Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de alergia ao ovo e o que fazer

A alergia ao ovo acontece quando o sistema imune identifica as proteínas da clara do ovo como um corpo estranho, desencadeando uma reação alérgica com sintomas como:

  • Vermelhidão e coceira na pele;
  • Dor no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coriza;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse seca e chiado ao respirar.

Estes sintomas surgem poucos minutos após ingerir ovo, mas podem passar várias horas até que os sintomas surjam e, nesses casos, a alergia pode ser mais difícil de identificar.

Geralmente, a alergia ao ovo pode ser identificada logo nos primeiros meses de vida, entre os 6 e os 12 meses de idade, e, em alguns casos, pode desaparecer durante a adolescência.

Sintomas de alergia ao ovo e o que fazer

Uma vez que a intensidade dos sintomas pode variar ao longo do tempo, é importante evitar a ingestão de qualquer comida com vestígios de ovo, pois pode surgir uma reação de anafilaxia grave, na qual a pessoa pode deixar de conseguir respirar.

Como confirmar a alergia

O diagnóstico da alergia ao ovo muitas vezes é feito através do teste de provocação, no qual se deve ingerir um pedaço de ovo, no hospital, para que o médico observe a ocorrência dos sintomas acima citados. Outra forma, é fazer o teste cutâneo de alergia ao ovo ou fazer um exame de sangue para identificar a presença de anticorpos específicos ao ovo.

Saiba mais sobre como funcionam os testes para identificar alergias.

Como evitar a alergia ao ovo

A melhor forma de evitar a alergia é excluir o ovo da alimentação e, por isso, é importante não comer ovo, nem qualquer outro alimento que possa conter vestígios, como:

  • Bolos; 
  • Pão;
  • Biscoitos;
  • Empanados;
  • Maionese.

Dessa forma, é ainda aconselhado observar atentamente os rótulos dos alimentos, porque em muitos existe a indicação de que pode haver vestígios de ovo.

A alergia ao ovo é mais comum na infância mas na maior parte das vezes, esta alergia é solucionada naturalmente após alguns anos, sem a necessidade de tratamento específico.

Porque se deve evitar algumas vacinas

Algumas vacinas utilizam a clara de ovo quando são fabricadas, e por isso, as crianças ou adultos que tenham grave alergia ao ovo não devem receber este tipo de vacinas.

No entanto, algumas pessoas só possuem uma alergia leve ao ovo e, nestes casos, a toma da vacina pode ser realizada normalmente. Contudo, se o médico ou enfermeiro considerarem que a alergia ser grave, a vacina deve ser evitada. 

Quando incluir o ovo na alimentação da criança

A sociedade Americana de Pediatria (AAP) indica que a introdução de alimentos alergênicos entre os 4 e 6 meses de idade pode ajudar a diminuir o risco da criança desenvolver alergias alimentares, o que inclui bebês com antecedentes de alergia na família e/ou eczema grave. No entanto, estas orientações devem ser sempre seguidas apenas com orientação de um pediatra.

Assim, a AAP conclui que não existe evidência científica suficiente para justificar o atraso da introdução dos alimentos alergênicos, como o ovo, o amendoim ou o peixe.

Anteriormente, o indicado era de que o ovo inteiro só deveria ser introduzido normalmente na alimentação da criança após o 1º ano de idade, devendo-se incluir primeiro a gema do ovo, por volta dos 9 meses de vida e ir oferecendo apenas 1/4 da gema a cada 15 dias, para avaliar se o bebê apresentava sintomas de alergia.

Bibliografia >

  • GREER Frank et al. The Effects of Early Nutritional Interventions on the Development of Atopic Disease in Infants and Children: The Role of Maternal Dietary Restriction, Breastfeeding, Hydrolyzed Formulas, and Timing of Introduction of Allergenic Complementary Foods. American Academy of Pediatrics. 143. 4; 1-11, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem