Atualmente, esse composto é utilizado como aditivo em diversos produtos processados.

Esse tipo de açúcar tem um índice glicêmico elevado, por isso quando é absorvido a nível do intestino, aumenta rapidamente o açúcar no sangue, além de favorecer o acúmulo de gordura no organismo, e, por isso, o seu consumo em excesso está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Fontes alimentares: cana de açúcar, açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar de beterraba e produtos que o contenham.

2. Frutose

A frutose é um monossacarídeo, isto é, é uma das moléculas mais simples dos carboidratos e é a mais doce de todas. A frutose é produzida alterando a glicose presente no amido de milho. Assim como a sacarose, o seu consumo em excesso também está associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.

Fontes alimentares: frutas, cereais, vegetais e mel.

3. Lactose

A lactose, mais conhecida como o açúcar do leite, é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose com uma de galactose. Algumas pessoas possuem intolerância a esse tipo de açúcar, portanto nessas situações o seu consumo deve ser diminuído ou eliminado da dieta.

Fontes alimentares: leite e derivados.

4. Amido

O amido é um carboidrato complexo formado por dois polissacarídeos, a amilopectina e a amilose, os quais são digeridos mais lentamente no organismo e produzem glicose como produto final.

Esse tipo de alimento deve ser ingerido em proporções adequadas na dieta, evitando o consumo em excesso, prevenindo, assim, o excesso de peso e doenças associadas.

Fontes alimentares: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, milho, farinha e amido de milho.

5. Mel

Alimentos ricos em açúcar: quais são e tipos de açúcar

O mel é formado por uma molécula de glicose e uma de frutose, principalmente, sendo utilizada como um edulcorante natural, no entanto, o seu consumo também deve ser limitado para evitar o excesso de peso.

O mel proporciona diversos benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas e minerais que ajudam a aumentar as defesas do organismo.

Fontes alimentares: mel de abelha.

6. Xarope de milho

O xarope de milho é uma solução concentrada de açúcar que é utilizada para adoçar diversos produtos industrializados. Devido a sua elevada concentração de açúcar, o consumo de produtos industrializados que contenham esse xarope pode resultar em algumas doenças, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Também existe o xarope de milho com alto teor de frutose, que é derivado do xarope de milho apenas com uma maior concentração de açúcares e também é utilizado para adoçar produtos e bebidas industrializadas.

Fontes alimentares: alimentos industrializados, refrigerantes e sucos industrializados.

7. Maltodextrina

A maltodextrina é resultado da ruptura da molécula de amido, por isso é composta por várias moléculas de glicose. A maltodextrina está presente em pequenas porções e nos produtos industrializados, sendo utilizada como espessante ou para aumentar o volume do alimento.

Além disso, a maltodextrina tem um elevado índice glicêmico, não sendo portanto recomendada para diabéticos ou pessoas com problemas de insulina.

Fontes alimentares: leites infantis, suplementos nutricionais, hambúrguer, barras de cereais e outros alimentos industrializados.

Alimentos ricos em açúcar e gordura

Muitos alimentos ricos em açúcar também são ricos em gorduras, como quindim, brigadeiro, leite condensado, bolo, lasanha, biscoito entre outros. Por isso, além de favorecer o aumento de peso, permite o surgimento da diabetes, já que aumentam os níveis de açúcar no sangue uam vez que possui elevado índice glicêmico.

Além disso, também aumentam o colesterol, os triglicerídeos e o risco de doenças como aterosclerose e infarto, devendo ser consumidos com pouca frequência para manter o organismo saudável.

Bibliografia >

  • HANNOU Sarah, HASLAM Danielle et al. Fructose metabolism and metabolic disease. The Journal of Clinical Investigation. 128. 2; 545-555, 2018
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 33-38.
  • FERDER Leon, FERDER Marcelo et al. The Role of High-Fructose Corn Syrup in Metabolic Syndrome and Hypertension. Current Hypertension Reports. 12. 105-112, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem