Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 principais alimentos que causam alergias

Alimentos como ovo, leite e amendoim estão entre os principais responsáveis por causar alergia alimentar, um problema que surge devido a uma reação exagerada do sistema imunológico contra um alimento ou uma substância do alimento que foi ingerida.

Os sintomas de alergia alimentar são mais comuns em bebês e crianças, mas podem surgir em qualquer idade. Também é possível desenvolver alergia a alimentos que já se tem o hábito de consumir, mesmo que por muito anos, sendo importante estar atento aos sintomas. Veja como identificar a alergia alimentar.

Confira a seguir os 8 principais alimentos que causam alergia alimentar:

1. Amendoim

O amendoim é um dos alimentos mais frequentemente provocam anafilaxia, uma condição súbita que requer atenção e tratamento imediatos, pois quando não tratada rapidamente pode ser fatal.

Em geral, a alergia ao amendoim causa sintomas como coceira na pele com surgimento de manchas vermelhas, coceira ou formigamento na garganta e ao redor da boca, nariz escorrendo ou congestionado e náuseas.

Para tratar, deve-se retirar da alimentação o amendoim e todos os produtos que utilizam amendoim na sua composição, sendo importante ler os rótulos dos alimentos industrializados para identificar a sua presença.

8 principais alimentos que causam alergias

2. Frutos de Casca Rígida

Os frutos de casca rígida mais conhecidos são as amêndoas, as nozes, as castanhas de caju e do Pará, as avelãs, o pistache e os pinhões.

Os principais sintomas que surgem devido à alergia a esses frutos são náuseas, vômitos, dificuldade para engolir, coceira na pele e no rosto, congestão nasal ou nariz escorrendo e respiração curta. Para tratar, deve-se evitar o consumo desses frutos e de produtos que os contenham na composição ou que sejam seus derivados, como leite de amêndoas, cremes, óleos, pastas e manteigas.

3. Leite de vaca

A maior parte dos casos de alergia ao leite de vaca surge no primeiro ano de vida e desaparece até os 16 anos. Além disso, a maioria das pessoas com alergia ao leite de vaca também apresentam alergia ao leite de outros animais, como cabras e ovelhas.

Os sintomas surgem pouco tempo depois do consumo de leite, podendo aparecer coceira, mal estar do estômago, vômitos e sangue nas fezes. Saiba Como identificar se o bebê tem alergia ao leite.

4. Ovo

A alergia ao ovo também costuma surgir na infância e desaparecer antes dos 16 anos de idade, podendo surgir sintomas como coceira na pele e caroços vermelhos, problemas respiratórios e dor de estômago.

Para evitar esses e outros sintomas mais graves, deve-se retirar os ovos da alimentação e estar atento se no rótulo do produto está presente como ingrediente ovo, clara ou gema de ovo. Saiba como é feito o diagnóstico e o tratamento da alergia ao ovo.

5. Trigo

A alergia ao trigo geralmente surge ainda durante a infância, principalmente antes do 3º ano de vida. Os sintomas causados por essa alergia costumam ser náuseas, vômitos, diarreia, coceira e caroços vermelhos na pele, nariz entupido ou escorrendo, espirros, dor de cabeça e asma.

Para tratar, deve-se retirar o trigo da alimentação e todos os alimentos que usam o trigo em sua composição. Como alternativa, pode-usar amaranto, cevada, milho, aveia, quinoa, arroz, centeio e tapioca. Veja como deve ser a dieta em casos de alergia ao trigo.

8 principais alimentos que causam alergias

6. Peixe

Ao contrário dos outros tipos, a alergia ao peixe normalmente só surge na idade adulta, e não significa que a pessoa deverá evitar todos os tipos de peixe, pois a alergia pode surgir apenas para uma ou poucas espécies diferentes. Além disso, ter alergia ao peixe não significa que a pessoa irá desenvolver alergia a frutos do mar, como camarão e lagosta.

Os sintomas que costumam aparecer são náuseas, vômitos, diarreia, coceira e caroços vermelhos na pele, nariz entupido ou escorrendo, espirros, dor de cabeça e asma.

7. Frutos do Mar

Também conhecidos como mariscos, os frutos do mar incluem os crustáceos, como camarão, caranguejo e lagosta, e os moluscos, como mexilhões, ostras e vieiras.

Esta é uma das alergias mais perigosas, e pode causar sintomas como vômitos, diarreia, má digestão, coceira no corpo, dificuldade para engolir, palidez ou pele azulina, confusão mental e pulso fraco. Saiba o que fazer nestes casos.

8. Soja

A alergia à soja normalmente surge antes dos 3 anos de idade e desaparece até os 10 anos, e normalmente está ligada ao consumo de alimentos como fórmulas infantis com soja, leite de soja e molhos de soja.

Em geral, os sintomas são vermelhidão e coceira no corpo e na boca, náuseas, vômitos, diarreia, nariz entupido e asma.

Por fim, é importante lembrar que uma criança terá maior chance de desenvolver alergia a um alimento se na família já houver histórico de alergia àquele determinado alimento, especialmente quando um irmão já apresenta esse tipo de problema.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...