Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para alergia

Usar um remédio para alergia melhora os sintomas como coceira, espirros, inchaço ou tosse, que estão associados a reações alérgicas a determinadas substâncias como ácaros ou pólens, por exemplo.

Estes medicamentos podem ser encontrados em comprimidos, gotas, sprays ou xaropes, e embora possam ser comprados em qualquer farmácia, como é o caso da Loratadina, existem outros que só devem ser usados sob indicação do médica, como é o caso da budesonida.

Remédios para alergia

Principais tipos de remédios para alergia

Os principais tipos de remédios que podem ser usados contra alergia são:

1. Anti-histamínicos

Allegra, Polaramine e Loratadina são exemplos de remédios que podem ser usados em caso de alergia nasal, na pele ou nos olhos, como em caso de rinite alérgica, urticária ou conjuntivite. Eles impedem a ação da histamina, uma substância envolvida na resposta alérgica do corpo.

Estes remédios para alergia no nariz geralmente não provocam sono, porém outros medicamentos anti-histamínicos como a Difenidramina podem provocar sonolência.

2. Descongestionantes

Pseudoefedrina, fenilefrina e oximetazolina são geralmente indicados juntamente com os anti-histamínicos e ajudam a controlar a secreção nasal porque desincham os tecidos inflamados aliviando a congestão nasal, vermelhidão e o muco.

3. Corticosteroides

Prednisona, beclometasona, dexametasona e furoato de fluticasona também podem ser utilizados como remédios para alergia, tendo ação quase imediata nas alergias respiratórias, como asma, rinite e urticária.

Este tipo de remédio para alergia atua desinflamando os tecidos afetados pela alergia e podem ser encontrados em forma de comprimido, xarope, spray nasal ou pomada e geralmente precisam ser usados mesmo quando os sintomas de alergia já não estão presentes, como acontece na asma. Um dos efeitos colaterais desse tipo de remédio é favorecer o inchaço e por isso, ele pode engordar, sendo necessário ter uma dieta equilibrada durante seu uso. 

4. Broncodilatadores

Salbutamol e Levalbuterol são exemplos de remédios que facilitam a entrada do ar nos pulmões, sendo indicados para o tratamento de alergia respiratória como a asma. Estes remédios são encontrados em forma de spray ou pó para inalação mas só podem ser comprados com receita médica e precisam ser usados diariamente para manter a alergia sob controle. 

Outros remédios para alergias são os medicamentos estabilizadores de mastócitos, como a cromolina sódica, que evitam que estas células libertem histamina, originando a alergia. Os antagonistas dos leucotrienos, como o Zafirlucaste, também são indicados para tratar as alergias. 

Remédio para alergia na pele

Remédios para alergia

O remédio para alergia na pele podem ser em forma de comprimidos, xarope ou pomada que irá ajudar a diminuir a coceira e a vermelhidão da pele. Mas em caso de alergia nos olhos são mais indicados os anti-histamínicos em gotas, embora os comprimidos também possam ser uma alternativa. Bons exemplos são Polaramine ou Alergomine.

Remédio para alergia ao medicamento

Nas reações menos graves, que é quando os sintomas afetam os olhos e há coceira na pele, pode-se tomar Hidroxizina para combater os sintomas desagradáveis, mas é importante observar que não surgem os sintomas mais graves como inchaço da boca e da língua, que dificultam a respiração. Nesse caso deve-se chamar uma ambulância ou levar a pessoa imediatamente para o hospital. Veja como diferenciar os sintomas menos graves, do choque anafilático.

Remédio para alergia alimentar

O remédio para alergia alimentar tem como objetivo melhorar os sintomas como enjoos, diarreia, irritação e inchaço da boca, olhos ou língua. A escolha do remédio depende se a reação alérgica é leve ou grave, pois existe o risco do indivíduo entrar em choque anafilático, uma situação grave que pode, em alguns casos, levar à morte.

Os remédios mais usados para tratar a alergia alimentar com reações leves são os anti-histamínicos como a Loratadina ou Allegra. No caso de reações alérgicas graves a alimentos, o paciente deve ir para o hospital, principalmente se ele apresentar dificuldade para respirar. Neste caso ele deverá tomar uma injeção de adrenalina, respirar com ajuda de uma máscara de oxigênio, e tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoesteroides.

A melhor forma de tratar a alergia alimentar é deixar de comer o alimento que provoca alergia ao indivíduo. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...