Maltodextrina: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

A maltodextrina é um tipo de carboidrato que é rapidamente absorvido pelo organismo, sendo geralmente indicado para melhorar o desempenho físico e favorecer o ganho de massa muscular em praticantes de atividades de alta resistência, como futebol ou corrida, ou de treinos de força, como musculação e calistenia, por exemplo.

Além disso, a maltodextrina também é usada pela indústria para adoçar e espessar alimentos e bebidas, como fórmulas infantis, produtos dietéticos, sorvetes, manteiga, molhos e cerveja.

A maltodextrina é comercializada em lojas de suplementos alimentares ou farmácias, na forma de gel ou em pó, podendo ser consumida sozinha ou junto com outros suplementos, como creatina e whey protein, como pré-treino, durante ou após os exercícios.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações da maltodextrina são:

1. Melhorar o desempenho físico

Com propriedades ergogênicas, a maltodextrina melhora o desempenho físico, pois fornece energia de forma rápida e de longa duração para o organismo. Assim, a maltodextrina é uma boa opção de suplemento alimentar para ser usado antes ou durante as atividades de longa duração, como futebol, triatlo, maratona, remo, ciclismo e corrida.

Além disso, em casos de mais de de uma competição no mesmo dia, a maltodextrina também pode ser usada após as atividades físicas por ajudar a repor rapidamente o glicogênio muscular, promovendo a recuperação muscular.

2. Favorecer o ganho de massa muscular

Por ser um carboidrato, um nutriente que melhora a performance durante os treinos além de fornecer energia para que aconteça a formação de massa muscular, a maltodextrina é um suplemento que favorece o ganho de massa muscular. Confira outros suplementos indicados para ganhar massa muscular.

Além disso, as células musculares também armazenam a glicose na forma de glicogênio para ser usado como fonte de energia durante os exercícios e para ajudar na recuperação muscular após os treinos.

3. Ajudar na recuperação após cirurgias

A maltodextrina pode ser indicada pelo médico ou nutricionista para ajudar na recuperação após cirurgias, porque fornece energia, além de ajudar a diminuir as inflamações e o tempo de internação hospitalar.

Assim, a maltodextrina é usada em ambiente hospitalar, através da nutrição enteral ou parenteral, um método de administração de nutrientes diretamente na veia, para pessoas que não conseguem obter os nutrientes pela ingestão oral. Conheça melhor sobre a nutrição parenteral.

4. Tratar a desidratação

Em ambiente hospitalar, a maltodextrina pode ser usada em soluções orais, sendo indicada para ajudar no tratamento da desidratação, principalmente quando for causada por diarreias.

Como tomar

A maltodextrina pode ser tomada antes, durante ou após os treinos, conforme os objetivos de cada pessoa. A quantidade de maltodextrina geralmente indicada é de 10 a 30 gramas, que deve ser diluída em 200 a 300 ml de água ou outra bebida. Após a ingestão, a maltodextrina começa a atuar no organismo em torno de 20 minutos.

No entanto, o uso da maltodextrina deve ser feito de preferência com a orientação de um médico ou nutricionista, para que a quantidade seja ajustada conforme o gasto energético individual.

Além disso, a maltodextrina também pode ser consumida associada a outros carboidratos, como frutose e glicose ou junto com outros suplementos, como creatina ou whey protein, para ajudar no ganho de massa muscular. Conheça mais sobre os suplementos indicados para aumentar massa muscular.

Na forma de soluções orais, nutrição enteral ou parenteral, a maltodextrina deve ser usada somente conforme a orientação do médico, ou nutricionista.

Maltodextrina engorda?

Por ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a maltodextrina pode engordar, principalmente se for consumida em uma dieta rica em calorias, associada com inatividade física.

Maltodextrina faz mal?

Até o momento não existem estudos que indiquem que maltodextrina faz mal para a saúde ou cause problemas nos rins, fígado ou coração.

Diferença entre dextrose e maltodextrina

A dextrose é um carboidrato simples que é rapidamente convertido em glicose e absorvido pelo organismo, sendo indicada para melhorar a recuperação de praticantes de exercícios intensos, como levantamento de peso e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT). Conheça melhor sobre a dextrose.

Já a maltodextrina é um carboidrato complexo formado por dextrose, maltose e frutose, que fornece energia para o organismo de forma gradativa. Por isso, a maltodextrina é muito usada por atletas de resistência, como jogadores de futebol, corredores ou ciclistas, pois atrasa o surgimento do cansaço durante os exercícios.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo da maltodextrina normalmente não causa efeitos colaterais. No entanto, o uso não orientado e em excesso de maltodextrina pode favorecer o ganho de peso e o surgimento de resistência à insulina e diabetes.

Quem não deve tomar

Mulheres grávidas ou em período de amamentação, idosos, crianças, além de pessoas com diabetes, obesidade ou outros problemas de saúde, devem sempre consultar um médico, ou nutricionista, antes de usar a maltodextrina.