Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para Diabetes Gestacional

A dieta para diabetes gestacional é semelhante à dieta para a diabetes comum, sendo necessário evitar alimentos contendo açúcar e farinha branca, como doces, pães, bolos, salgados e massas.

No entanto, mulheres com diabetes gestacional precisam ter cuidado redobrado porque o aumento do açúcar no sangue pode prejudicar o desenvolvimento do feto e trazer complicações como parto prematuro, pré-eclâmpsia e doenças cardíacas no bebê.

Dieta para Diabetes Gestacional

O que comer

A gestante deve optar por alimentos pobres em carboidratos ou que contenham carboidratos complexos, que são os chamados alimentos integrais. Veja a lista completa a seguir:

  • Grãos integrais: arroz integral, pão integral, quinoa, aveia, lentilha, grão-de-bico, feijão, ervilha e milho;
  • Frutas e legumes;
  • Carnes em geral, de preferência com pouca gordura;
  • Peixes frescos e enlatados em azeite, como a sardinha e o atum;
  • Oleaginosas: castanhas, amendoim, nozes, avelãs e amêndoas;
  • Leite e derivados: leite integral, iogurte natural integral, queijos;
  • Gorduras naturais: manteiga, azeite, óleo de coco, coco, abacate;
  • Sementes: chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol.

É importante lembrar que mesmo os alimentos integrais, as frutas, a batata inglesa e a batata doce também são ricos em carboidratos e devem ser consumidos com moderação. Conheça todos os alimentos ricos em carboidratos.

O que comer com menos frequência

Dieta para Diabetes Gestacional

Alguns alimentos ricos em carboidratos, mas pouco processados, devem ser consumidos com menos frequência e em quantidades moderadas, como é o caso do arroz branco, da batata doce, da batata inglesa, do inhame, da macaxeira, da tapioca, do cuscuz e de biscoitos de água e sal.

Além disso, deve-se ter moderação também no consumo de sucos naturais, frutas desidratadas e bolos integrais, pois pode aumentar a glicemia. Também é preciso tomar cuidado com alguns tipos de granola, pois a maioria traz muito açúcar, frutas desidratadas e melaço de cana na sua composição.

O que não comer

Os alimentos que devem ser evitados na dieta para diabetes gestacional são aqueles com açúcar e farinha branca na sua composição, como bolos, sorvetes, doces, salgados, pizzas, tortas e pães brancos. Além disso, também é importante evitar alimentos que contenham amido de milho, também conhecido como maizena, e aditivos como melaço, xaropo de milho e xarope de glicose, que são produtos semelhantes ao açúcar.

Também é preciso evitar carnes processadas como salsicha, linguiça, presunto e mortadela, e bebidas que contenham açúcar, como cafés, refrigerantes, sucos industrializados e chás com adição de açúcar. 

Quando medir a glicemia

Dieta para Diabetes Gestacional

Durante a diabetes gestacional, a glicemia deve ser medida de acordo com o pedido do médico endocrinologista que acompanha o problema. Em geral, deve-se medir a glicemia em jejum ao acordar e depois das refeições principais, como almoço e jantar.

Quando a diabetes gestacional está bem controlada, o médico pode pedir para que a glicemia seja medida apenas em dias alternados, mas quando a diabetes está muito elevada, ele pode recomendar a aferição em mais horários ao longo do dia.

Cardápio da dieta para diabetes gestacional

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias para controle de diabetes gestacional:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 copo de leite + 2 fatias de pão integral com queijo, ovo e 1 col de chá de gergelim1 xícara de café sem açúcar + 1 banana assada + 2 fatias de queijo com orégano1 iogurte natural integral batido com 3 ameixas + 1 fatia de pão com ovo e queijo
Lanche da Manhã1 banana + 10 castanhas de caju2 fatias de mamão + 1 col de sopa de aveia1 copo de suco verde com couve, limão, abacaxi e água de coco
Almoço/Jantar1 batata assada no forno + 1/2 posta de salmão + salada verde com azeite + 1 laranja de sobremesamacarronada integral de frango com legumes ao molho de tomate + salada refogada no azeite + 2 fatias de melão4 col de sopa de arroz integral + 2 col de sopa feijão + 120 g de assado de panela + salada com vinagre e azeite
Lanche da Tarde1 copo de suco de laranja + 3 torradas integrais com queijo1 xícara de café + 1 fatia de bolo integral + 10 amendoins1 xícara de café com leite + 1 tapioca pequena com queijo e manteiga

A dieta para diabetes gestacional deve ser individualizada, de acordo com os valores de glicemia da gestante e suas preferências alimentares, devendo ser prescrita e acompanhada por um nutricionista.

Assista ao vídeo a seguir e veja dicas da nossa nutricionista para garantir uma alimentação adequada em caso de diabetes gestacional: 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar