Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como deve ser a alimentação para Talassemia

A alimentação para talassemia ajuda controlar os níveis de ferro diminuindo o cansaço da anemia e aliviando a dor muscular, além de fortalecer os ossos e os dentes e osteoporose. 

O esquema da dieta depende do tipo de talassemia apresentada, porque não e necessária nenhuma alimentação especial para as formas minor da doença, que são menos graves e que normalmente não causam sintomas. Entenda melhor o que muda em cada tipo de talassemia aqui.

Dieta para Talassemia Intermediária

Na talassemia intermediária, em que o paciente apresenta anemia moderada e que pode não precisar receber transfusão sanguínea, é necessário aumentar os níveis de cálcio, vitamina D e ácido fólico, para melhorar a qualidade de vida. 

Cálcio

O cálcio é importante para fortalecer os ossos, que podem estar mais enfraquecidos na talassemia devido ao aumento da produção de sangue, para diminuir a anemia que a doença provoca.

Assim, deve-se aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, vegetais verdes como espinafre, couve e brócolis, tofu, amêndoas e castanhas. Veja todos os Alimentos ricos em cálcio.

Como deve ser a alimentação para Talassemia

Ácido fólico

O ácido fólico é importante para estimular o organismo a aumentar a produção de sangue, ajudando a diminuir a anemia causada pela doença.

Os alimentos ricos em ácido fólico são principalmente lentilha, feijão e vegetais verde escuros, como couve manteiga, espinafre, brócolis e salsa. Veja outros alimentos aqui.

Vitamina D

A vitamina D é importante para aumentar a fixação de cálcio nos ossos, ajudando também a prevenir a osteoporose. Ela está presente em alimentos como peixes, ovos e leite e derivados.

No entanto, a maior parte da vitamina D no organismo é produzida a partir da exposição da pele aos raios solares. Assim, é importante tomar banho de sol pelo menos 3 vezes por semana durante cerca de 20 minutos. Veja mais dicas em: Como tomar sol de forma eficaz para produzir Vitamina D.

Dieta para Talassemia Major

A talassemia major é a forma mais grave da doença, em que o paciente necessita receber transfusões sanguíneas frequentemente. Devido às transfusões, ocorre um acúmulo de ferro no organismo que pode ser prejudicial para órgãos como coração e fígado.

Assim, deve-se evitar o excesso de alimentos ricos em ferro, como fígado, carnes vermelhas, frutos do mar, gema de ovo e feijão. Veja a lista com outros alimentos aqui.

Além disso, também deve-se aumentar a ingestão de alimentos que atrapalham a absorção de ferro no intestino, como leite e derivados e chá preto. Durante um almoço ou jantar em que o prato principal seja com carne vermelha, por exemplo, a sobremesa pode ser um iogurte, que é rico em cálcio e ajuda a atrapalhar a absorção do ferro presente na carne.

Veja como é feito o tratamento com medicamentos e transfusões sanguíneas para cada tipo de talassemia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...