7 alimentos que aceleram o metabolismo

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
novembro 2021

Os alimentos que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo, são principalmente os ricos em cafeína, como café e chá verde, ou os temperos como a canela e a pimenta, pois são ricos em substâncias como catequinas e capsaicinas que ajudam a estimular o metabolismo.

Assim, quando esses alimentos fazem parte de uma alimentação saudável, que é acompanhada pela prática de atividade física regular, favorecem a perda de peso e a melhorar o funcionamento do organismo. É importante ressaltar que o ideal é que esses alimentos sejam recomendados pelo nutricionista, já que o seu consumo em excesso pode causar problemas como insônia ou aumento da pressão arterial, por exemplo.

O metabolismo corresponde ao conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no corpo que controla a síntese e a degradação de substâncias no organismo e, assim, permitem as funções vitais, como respiração, regulação da temperatura corporal e geração de energia, por exemplo. Assim, ao estimular o metabolismo, é possível ter melhora das suas funções, inclusive no que diz respeito à geração de energia e quebra de moléculas de gordura, por exemplo.

A seguir, estão indicados alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo:

1. Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é rica em capsaicina, uma substância com propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajuda a aliviar a dor, prevenir câncer e acelerar o metabolismo.

Como consumir: Deve-se consumir cerca de 3 g de pimenta por dia, e quanto mais ardida, maior o seu teor em capsaicina, mas o seu consumo exagerado pode causar queimação na boca e no estômago.

2. Chá verde

O chá verde é rico em flavonoides e cafeína, substâncias que aumentam o metabolismo e favorece a queima de gordura. Além disso, ele tem efeito diurético, o que ajuda a eliminar a retenção de líquidos.

Como consumir: Para obter os seus efeitos, deve-se consumir de 4 a 5 xícaras por dia, evitando o seu consumo juntamente com as refeições principais, para que não atrapalhe a absorção de minerais da dieta, como ferro, zinco e cálcio. Veja todos os benefícios do chá verde.

3. Canela

Além de ter ação termogênica, a canela tem ação anti-inflamatória, antioxidante, melhora a digestão e ajuda a controlar a diabetes e o colesterol alto.

Como consumir: Essa especiaria pode ser consumida na forma de chá ou pode-se adicionar 1 colher de chá em saladas de frutas, sucos, vitaminas e no leite.

4. Gengibre

Por conter os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre aumenta a produção de calor e de suor, o que ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

Como consumir: Além disso, ele melhora a digestão e combate os gases intestinais, podendo ser consumido na forma de chá ou adicionado em sucos, vitaminas e saladas. Veja receitas com gengibre para emagrecer.

5. Guaraná

O guaraná ajuda a aumentar o metabolismo porque contém cafeína, e para emagrecer ele deve ser consumido de preferência juntamente com sucos ou chás que também ajudam na perda de peso, como chá de gengibre e sucos verde. Veja todos os benefícios do pó de guaraná.

Como consumir: A quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de chá de pó de guaraná por dia, evitando os eu consumo durante a noite, para evitar problemas de insônia.

6. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã ajuda na perda de peso porque melhora a digestão, aumenta a saciedade, combate a retenção de líquidos e é ricos em antioxidantes que melhoram o funcionamento do organismo. Conheça outros benefícios do vinagre de maçã.

Como consumir: Para auxiliar na dieta, deve-se consumi de 1 a 2 colheres de chá do vinagre diluídas em um copo de água por dia, ou utilizá-lo como para temperar carnes e saladas.

7. Café

Por ser rico em cafeína, o café acelera o metabolismo e pode ser consumido ao longo do dia no café da manhã ou nos lanches.

Como consumir: A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150 ml por dia, lembrando de evitar o seu consumo em casos de gastrite, pressão alta ou insônia.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em novembro de 2021.

Bibliografia

  • MCCARTY Mark et al. Capsaicin may have important potential for promoting vascular and metabolic health. Open heart. 2. 1; 2015
  • MOUSACI Ateke et al. . The effects of green tea consumption on metabolic and anthropometric indices in patients with Type 2 diabetes. J Res Med Sci.. 18. 12; 2013
Mostrar bibliografia completa
  • SHEN Yan et al. Beneficial Effects of Cinnamon on the Metabolic Syndrome, Inflammation, and Pain, and Mechanisms Underlying These Effects – A Review. Journal of Traditional and Complementary Medicine. 2. 1; 27-32, 2011
  • WANG Jing et al. Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review. Annals of the New York Academy of Sciences. 1-16, 2017
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Faça essa bebida para emagrecer mais rápido

    13:04 | 387133 visualizações
  • Nutricionista ensina o melhor SUCO DETOX para emagrecer e desinchar

    10:54 | 708037 visualizações
  • PIMENTA faz bem e ajuda a emagrecer

    05:27 | 62421 visualizações