Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em açúcar

Alimentos como pão, batata, feijão e bolachas simples, por exemplo, são fontes de carboidratos, podendo ser consideradas também fontes de açúcar. No entanto, esse alimentos normalmente não estão presentes em dietas de emagrecimento porque também trazem nutrientes importante par ao corpo, ao contrário dos sorvetes, bolos e biscoitos recheados.

Os alimentos ricos em açúcar devem ser consumidos com cautela por todas as pessoas, porém devem ser evitados em diabéticos e indivíduos com história de diabetes na família.

A quantidade de açúcar que se pode comer por dia é de 25 g, mas diversos alimentos industrializados trazem açúcar em sua composição, o que dificulta o controle da quantidade de açúcar ingerido por dia.

Alimentos docesAlimentos doces
Outros alimentos ricos em açúcarOutros alimentos ricos em açúcar

Quais os tipos de açúcar dos alimentos

O açúcar pode apresentar-se de diferentes formas de acordo com sua estrutura química, modificando seu nome e função no organismo. Muitos alimentos são ricos em açúcares pouco conhecidos, como a maltodextrina e a frutose. A lista abaixo apresenta os diferentes tipos de açúcar e onde eles podem ser encontrados:

AlimentosOrigemAlimentosObservações
Sacaroseglicose + frutoseAçúcar de mesa, cana-de-açúcar, beterraba e produtos que utilizem açúcar como ingredientePessoas diabéticas devem evitar seu uso.
Frutose---Frutas, cereais, vegetais e melPor ser mais doce que a sacarose, não deve ser consumido em excesso
Lactoseglicose + galactoseLeite e derivadosOs diabéticos devem evitar seu consumo excessivo.
Amidovárias moléculas de glicosearroz, batata, feijão, ervilha, milho, farinha, fécula de batata e de milhoConsumir, de preferência, em produtos integrais
Melglicose + frutoseMel de abelhaContém vitaminas e minerais como magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, E e do complexo B
Xarope de milhosolução concentrada de açúcarProdutos industrializados como
mel karo, bolos, pudins, refrigerantes e sucos de caixinha
Por estar presente em diversos produtos industrializados, seu excesso pode causar resistência à insulina e diabetes
Maltodextrinavárias moléculas de glicoseLinguiça, leites infantis, hambúrgueres, barras de cereais, suplementos alimentares e outros alimentos industrializadosApesar de aumentar a glicose de forma lenta na corrente sanguínea, não recomendada para diabéticos

Veja outros alimentos ricos em açúcar em: quantidade de açúcar nos alimentos mais consumidos.

Alimentos ricos em açúcar e gordura

Muitos alimentos ricos em açúcar também são ricos em gorduras, como quindim, brigadeiro, leite condensado, bolo e lasanha. Por isso, além de favorecerem o ganho de peso e descontrolarem o diabetes, ainda aumentam o colesterol, os triglicerídeos e o risco de aterosclerose, obesidade e infarto. Veja outras doenças causadas pelo consumo de açúcar e saiba por que ele faz tanto mal à saúde.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...