Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para Gota

A alimentação para quem sofre com a artrite gotosa, também chamada popularmente de 'gota', ajuda a diminuir a dor e consiste em diminuir a ingestão de alguns alimentos ricos em proteínas, como algumas carnes e mariscos, e aumentar o consumo de água.

Esses alimentos são ricos em purinas, nutrientes que quando estão em excesso no sangue podem acabar se acumulando em locais como tornozelo, calcanhar e joelho, causando inflamação e dor.

Dieta para Gota

Alimentos proibidos para gota

Os alimentos proibidos durante a crise de gota são:

  1. Bebidas alcoólicas;
  2. Refrigerantes e bebidas açucaradas;
  3. Carne de ganso, coração de galinha, rins, frango e caldos de carne em cubos;
  4. Carne vermelha em excesso;
  5. Alimentos ricos em frutose, como 
  6. Mariscos, peixe, anchovas, arenque, mexilhões, cavala, sardinha, vieiras;
  7. Produtos industrializados com algum ingrediente que tenha frutose, como: refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, ketchup, maionese, mostarda, molhos industrializados, caramelo, mel artificial, chocolates, bolos, pudins, fast food, alguns tipos de pães, salsicha e presunto.

Quando o paciente não está em crise de gota esses alimentos não estão proibidos, mas devem ser controlados para evitar o aparecimento de crise, por isso, devem ser consumidos com moderação, de preferência de acordo com as orientações de um nutricionista.

O que comer em caso de gota

Dieta para Gota

Em caso de gota é fundamental beber muita água, de 2 a 3 litros de água por dia,para aumentar a produção de urina e a eliminação do ácido úrico do sangue, além de comer alimentos como:

  • Agrião, beterraba, salsão, pimentos, abóbora, cebola, pepino, salsinha, alho;
  • Maçã, laranja, melancia, maracujá, morango, melão;
  • Leite e derivados.

Esses alimentos vão facilitar a eliminação do ácido úrico que está em excesso no sangue, através da urina. Além disso, pode-se também usar sementes de linhaça e de chia que são anti-inflamatórios naturais para ajudar a diminuir a dor. Uma boa forma de usar essas sementes é adicionar aos sucos com frutas diuréticas ou ao iogurte.

Assista ao vídeo e saiba mais detalhes sobre a alimentação para gota

Cardápio da dieta para gota

Além de ter cuidado com a alimentação, muitas vezes também é necessário perder peso, pois o excesso de peso causa alterações hormonais no organismo que acabam diminuindo a eliminação de ácido úrico pela urina.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãvitamina de morango com 1 fatia de pão integral e queijo1 copo de leite + sanduíche de ovosuco de laranja + 2 ovos mexidos com queijo, tomate e orégano
Lanche da manhã10 uvas1 banana amassada + 1 col de chá de chia1 iogurte + 1 col de chá de linhaça
Almoço/Jantarpeito de frango ao molho de tomate + arroz e saladamacarronada com carne moída + salada de folhas verdes e milhotorta de palmito e frango desfiado + legumes salteados
Lanche da tarde1 iogurte natural com 1 col de sopa de aveiavitamina de abacate1 banana assada com 1 col de chá de chia + 1 fatia de queijo assado

Veja outras dicas em:Remédio caseiro para gota.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...